VoupraRoma

CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Cúpula da Basílica de San Pietro em Roma

Il Cupolone

BASILICA DI SAN PIETRO CÚPULA - Blog VoupraRoma

CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO – FOTO Ana Venticinque

Subir na Cúpula da Basílica de San Pietro é algo imperdível em Roma. Certo que precisa de um pouco de preparo físico, mas vale muito a pena. Dica: Vá logo cedo e não pegue fila, assim você pode subir no seu ritmo sem ter uma fila de pessoas atrás de você. Muito melhor!

Cúpula Basílica São Pedro - Blog VoupraRoma

Cúpula Basílica São Pedro – Blog VoupraRoma

A Cúpula é tão grande e alta que pode ser vista praticamente de toda a cidade.  Onde você estiver basta olhar ao redor e avistará

Il Cupolone, como é chamada carinhosamente pelos romanos.

1508420_796667683694594_183566666_n

IL CUPOLONE VISTO DA VILLA PANPHILI – FOTO Ana Venticinque

São 132 metros de altura, e apenas 537 degraus até o topo, mas você tem a escolha de pagar um pouquinho a mais e pegar o elevador, dali serão apenas mais 304 degraus… kkk

A escolha é sua: pagar 6 euros e fazer todos os 537 degraus ou pagar 8 e fazer somente 304. Eu já fiz mais de dez vezes e escolho sempre pagar mais. Melhor opção!

CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO - FOTO Ana Venticinque

CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO – FOTO Ana Venticinque

Se você acha que não vai conseguir subir tantos degraus ou não gosta de lugares estreitos por algum motivo, vá pelo menos até onde o elevador te leva. Descendo do elevador você pode entrar na cúpula e ter a oportunidade de ficar pertinho dos mosaicos da cúpula e ainda olhando para baixo você vê os visitantes dentro da Basílica de San Pietro.

Muito interessante: Quando você estiver fazendo a visita dentro da Basílica olhe para a cúpula e veja aquelas lindíssimas pinturas, depois quando subir e chegar ali, pasme… Você vai descobrir que não são pinturas e sim enormes painéis de mosaico, perfeitos.

É maravilhoso!

MOSAICO NA CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO - Ana Venticinque

MOSAICO NA CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO – Ana Venticinque

Tem muita gente que sobe somente até onde vai o elevador e aprecia também a vista daquela altura de onde você tem uma bela vista também, mas não de 360°.

Cúpula de São Pedro - onde chega o elevador - Blog VoupraRoma

Cúpula de São Pedro – onde chega o elevador – Blog VoupraRoma

Aqueles com mais idade, fobia de locais muito fechados ou problemas de saúde, melhor ficar por ali mesmo, afinal 304 degraus não é pra qualquer um… Tem um café e uma lojinha de souvenir ali para esperar enquanto os mais ousados encaram os degraus.

 

Vai encarar? 

 

Então tome fôlego, agora começa a grande aventura…

Entrou não tem como voltar atrás, pois a escada é super estreita e quando está chegando ao fim as paredes vão ficando curvadas, acompanhando a forma da cúpula.

10965548_997700700257957_713514791_n

DENTRO DA CÚPULA DE SAN PIETRO

 

Ufa! Você chegou… Agora e só aproveitar o prazer desta vista espetacular!

1082083_796668633694499_1946712974_n

PIZZA SAN PIETRO VISTA DA CÚPULA – FOTO Ana Venticinque

1461922_734148936613136_621645480_n

PIZZA SAN PIETRO VISTA DA CÚPULA – FOTO Ana Venticinque

Dá para caminhar ao redor de toda a cúpula. Você pode ver o interessante formato da Piazza San Pietro, que simbolizam dois braços abraçando o povo que está na praça. Estas duas fotos acima fiz para vocês verem que é lindo, seja pela manhã seja no fim da tarde  com a luz do pôr do sol.

VISTA DEL CUPOLONE

VATICANO e TODA ROMA – VISTA DA CÚPULA – FOTO Ana Venticinque

Você poderá ver também todo o Vaticano e seus os jardins além do Castelo Sant’Angelo, e toda Roma.

Jardins Vaticano - Foto Ana Venticinque

Jardins Vaticano – Foto Ana Venticinque

Horários de abertura: 

Das 8:00 as 17:00 ( de outubro a março)

Das 8:00 as 18:00 ( de abril a setembro)

Preços:

6 euros – todo o percurso pela escada – 537 degraus

8 euros – elevador e mais 304 degraus pela escada

 

Você vai de ler gostar também:

Como ver o Papa em Roma,

Basílica de São Pedro dicas para visitar,

Basílica San Giovanni in Laterano,

Basílica San Paolo Fuori le Mura,

Ainda não reservou seu hotel? Dicas BBB, 

 

Se você ainda não reservou o seu hotel, o Booking é um parceiro do blog e reservando por aqui é uma forma simpática de ajudar o blog a se manter e você não paga nada a mais por isso. Além de reservar num dos melhores e mais confiáveis site, o Booking tem sempre ofertas muito boas.


