VoupraRoma

Roteiro principais atrações de Roma – três dias

Três dias em Roma?

Este roteiro com as principais atrações de Roma é perfeito pra você.

 

Já fizemos juntos o primeiro e o segundo dia do Roteiro.

O terceiro dia do roteiro em Roma vamos começar pelo Vaticano.

 

Como chegar ao Vaticano:

Se você está hospedado perto de alguma estação de metrô, pegue a linha A e vá até a estação Ottaviano, descendo nesta estação você irá caminhar um pouquinho, uns 300 metros e logo vai avistar o muro do Vaticano. Seguindo o muro a direita, você vai encontrar a entrada dos Museus do Vaticano, se você seguir reto vai encontrar a Piazza San Pietro e a maravilhosa Basílica de São Pedro. Se não está próximo ao metrô. pode pegar também o ônibus 64.

Siga as dicas deste Post. 

 

Vamos visitar primeiro os Museus do Vaticano. Vem comigo!

 

ROTEIRO ROMA - MUSEUS VATICANOS - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA – MUSEUS VATICANOS – FOTO Ana Venticinque

Dica: Não é permitida a entrada com pernas descobertas e nem os ombros, então já sabe, cubra-se, afinal aquele é um local religioso.

 

Já fui muitas vezes e quase sempre a fila é bem grande, a menos que você tenha muita sorte ou venha em meses de baixa temporada (no inverno – janeiro / fevereiro), você perderia pelo menos uma hora na fila, então se quiser evitar a perda de tempo, melhor comprar o seu ingresso pela internet antecipado e os melhores horários são ou logo quando abre (as 9:00h) ou na hora do almoço (tipo 12:30h). Com o bilhete comprado antecipadamente, você pode ir direto à entrada da direita sem entrar na fila. Você pode comprar com a empresa parceira do blog, vendas em português ou através do site oficial dos Museus do Vaticano.

 

Se você gosta de arte acho que vale a pena pegar o Audio-guia na entrada, tem em português também e custa 7 euros.

MUSEUS DO VATICANO - SALAS DE RAFAEL - FOTO Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO – SALAS DE RAFAEL – FOTO Ana Venticinque

Museus do Vaticano, se fala assim no plural, pois na realidade você vai visitar vários museus em um só. Além, é claro, da famosa Capela Sistina, eu pessoalmente acho que merecem destaque: As salas de Rafael, com seus afrescos maravilhosos, a galeria de arte Egípcia com múmias e objetos incríveis, a Pinacoteca com mais de 400 quadros dos maiores nomes, entre eles: Rafael, Leonardo da Vinci, Caravaggio.

ROTEIRO ROMA - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA – FOTO Ana Venticinque

Dicas: Quando estiver dentro da Capela Sistina.

* Atenção: proibido fotografar. A Capela é cheia de seguranças que estão bem atentos, se verem vão até você e te fazem apagar a foto na hora, já vi várias vezes turista “pagando mico”, então evite constrangimentos.

É na Capela Sistina que se reúnem os bispos quando devem escolher um novo Papa. É um lugar sagrado!

 

Bom, entrando na Capela Sistina, claro que a primeira coisa que todos fazem é olhar para o teto, para ver os Afrescos pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512 e a tão esperada imagem, que está bem ao centro representando a criação do homem, Adão com a mão estendida e o dedo indicador de Deus apontando para ele. Esta imagem é mágica! Realmente nem precisa de fotografia, vai ficar na sua memória! 

 

Depois de horas de arte você deve estar cansado, mas aguenta aí, vamos agora para a Basílica de São Pedro.

ROTEIRO ROMA/ BASÍLICA DI SAN PIETRO - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA /BASÍLICA DI SAN PIETRO – FOTO Ana Venticinque

Dica: Melhor fazer os Museus do Vaticano primeiro, pois depois não precisa enfrentar a fila para entrar na Basílica de São Pedro, existe uma passagem que vai direto dos Museus até a Basílica, porém não é muito sinalizada. Quando estiver dentro da Capela Sistina, no fundo do lado direito, é por ali que você tem que sair para ir direto à Basílica, na dúvida pergunte, geralmente somente passam por ali pessoas acompanhadas pelos guias, porém muitas vezes eles deixam os turistas passarem, vai depender do bom humor dos seguranças. Vale tentar!

