VoupraRoma

Visite o Castelo Sant’Angelo em Roma Grátis

Castelo Sant’Angelo em Roma, saiba como visitar grátis!

 

Uma Blogagem Coletiva falando de #CastelosPeloMundo, só pode ser um sonho!  Eu como vivo em Roma não poderia deixar de falar sobre o Castelo Sant’Angelo ou Caltel Sant’Angelo(italiano).

E claro que visitar o Castelo Sant’Angelo grátis é melhor ainda!

Castelo SANT'ANGELO - Blog VoupraRoma

Como visitar grátis?

A dica é: Todo primeiro domingo do mês Museus e áreas arqueológicas são gratuitos em Roma e toda a Itália e o Castel Sant’Angelo também.

Como fazer para visitar o Castelo Sant’Angelo sem filas no domingo gratuito:

A melhor hora para visitar o Castelo é por volta das 11:00h/11:30h quando a maioria das pessoas vai para a Piazza San Pietro ver o Papa. Nesta hora a fila é zero! Isso mesmo, você entra muito fácil e sem perder tempo.

Claro que se ainda não viu o Papa você vai preferir ver o Papa, então neste caso, logo que terminar a benção do Papa, corra para o Castelo.

Ou ainda se você gosta de um pôr do sol pode ir no final da tarde e apreciar lá de cima o entardecer, mas neste horário vai ter uma fila de pelo menos meia hora/quarenta minutos.

 

Um Castelo com quase 2.000 anos de muita história, só podia ser em Roma! Um pouco da história…

O Castelo Sant’Angelo em Roma, foi construído em 123 d.C. como mausoléu do Imperador Adriano,  dizem que Adriano se inspirou no Mausoléu de Augusto para a sua construção. Imaginem que todos os outros monumentos desta mesma época foram reduzidos a apenas ruínas, mas o Castelo atravessou muitas fases e transformações e resistiu bravamente quase intacto.

Em 400 d.C foi incluído às Muralhas Aurelianas e passou a ser uma grande Fortaleza/Castelo Fortificado devido a sua excelente posição, passou por diversas mudanças na estrutura, a pedido do Papa Nicolo III foi construída a passagem que liga o Castelo ao Vaticano (Passeto di Borgo), uma passarela elevada e segura que permitia que os Papas se refugiassem no castelo em caso de ataques ou invasões a Roma e ainda hoje pode ser utilizada e visitada. Para visitar o Passeto somente com visita guiada. Os Papas chegaram a morar lá e vocês vão poder ver diversos aposentos na visitação.

Outra coisa curiosa que podemos ver na visita é um Frantoio – esta “máquina” medieval que servia para esmagar as azeitonas e fazer o azeite. Um Burrinho era amarrado a esta roda e girando com o peso da roda as azeitonas eram esmagadas e extraíam o óleo.

Castel Sant'Angelo - Frantoio - Blog Vou pra Roma

Quando se transformou em uma Fortaleza com o objetivo de defender Roma dos ataques, foram também adicionados os quatro ângulos de defesa (Bastioni). 

A partir do séc. XVI foi também utilizado como prisão onde ficavam detidos os opositores dos Papas na época.

E hoje é um Museu aberto à visitação e proporciona uma das mais lindas vistas, 360 graus da cidade eterna! E olha que minha visita foi num dia nubladão! Mas a vista é maravilhosa mesmo assim!!!

Vista Castel Sant'Angelo - Blog Vou pra Roma

Quer saber mais sobre a história, veja no site oficial do Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo.

 

E o nome?

Passou por vários nomes, Adrianeum, Castellum Adriani, Castrum Sancti Angeli, até o nome Castellum Sancti Angeli, pois o Papa Gregorio Magno teve uma visão do Arcângelo Michele durante uma procissão que estava acontecendo para afastar a peste que devastava Roma. Aquela visão foi tida como um presságio. E hoje lá no alto do Castelo você pode ver a estátua do Arcângelo Michele. 

 

O Castelo tem seis níveis e muita arte, muitas passarelas, escadas, corredores, áreas abertas, além de abrigar uma coleção de armaduras, armamentos, objetos de mobília e muito mais. Até um bar super charmoso, onde você pode tomar um café com a vista da Basílica de São Pedro!

Castel Sant'Angelo - café - Blog Vou pra Roma

Claro que todos querem chegar logo lá no topo. Mas, já deixo logo uma dica: Aquela foto maravilhosa que todos fazemos, de onde se vê a Ponte Sant’Angelo com todos os anjos, não se faz do topo, mas sim do nível onde estão os quatro Bastioni(as quatro pontas para defesa do Castelo). Dá só uma olhada nesta vista!

Castelo Sant'Angelo - Vista Ponte Sant'Angelo - Blog Vou pra Roma

Se você gosta de fotografia, é dali também que você vai acessar a Sala Paolina, um salão nobre do Castelo, onde se reuniam os Papas e nobres, recoberta por afrescos maravilhosos realizados por Perin Del Vaga(Piero di Giovanni Bonaccorsi).