Booking.com

 

 

 

 

 

 

 

49 comentários sobre “CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

  1. JULIANA

    Olá Ana, tenho uma pergunta… só temos 1 dia para fazer o museu do vaticano/capela sistina e a basílica de S. Pedro. Queremos muuuito subir até a cúpula. Compramos o ingresso do museu no primeiro horário da manhã e a estimativa é chegarmos na basílica às 14hrs. Nesse caso, vc acha que vale a pena arriscar e pegar a fila ou comprar aquele ingresso de visita guiada onde evitaríamos a fila? Obrigada

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Juliana,
      Em que época você vem? Depende da época vai ter menos fila. Tipo novembro…
      Porém não se preocupe, a fila é para o controle de segurança no detector de metais, então caminha, talvez leve uns 30 minutos mais ou menos.
      bjs
      Ana

  2. Beatriz

    Boa tarde Ana. Primeiramente, parabéns pelo site! Minha primeira ida à europa e me esclareceu muitas dúvidas!
    Eu e meu noivo pretendemos em 1 dia visitar os Museus, capela sistina e a Basilica com subida à Cupula.
    Entendi que devo chegar por volta de 7:30 para evitar a fila na subida da Cúpula. Devo comprar o ingresso para visita aos museus então no período da tarde? 13:00 horas acha que fica legal???
    Muuuuito obrigada!
    Bia

  3. Maryana

    Parabéns!!

    Encantanda com seu modo de escrever.. estamos em Roma e estou adorando as dicas!!

    Obrigada por nos ajudar tanto, iremos nos proximos dias ao Vaticano, tenho certeza que será inesquecível!

    Beijos

  4. Thais Andrade

    Bom dia Anna, seu blog é maravilhoso.
    Vi em alguns sites que eles vendem o ingresso da Basílica, por´me você diz que é gratuita. Pago então apenas para subir na cupula?

    Obrigada

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Thais,
      Sim, todas as Basílicas de Roma são gratuitas, você vai pagar apenas para a subida na cúpula.
      Tem este ingresso que vendem que serve para quem não deseja pegar fila, mas já te adianto que se chegar cedinho (07:30h) não vai pegar fila.
      Bjs
      Ana

  5. Thyago

    Oi, Ana! Tudo bom? Teu site é incrível, muito obrigado por me ajudar a montar meu roteiro em Roma!
    Agora deixa eu te perguntar: tu sempre aconselhas a chegar cedo, visitar a basílica e subir pra cúpula, mas dá pra fazer o inverso? Chegar cedo e ir direto pra cúpula, e ao sair de lá visitar com calma a basílica? Pergunto pq sou gordinho e pra subir os 300 e tantos degraus eu queria ser um dos bem primeiros mesmo, justamente pr conseguir subir com calma. Tem como?
    Obrigado!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Thiago,
      Claro que sim. A Cúpula abre as 08:00h procure chegar na Piazza San Pietro as 7:30h pois tem a fila para o controle de segurança, então se for cedinho não pega fila, é bem vazio.
      logo quando estiver de frente para a Basílica do lado lateral direito é a entrada para a cúpula, tem os caixas, onde vc vai pagara e depois vai subir.
      Vale a pena ir cedo, eu vou sempre cedinho pois gosto de subir devagar também…
      Abs
      Ana

  6. Alessandra Sarago

    Olá!!

    Primeiramente gostaria de dizer que o blog é maravilhoso…não sei o que seria de mim sem suas dicas! Comprei o ingresso para o Vaticano as 12:30 no dia 17/08. Você acha que consigo visitar a Basílica antes desse horário, subindo a cúpula a tempo de estar no Vaticano no horário do bilhete? Ou é melhor ir para o Vaticano e tentar visitar a Basílica depois? Comprando o audio guia acredito que só posso começar a visita na Basílica as 9 da manhã. Desde já te agradeço!! Abraços, Alessandra

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Alessandra,
      A Basílica abre as 07:00h e a Cúpula as 08:00h – chegue logo as 07:30h assim não pega fila, suba a cúpula e quando descer visita a Basílica, dá tempo de ver tranquilamente.
      bjs
      Ana