 

Clique aqui e veja algumas dicas para visitar a Basílica.

 

A Basílica foi Construída entre os anos de 1506 e 1626, sobre o local onde foi sepultado São Pedro, um dos 12 apóstolos e também o primeiro Papa da igreja católica. A sua construção contou com a participação de grandes mestres com Michelangelo e Bernini.

Entrando olhe logo à sua direita, e você vai se emocionar com a Pietà de Michelangelo, a sua principal obra. É lindíssima!

ROTEIRO ROMA - LA PIETÁ - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA – LA PIETÁ – FOTO Ana Venticinque

Representa Jesus morto nos braços de Maria. Toda em Mármore e é protegida por um vidro blindado desde 1972, pois sofreu um atentado foi danificada.

 

Ainda do lado direito está o Túmulo do Papa João Paulo II, está em uma capela onde você pode entrar e fazer suas orações. Sempre em silêncio absoluto.

ROTEIRO ROMA - ESTÁTUA DE SÃO PEDRO - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA – ESTÁTUA DE SÃO PEDRO – FOTO Ana Venticinque

Mais a frente, ao lado do altar principal está a Estátua de São Pedro em bronze. Muito famosa, seguindo a tradição todos os fiéis passam a mão nos pés da estátua pedindo proteção. Você vai reparar como um dos pés é mais gasto de tanto ser tocado, já não se pode ver a separação dos dedos. Muito interessante!

ROTEIRO ROMA - CÚPULA SAN PIETRO - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA – CÚPULA SAN PIETRO – FOTO Ana Venticinque

A Cúpula grandiosa, também de Michelangelo, é toda em mosaicos, você tem a impressão que é pintada, mas quando subir na cúpula vai ver os mosaicos de pertinho, algo fantástico!

BALDAQUINO DE BERNINI - FOTO Ana Venticinque

BALDAQUINO DE BERNINI – FOTO Ana Venticinque

Sob a Cúpula, uma das grandes obras de Bernini, o Baldaquino de Bronze, que está sobre o Túmulo de São Pedro, tem 30 metros de altura, é realmente incrível.

Depois de ver tudo com muita Calma, você pode descer na Tumba dos Papas.( não é pago). Todos os Papas são sepultados ali. Nesta área, não são permitidas fotografias ou vídeos, respeite.

 

Quando sair da Basílica é hora de encarar a subida à Cúpula.

È imperdível! Só não suba se você sofre do coração, tem algum problema de respiração ou fobia. Caso contrário, suba!

São apenas 551 degraus da base até o topo, mas você tem a escolha de pagar um pouquinho a mais e pegar o elevador, dali serão apenas mais 320 degraus…Vale cada degrau!

ROTEIRO - VISTA DE CIMA DA CÚPULA DE SÃO PEDRO - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO – VISTA DE CIMA DA CÚPULA DE SÃO PEDRO – FOTO Ana Venticinque

Veja todos os detalhes de como visitar a cúpula, aqui.

 

Cansados de tanta beleza?

Bom, já é hora de sentar, relaxar e comer… saindo da Basílica, volte em direção ao metrô quando chegar na esquina do muro do Vaticano, tem tipo um largo, é a Piazza del Rissorgimento, ali está o melhor panino(sanduíche) de Roma – 200° Gradi, não deixe de provar, eu adoro!!!

ROTEIRO ROMA - PANINO - 200 GRADI - FOTO 200GRADI

ROTEIRO ROMA – PANINO – 200 GRADI – FOTO 200GRADI

Veja as dicas de onde comer perto do Vaticano aqui.

 

Depois de um merecido stop, vamos ver o Castel Sant’Angelo e a Ponte Sant’Angelo e os anjos de Bernini.

CASTEL SANT'ANGELO - FOTO Ana Venticinque

CASTEL SANT’ANGELO – FOTO Ana Venticinque

O Castel Sant’Angelo, é belíssimo e foi construído em 123 d.C. para ser o mausoléu do Imperador Adriano e sua família, os outros monumentos desta época foram reduzidos a ruínas mas o Castelo sobreviveu e passou por varias transformações.

O Castelo está bem em frente à Basílica di San Pietro… Siga aquela avenida que sai da frente da Piazza San Pietro e você logo o avistará.   