Castel Sant'Angelo - Sala Paolina - Blog Vou pra Roma

 

Dica: logo que entrar na sala você vai ficar hipnotizado com os afrescos, mas estando ainda na escadinha da porta, vire-se e tenha uma surpresa!

Castel Sant'Angelo - visita grátis - Blog Vou pra Roma

E claro que chegando ao Topo do Castelo Sant’Angelo vai ficar paralisado! Uma vista de toda Roma a seus pés. De um lado o Rio Tevere, a Ponte Sant’ngelo e dá para ver a cidade toda.

Castelo Sant'Angelo - Vista 360 graus - Blog Vou pra Roma

Do outro lado além do Passeto, Piazza San Pietro, Basílica di San Pietro e todo o Vaticano, mais muitas atrações da cidade eterna.

Castel Sant'Angelo - Vista Vaticano - Blog Vou pra RomaÉ uma vista incrível, 360 graus da cidade eterna!

 

Quer visitar o Castelo Sant’Angelo? Muitas opções:

Pode visitar no primeiro domingo do mês grátis!

Pode visitar com o RomaPass e não pegar fila.

Pode reservar aqui on line e não pegar fila.  

 

Horários: Todos os dias, das 09:00h as 19:30h

Fechado: 25/12 e 01/01

Endereço: Lungotevere Castelo, 50

O Castelo Sant’Angelo está bem em frente à Basílica di San Pietro, basta seguir aquela avenida que sai bem da frente da Piazza San Pietro, Via della Conciliazione. Bem em frente ao Castelo está a Ponte Sant’Angelo, com as estátuas dos Anjos Bernini. Não deixe de passar por ali.                                    

 

O Castel Sant’Angelo está no nosso Roteiro de três dias em Roma!

Castelo Sant'Angelo - Blog Vou pra RomaEste post faz parte da Blogagem Coletiva #CastelosPeloMundo, não deixe de acessar os outros blogs de viagem participantes:

Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos dá uma pequena comissão. Agradeço  ;-) 



Booking.com

Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo. 

 

Visite o Castelo Sant’Angelo grátis em Roma!

27 comentários sobre “Visite o Castelo Sant’Angelo em Roma Grátis

  1. Cynara Vianna

    Realmente um castelo com mais de 2.000 anos de históris tinha que estar em Roma. Quando fomos não subimos ao topo porque estava chovendo e não conseguiríamos ver muita coisa lá do alto, mais um motivo para voltar.

  2. Regina Oki

    Não acredito que estive em Roma duas vezes (a última, com uma ilustre blogueira que mora na cidade e que talvez você conheça… hahaha!) e não tirei essas fotos incríveis!!! Vamos ter que voltar lá num domingo, minha amiga! Beijão com saudade de abalar as estruturas do Coliseu com você!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Oi querida,
      Não acredito que você não conhecia!!! Se soubesse tinha te levado lá, ha vai ter que voltar mesmo, alias também estou com saudade de abalar as estruturas do Coliseu com você bella!
      Vem logo pra Roma!
      Bacio grande!

  3. Ana Zacchello

    Esse castelo é incrível! A vista lá de cima dispensa comentários, né? Mas, para mim é uma super novidade saber que ele pode ser visitado gratuitamente! Ótimo post!
    Uma dúvida: Vou levar os meus pais e meus sogros para Roma e estaremos na cidade justamente durante o primeiro domingo. Como ficam os museus e o castelo? Tenho receio de ficar muito lotado e dificultar a visita! :)

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Oi Ana,
      Obrigada! Bom, como é grátis fica tudo um pouco cheio sim, mas tente que procurar alternativas se desejam visitar no dia grátis, tipo ou bem cedo para serem os primeiros a entrar, ou horário de almoço, quando uma boa parte para para comer, entre 12 e 13.30h mais ou menos. Já dentro eles controlam a quantidade de pessoas que entram.
      Me avisa quando vierem, será um prazer conhecer vocês!
      bacio
      Ana

  4. Fernanda Diniz

    Que delícia de post, Ana! Fui duas vezes a Roma e só passei na porta do Sant’Angelo, acredita? Preciso voltar pra visitar, e já quero logo essa visita guiada pra visitar tudinho! hahaha Beijos e parabéns pelas super dicas no post! Qualquer hora apareço em Roma pra gente tomar um vinho e trocar figurinhas de viagens! ;)

  5. Lívia Bellotti

    Eu adoooro suas informações sobre Roma! Quando estive em Roma não tive tempo de entrar no Castello Sant’Angelo. Tenho que voltar em Roma para ver esse castelo e muitas outras coisas que achei interessante em visitar através das suas dicas. Parabéns pelo post e pelo seu belo trabalho! Um grande abraço.

  6. Carolina Belo

    Adorei este post por diversas razões… Conhecer um castelo de muita história foi excelente. Afinal, não conheço a Itália… Também gostei de saber que todo primeiro domingo do mês museus e áreas arqueológicas são gratuitos por aí… E achei um máximo as suas dicas para conseguir as melhores fotos!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Carolina,
      Obrigada! Este castelo é mesmo incrível e as dicas das fotos foi porque amo fotografar e achei interessante falar sobre isso.
      Bacio
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>