  7. Luciene

    Ana, maravilha é esse mundo da internet..podemos saber de tantas experiencias de voces, e melhorar nossas viagens!
    bom, estaremos em Roma, em novembro, nao temos muita grana, entao nao vou poder pagar por todos os eventos, museus e igrejas. O que nos aconselha a não deixar de fazer ?
    Muito obrigada,

  8. Betina

    Adorei seu blog, maravilhoso. Uma duvida: Reservei uma excursão guiada para as 14:30 hs para ver Museus, cap sustinha e basílica. Queria entrar rápido, pois e o que o site promete. O problema e que nos comentários dos turistas vejo que eles ficam sim em filas para entrar e como o tour e a tarde acabam não conseguindo subir na cúpula pois ela ja esta fechada neste horário. O que vc sugere que eu faca? Tem uma forma de eu comprar ingresso e não pegar fila, mesmo que entre sozinha, sem guia? Melhor seria logo cedo. Obrigada

  9. Alexandra Tavora

    O dia que visitarei o Vaticano tem Audiencia com o Papa. Ja vi que nesses dias, a Basilica so abre as 12:30h. Não tenho outro dia para visitar a Basilica. Terei que fazer ela e os museus a partir desse horario, pois pretendo ver o Papa. Qual a dica que voce me da? Vou para a Basilica e depois Museus ou o inverso? Quanto tempo se gasta na Basilica (pretendo subir so ate onde o elevador vai).
    Obrigada pela atenção

    Alexandra

  10. Aristoteles Fiuza

    estou indo amanha ao vaticano (quarta feira) dia da audiencia papal. Porem meu ingresso para o Museu é as 08:30. eu consigo retirar o ingresso e ir ver a audiencia papal e só depois ir ao museu ou tenho que entrar no horario agendado no museu???
    a ideia era retirar o ingresso do museu, ir para a audiencia papal e depois ir visitar museu, capela, cupula e por fim a necropole (esta tambem ja tenho ingresso).

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Aristoteles,
      Se seu ingresso tem horário, precisa respeitar sim.
      Poderia ter comprado o ingresso para os Museus de tarde.
      Espero que consiga ver tudo.
      Abs
      Ana

  11. Carlos Fernandes

    Olá Ana,
    primeiro gostaria de dar os parabéns por este excelente e detalhado trabalho.
    Vou a Roma a 28 de Maio e gostaríamos de visitar o Vaticano no dia 30 para aproveitar o facto de ser grátis nesse dia.
    A minha duvida é, no domingo, acha melhor chegar cedo e visitar logo as 7h (am) a Basilica de San Pietro e subir a cúpula e depois visitar os museus e a capela sistina que tem a abertura até as 12.30h? Acha que dá tempo?

    Cumprimentos,
    Carlos

  12. Talita

    Bom Dia,

    Estarei indo para Roma inicio de junho, gostaria de saber qual melhor horário para o museu do Vaticano, basílica e ir na cúpula,compro o ingresso museu e basilica para 10:00hs vou primeiro a basílica , sigo para cúpula e depois ao museu?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Talita,
      Eu acho a melhor forma de visitar tranquilamente ir primeiro ( logo as 08:00h ) na Basílica de San Pietro (a entrada é grátis), depois visitar a Cúpula (o ingresso vende somente na hora), sem filas, pois este horário é bem mais tranquilo.
      Veja: http://www.voupraroma.com/dicas-para-visitar-a-basilica-de-sao-pedro-roma/
      Depois coma alguma coisa, veja: http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma-perto-do-vaticano/ e depois vá aos Museus do Vaticano, onde deverá estar pelo menos umas 3 horas para ver tudo.
      bacio di Roma
      Ana

  13. Laila

    Ana vou em Junho, pretendo exatamente na quarta feira ou terça visitar a região do Vaticano, na sua opinião melhor visitar primeiro os museus do vaticanos, depois a basílica e em seguida subir a cúpula?
    Para subir na cúpula, é possível comprar o ingresso antecipado ou somente na hora?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Laila,
      Quarta é dia que o Papa da a audiência na Praça, portanto a Basílica é fechada até as 13h. – http://www.voupraroma.com/como-ver-o-papa-em-roma/
      Vá na terça. Para a Cúpula somente na hora. Acho melhor visitar logo cedinho a Basílica e a Cúpula, assim evita as filas. Depois come e vai aos Museus de tarde, comprando ingresso antecipado para evitar filas. http://www.voupraroma.com/visitar-o-coliseu-e-vaticano-sem-filas/
      bjs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Andreia,
      O ideal é ir logo cedo, visitar a Basílica depois logo em seguida subir até a cúpula. A fila para a Basílica se você chegar cedo quase não terá, depois para subir a Cúpula também, se for cedo é tranquilo.
      Bjs
      Ana

  14. Talita

    Olá!
    Estou há um mês em Roma e seu site tem me ajudado muito!!! Obrigada!!!