ROTEIRO ROMA - CASTEL SANT'ANGELO - FOTO Ana Venticinque

ROTEIRO ROMA – CASTEL SANT’ANGELO – FOTO Ana Venticinque

E qual o motivo de estar bem ali? 

Além de ser o Mausoléu de Adriano, é colegado ao Vaticano através de um corredor que passa sobre as muralhas do Vaticano. Esta passagem permitia que o Papa se refugiasse no castelo em caso de invasões em Roma. E ainda é utilizado. Para visitar esta parte do Castelo, somente agendando. 

PONTE DOS ANJOS - BERNINI - FOTO Ana Venticinque

PONTE DOS ANJOS – BERNINI – FOTO Ana Venticinque

Bem em frente ao Castelo você vai ver a Ponte Sant’Angelo, Linda! Vale a pena passar por ali para admirar as estátuas, são os 10 anjos de Bernini! Fantásticos!

PONDE DEGLI ANGELI - BERNINI  FOTO Ana Venticinque

PONDE DEGLI ANGELI – BERNINI FOTO Ana Venticinque

Acho que por hoje basta não é mesmo? Podemos pegar o metrô e voltar ao hotel para um relax e mais tarde se você ainda tem pique, pode aproveitar a noite no Trastevere ou Campo de Fiori. 

 

E é claro que tem mapinha pra vocês.

roteiro 3 dia

roteiro 3 dia

Não deixe de ver o primeiro dia e o segundo dia do roteiro.

 

Você também vai gostar de ler:

Roteiro personalizado – sob medida para você. 

Como ver o Papa?

 

Está vindo pra Roma? Já reservou seu hotel?

Separamos aqui algumas opções BBB pra você. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

35 comentários sobre “Roteiro principais atrações de Roma – três dias

  1. Talita Guimaraes Vieira

    Oi Ana, tudo bem? Gostei muito do seu blog e vou seguir seu roteiro de viagem em Roma. Gostaria de saber como funciona o transporte de trens entre as cidades da Itália. Voce sugere que eu compre as passagens de forma antecipada, ou é possível comprar na hora da viagem sem correr o risco de ficar sem lugar? Vou chegar na Itália dia 20/06 e vou visitar Roma, Florença, Verona, Piza, Veneza e Como. Atualmente eu moro no Reino Unido e temos o costume de comprar as passagens na hora de embarcar, mas gostaria de saber se os trens da Itália ficam lotados.
    Obrigada.
    Talita

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Talita,
      Para os trens Regionais pode comprar na hora, para os de alta velocidade ( le frecce) melhor comprar antes até mesmo pelo preço.
      Bjs
      Ana

  2. Agda

    Olá Ana! Parabéns pelo seu blog! Vou para Roma e estou utilizando ele como meu norte. Estamos pensando em ir ao Vaticano no domingo, tudo funciona normalmente aos domingos lá, estará tudo aberto? Abraços!

  3. Flávia Regina Toledo Bondioli

    Olá, gostaria de saber se é possivel ver o papa e visitar os museos e a capela sistina no mesmo dia? Ou fica muito corrido? Obrigada

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Flávia,

      Você pode ver o Papa pela manhã e visitar os Museus do Vaticano (a Capela Sistina está dentro dos Museus) a tarde. A Basílica San Pietro e a Cúpula da Basílica terá que deixar para outro dia neste caso, pois só nos Museus você vai levar umas 3 horas.
      bjs
      Ana

      1. Adriane

        Boa tarde, Ana. Descobri o seu site hoje e estou amando… Aproveitando a dúvida da outra leitora sobre ver o Papa. Existe algum horário específico em que ele aparece? E são todos os dias? Qual o melhor ângulo para vê-lo. Obrigada

  4. leonete

    Ana
    Seu site é precioso e tem nos ajudado muito. Parabéns pelas dicas.
    neste post vc sugere fazer os museus na manha e depois ira para a basilica, mas como queremos visitar a Cúpula, tínhamos pensado em ir para a basilica logo cedo, para visitar tambem a Cúpula e depois ir aos museus do vaticano para fazer a visita mais longa.
    iremos no dia 9 ou 10/12/2016.
    o que vc sugere? muito obrigada!
    Leonete

  5. Paula

    Boa noite

    Eu irei visitar Roma agora este fim de semana, mas tenho duvidas quanto ao transporte a utilizar quando chegar. Do aeroporto de Ciampino para o hotel.
    E se os ônibus Hop on Hop off sao amelhor maneira de conhecer a cidade.

