VoupraRoma

Trastevere o bairro mais charmoso de Roma

Trastevere 

A noite em Roma acontece no Trastevere! O bairro boêmio da Cidade Eterna.

Trastevere - Roma - Blog Vou pra Roma

Quando você chegar em Trastevere, esqueça os guias, mapas e simplesmente se perca… Caminhar pelas vielas do Trastevere é uma experiência fantástica que ficará em sua memória. Realmente imperdível.

TRASTEVERE - Roma - Blog Vou pra Roma

O nome Trastevere vem do latim e significa além do Tibre ou além do Tevere. Ou seja, depois do Rio Tevere.

Trastevere - Gaivotas - Blog Vou pra Roma

Para chegar é bem fácil, Partindo do Termini pegue o ônibus H, e Partindo da Piazza Venezia, pegue o Tram 8 (aquele bondinho elétrico ou metrô de superfície que parte da Piazza) desça logo depois que passar sobre o rio, neste ponto que você está vendo na foto, caminhe mais alguns 10 metros e entre logo a sua direita…

Trastevere - blog Vou pra Roma

Você está em Trastevere!

 

Bairro tradicional romano cheio de vida, repleto de bares e restaurantes. Lugar perfeito para dar uma volta no final da tarde, tomar um aperitivo e depois ficar por ali para comer uma deliciosa pasta ou uma verdadeira Pizza romana. Esta é a parte mais conhecida do Bairro Trastevere, onde se concentra o maior número de restaurantes e bares. 

Trastevere - Restaurantes - Blog Vou pra Roma

Ali você vai encontrar varias opções, de todas as comidinhas típicas romanas: Pizza, Pizza al taglio ( É a Pizza em pedaços, mas você pode escolher o tamanho do seu pedaço e depois ela é pesada, você paga por quilo), Trattorias (para comer uma boa pasta), paninos (sanduíches feitos com produtos italianos como; prosciutto, mozzarella, etc.),gelaterias, doces, etc..

Veja aqui ótimas dicas de onde comer no Trastevere 

 

E tudo isso espalhado por ruazinhas pitorescas, onde quase não entram carros. De dia é encantador, parece que você está num filme italiano, de noite bem movimentado, aproveite o máximo, passe algumas horas caminhando por ali, você não vai se arrepender.

Trastevere - Roma - Blog Vou pra Roma

E não deixe de conhecer a Basílica di Santa Maria in Trastevere, surpreendente e tem toda uma tradição.

 

Uma das pizzas preferidas dos romanos está na rua onde você desceu do tram 8, do outro lado da rua, alguns metros mais você vai ver um local com mesinhas na calçada, e sempre cheio, Ai Marmi é o nome, mas é apelidada pelos romanos de L’olbitório, pois na parte de dentro estão grandes mesas de mármore branco.

Trastevere - Pizza - Blog Vou pra Roma

A pizza é muito boa! E não é “restaurante de turista”, é próprio um local frequentado por romanos, claro também tem turista, afinal você está em Roma e não poderia ser diferente, tem turista por toda parte!!!!  Mas tem também a Ivo al Trastevere que é top!

 

Endereço: Vialle Trastevere,

Como chegar: Com o Tram 8 que parte da Piazza Venezia, você deve descer na terceira parada, ou seja, a primeira parada bem depois que passar sobre o rio Tevere, na frente de uma pracinha,caminhe uns 10 metros e entre a sua direita você já esta no Trastevere.

Oque tem por perto: Isola Tiberina, Rio Tevere, Campo de Fiori, Teatro Marcello, Circo Massimo, Largo di Torre Argentina, Altare della Patria.

TRASTEVERE

MAPA – BAIRRO TRASTEVERE

Gostou?

Você vai gostar também:

 

Dicas de hospedagem no Trastevere

As melhores Pizzas de Roma

Onde comer perto do Trastevere e Campo di Fiori

Prosciutteria Trastevere, uma perdição!

Isola Tiberina

Festa del Macelaio, tradição romana!

Onde comer as 10 melhores pasta amatriciana eleitas pelos romanos. 

 

Quer se hospedar no trastevere? Veja nossas dicas!

O Booking.com tem ótimas opções e sempre com descontos muito bons. Reservando por aqui, você ajuda o blog a se manter sempre atual. Isso porque o Booking.com é um parceiro nosso e passa uma pequena comissão ao Blog.

E você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog amigo! Obrigada.


Booking.com


 

27 comentários sobre “Trastevere o bairro mais charmoso de Roma

  1. Glaucie sanchss

    Olá,
    Estou indo pra Roma em abril/17, com uma bebê de 1 ano. Qual bairro e hotel vc indica. Faremos uma viagem com ritmo mais devagar, mais para curtir a cidade do que ficar correndo atrás de museus, até porque estaremos com um bebê.
    Parabéns pelo blog! Poucos são assim, com a atenção que vc dá!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Glaucie,
      Obrigada! Eu acho uma boa opção para vocês ou ficar num local bem central tipo Piazza di Spagna onde tem metrô e está perto de tudo ou ficar em Trastevere que também é um lugar lindo e apaixonante,porém não tem metrô perto mas tem o Tram 8. Te enviei algumas dicas!
      bjs
      Ana