    Tenho uma perguntinha, hehehe, tenho medo de altura… por exemplo, elevadores panorâmicos… a subida até a cúpula é aberta? Se eu olhar para baixo verei a distância que estou do chão? Hehehe…

    Vc acha que vale a pena tentar?

    Abraços,
    Talita

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Talita,
      Obrigada! A subida até a Cúpula é feita através de escadas internas, ou seja, fechado, porém quando você chegar lá em cima vai ver toda a praça San Pietro e é com grades acredito que você não tenha problemas, procure admirar a vista no horizonte.
      Bjs
      Ana

      1. Talita

        Ana, que vista linda!!!! Mas que frio! Hehehehe…

        Adorei… senti medo, normal! As pernas tremeram bastante, especialmente quando vi os mosáicos do topo da cúpula por dentro da Basílica, mas as grades me ajudaram a ficar mais tranquila…

        Mais uma vez obrigada! Segui sua dica e foquei no horizonte… É um lugar especial!!!!

        Um abração!!!
        Talita

  15. Lorena Zomer

    Oi Ana,
    Minha ideia é comprar ingresso para as 9 horas nos museus e Capela Sistina. De lá entrar por essa porta dos fundos ver a igreja e subir na cúpula, acha que dá tempo em uma sexta? O Ingresso da cúpula eu compro na hora, certo? E para o túmulo de São Pedro, é grátis?
    obrigada
    abraço,
    Lorena

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Lorena,
      Obrigada pela visitinha!
      Olha, talvez seja melhor ir logo cedo na Basílica e Cúpula para não pegar muito cheio, depois vai aos Museus tranquila, depois de comer alguma coisa ali perto.http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma-perto-do-vaticano/
      Para visitar o túmulo e necrópole de São Pedro não é grátis e tem que agendar com antecedência, veja como http://www.voupraroma.com/como-visitar-o-tumulo-de-sao-pedro-e-a-necropole-do-vaticano/
      bjs
      Ana

  16. Rita

    Um olá de Portugal!
    Muito obrigada pelas excelentes dicas!
    São valiosíssimas!
    Vou no dia 10 de dezembro e gostava de visitar a cúpula, mas o nosso filho também vai :)
    Acha que um rapazito de 9 anos ‘aguenta’ as escadas?

    Obrigada por tudo!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Rita,
      Obrigada!
      Acho que com 9 anos ele aguenta melhor do que nós… hehehe
      Mas a dica que sempre dou é: Vá logo cedo, 08:00h e assim não pega fila e pode subir as escadas sem aquele monte de gente atrás de você, no seu rítmo!
      Outra coisa é para ele vai ser até muito ludico, subir numa cúpula, acho que vai adorar!
      bjs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Nicolau,

      Não, a cúpula somente na hora. A dica é, chegue cedo, visite a Basílica e logo depois a Cúpula, assim não pega filas enormes e sobe os degraus com tranquilidade.
      Siga também a nossa página no face e no instagram
      Abs
      Ana

  17. Christian José Miola

    Anna, tudo bem?

    Tenho agendado no vaticano dia 20/12 (terça-feira).
    Ufficio Scavi já esta agendado para 14:30hs e ingresso dos museus já comprado também.
    Gostaria muito de conhecer a cúpula da basílica também.
    Qual você julga a melhor “logística” para eu fazer?
    Basílica de São Pedro e Cúpula, pausa para almoço, 14:30 Necrópole e após Museu, será que está bom assim?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Christian,
      Já comprou os ingressos para os Museus? Melhor ir logo no primeiro horário aos Museus, de dentro da Capela Sistina, tem uma saída no canto direito ao fundo que dá direto dentro da basílica sem ter que pegar filas, suba logo na Cúpula pois neste período fecha mais cedo. Depois visite a Basílica se der tempo, se não deixe para visitar depois da visita ao túmulo de San Pietro, pois a visita termina dentro da Basílica.

  18. Rafael Rinaldi

    É espetacular, vale cada degrau. Apesar de que pensei seriamente que iria acabar descendo de helicóptero sem ver o que estava acontecendo kkk Na minha próxima visita irei novamente, com certeza!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Rafael,
      Agora você viu que não sou exagerada…rsrsrs É mesmo espetacular! Eu já fui muitassss vezes…. Show de vista!
      Obrigada pelo seu comentário e não esquece de curtir a nossa página no facebook =)
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>