    Muito obrigada

  6. Ana Inês Esquível Pereira

    Olá Ana irei a Roma se Deus quiser no próximo ano de 21 a 25 de Fevereiro,já temos vôos e hotel marcado e ao pesquisar sobre Roma deparei-me com o seu maravilhoso blog.Dou-lhe os parabéns pelo belíssimo trabalho e tenho a certeza que ele me irá ser muito útil.Beijinho desde Portugal

  7. Diana

    Ola Ana,

    Vou para Roma 3 dias no final de Novembro. Estou seriamente a pensar fazer os seus roteiros de 3 dias. Falaram-me de um cartão que posso comprar e depois andar 72h nos transportes publicos e entrada também em alguns sítios, incluindo o museu do Vaticano e o Coliseu. Não entendo muito bem como isto funciona. Será que me pode ajudar?

  8. Laetitia castro

    Boa tarde eu vou a Roma RM novembro PPR três dias o que posso ver para ficar com uma ideia da cidade em si..e TB sem gastar muito dinheiro.. Obrigada..

  9. Silvia B.

    Olá Anna, chegarei em Roma dia 6/10 – quinta feira próxima
    Vou ficar hospedada em um hotel pouco distante do centro, pois vou fazer um circuito.
    Quais opções para alimentação próximos ao hotel HOLLIDAY IN PISANA ? Tem supermercados próximos? Qual a melhor forma de ir até o centro historico?
    Desde já agradeço suas informações

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Silvia,

      Está bem distante do centro de Roma, não conheço a região, mas a melhor forma é você colocar no google maps o endereço do hotel e ver como ir até a Piazza di Spagna, Assim você pode ter uma noção melhor de onde está e como se deslocar.
      Pelo que vi tem o ônibus 892 que vai até estação de metrô Baldo degli Ubaldi e dali você pega o metrô até a estação Piazza di Spagna para ir ao centro ou até estação Ottaviano para ir ao Vaticano, ok
      Abs
      Aba

  10. Beatriz

    Olá Ana! Muito obrigada por todas as dicas.

    Com relação a indicação de ir nas muralhas do Vaticano. Como faço para agendar para ir Nessa parte do castelo? Tem link?

    Muito obrigada,

    Beatriz

      1. Beatriz

        Oi Ana no castel san’t Ângelo. Você diz:
        “Além de ser o Mausoléu de Adriano, é colegado ao Vaticano através de um corredor que passa sobre as muralhas do Vaticano. Esta passagem permitia que o Papa se refugiasse no castelo em caso de invasões em Roma. E ainda é utilizado. Para visitar esta parte do Castelo, somente agendando. ”
        Nessa postagem mesmo. Gostaria de saber como posso agendar. Obrigada

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Leidiane,
      Que bom…Fico muito feliz mesmo em saber! Se você ainda não segue o nosso Instagram corre lá…fotos incríveis de Roma e outros destinos também… @voupraroma
      bjs,
      Ana

  11. Rosa Maria

    Olá Ana :)
    Este terceiro dia do seu roteiro foi precisamente o primeiro dia do meu roteiro que preparei para a viagem a Roma que eu e o meu marido fizemos no fim de semana passado! Inclusive o almoço (por volta das 16.30, depois de todo o roteiro anterior nos Museus do Vaticano e Basilica de S.Pedro) no 200 Gradi com os seus panini maravilhosos :)
    Quero agradecer-lhe todas as dicas que recolhi no seu blogue e todas aquelas que de uma forma extremamente simpática me deu e que permitiram que a viagem fosse tão fantástica :)
    Foi graças ao seu blogue que consegui em 3 dias ver os pontos principais de Roma, desfrutar da boa gastronomia italiana (o Tiramisu do Pompi é verdadeiramente delicioso :))
    Muito obrigada Ana.
    Grande beijinho de Portugal

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Obrigada Rosa,

      Você não sabe como fico feliz de saber que o blog está ajudando a fazer da viagem dos sonhos das pessoas uma viagem perfeita e inesquecível!
      Quando resolvi fazer o blog, foi com este objetivo e fico muito muito feliz mesmo!
      Obrigada e na próxima com certeza tomamos aquele café!
      Beijinhos de Roma!
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>