  2. Vilma Diniz Tavares

    Olá Pessoal,

    Chegarei em Roma no próximo dia 24, e me hospedo em Trastevere conforme as dicas do blog. Pergunta: dá para ir a pé até o Vaticano? Se sim, quanto tempo caminhando? Caso não seja possível, gostaria de receber dicas de como pegar o transporte público. Valeu galera!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Vilma,
      Veja sobre os Transportes – http://www.voupraroma.com/transportes-tipo-de-bilhetes-em-roma/
      Ir a pé até o Vaticano depende do lugar no Trastevere que você vai estar e da sua disposição, se estiver bem próximo ao Rio é uma caminhadinha de 2 km, uns 20 minutos de caminhada e aproveita e conhece o Castelo Sant’Angelo, a Ponte Sant’Angelo e os anjos de Bernini, no caminho. Ou atravesse o Rio e pegue o ônibus 23.
      abs
      Ana

  3. Gabriela

    Olá, estou indo para Roma agora em Outubro, e estou bastante em dúvida de qual bairro ficar. Me indicaram travesteri por ser perto das coisas que tem para fazer a noite. Qual outro bairro você indicaria? Próximo a estação termini é muito perigoso? e Nomentano?

    Muitissimo obrigada!Vou usar a dica e reservar pelo booking pelo blog.

    Abs.

  4. Jose Roberto

    Estivemos, eu e minha mulher, em maio e adoramos. Ficamos no Domus 78, um B&B bem legal. Sugiro dar uma passadinha no Ombre Rosse, local bem animado e descolado como todo o bairro. Boa viagem!

  5. Luciana

    Olá! Adorei o blog.

    Estou indo na próxima semana para Roma e reservei um hotel em Trastevere – Villa Matissa. Você recomenda?

    Vi as fotos e achei o local lindo. Acho que vou amar. Já anotei aqui todas as dicas de restaurantes.

    Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá,

      Obrigada!
      Você sabia que reservando o hotel entrando no Booking aqui pelo blog Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog?
      Isso porque somos parceiros do Booking.com e recebemos uma pequena comissão deles. Para você o preço é o mesmo.
      O Villa Matissa é muito bem indicado sim, não conheço pessoalmente mas temos boas indicações além de ser muito bem avaliado no Booking.
      Acredito ser uma boa escolha!

      Boa viagem!
      Bacio di Roma
      Ana

      1. Luciana

        Olá Ana!

        Obrigada pela resposta.

        Ficamos no Villa Matissa e adoramos. De fato, o hotel não fica muito próximo às atrações de Roma, mas não é longe. Fizemos os passeios a pé mesmo.

        E o bairro Trastevere é um charme. Valeu muito ficar hospedada lá. Quem nos recebeu no hotel foi o Silvio. Super simpático e prestativo. Nos deu muitas dicas valiosas e preparou um delicioso café da manhã pra gente.

        Um beijo e mais uma vez, obrigada!

        1. Anna25 Autor da Postagem

          Olá Luciana,

          Pois é não era muito perto mas por ali é bem tranquilo. Eu também adoro o Trastevere e fico feliz que tenham gostado!
          Obrigada por seguir o VoupraRoma.

          bjs
          Ana

  6. Marcelo

    Oi, Ana.

    Estamos indo a Roma em Setembro. Pretendo ir ao Trastevere. Vi aqui vc informando do Tram8 saindo da Piazza Venezia. Pra voltar pra lá eu pegaria ele novamente No mesmo local em que vc indicou para soltar?
    Outra coisa, ficarei na Piazza Navona. Deve dar uns 900m vindo de lá e entrando pela Ponte Sisto. Teria algum problemaa em irmos a pé até lá?
    Obrigado e Parabéns pelo Blog.

    Marcelo

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Marcelo,

      Você pode ir caminhando tranquilamente da Piazza Navona ao Trastevere, é até mais gostoso! Super tranquilo!
      O Tram 8 tem o ponto final na Piazza Venezia e de lá volta pelo mesmo trajeto, passa pelo trastevere, Campo de Fiori e outros locais interessantes, Dá uma olhada neste Post
      http://www.voupraroma.com/transporte-em-roma-tram-8/

      Já escolheu seu hotel? Reserve entrando no Booking aqui pelo blog, assim você pode ter ótimas tarifas pois o Booking é um parceiro do Blog e ainda ajuda o blog.
      Boa viagem

      1. Marcelo

        Oi, Ana. Muito legal e útil seu blog.
        Acho então melhor realmente ir a pé. Aproveitando para passar pelo Campo de Fiori e Piazza Farnese, não é?
        E a volta à noite? podemos retornar a pé também? Ou não seria “recomendado”? Já estive em Roma outras duas vezes, mas já tem algum tempo. Não sei se as coisas ainda estão tranquilas como antes…
        Obrigado.

        1. Anna25 Autor da Postagem

          Olá Marcelo,
          Isso mesmo, você passa pelo Campo de Fiori, sai do Campo de Fiori na Viale Trastevere e vai reto até atravessar o Tevere, do outro lado já é o Trastevere!
          Sim pode voltar caminhando também, no centro histórico é bem tranquilo, não existe perigo.
          Espero que aproveitem!
          Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>