VoupraRoma

Termas de Caracalla em Roma dias grátis e dicas para visitar

Dicas para visitar as Termas de Caracalla – Roma

Veja os dias grátis para Visitar as Termas de Caracalla em Roma e também algumas dicas interessantes. 

Um pouco da história das Termas de Caracalla:

Imagine que o complexo das Termas de Caracalla é um dos maiores e mais bem conservados complexos termais da antiguidade. As Termas de Caracalla em Roma tiveram o início de sua construção em 212 d.C e foram inauguradas em 216 d.C. Imagine que este Complexo Termal romano de proporções gigantescas tinha capacidade para receber até 1.500 pessoas.

Termas de Caracalla ou Terme di Caracalla, eram também chamadas Thermae Antoninianae, pois foram construídas pelo Imperador Marco Aurelio Antonino Bassiano, conhecido como Caracalla.

 Roma ou Vaticano compre seus ingressos antecipados e evite as filas.

Mas o que eram as Termas?

As Termas não eram apenas um lugar para banhos e relaxamento, mas também um lugar para esportes, cuidados com o corpo, estudos, passeio com a família e encontros para conversas. Eram um grande local de divertimento para o povo romano, um verdadeiro Spa de luxo, digamos assim. Afinal imagine que era tudo em marmore, repleto de muita arte!

Das Termas de Caracalla, aquilo que podemos ver hoje é o que restou desta maravilhosa construção, ainda podemos ver detalhes como os maravilhosos mosaicos.

As Termas de Caracalla funcionaram até o ano 537 d.C, nos séculos sucessivos permaneceram por um período abandonadas, foi quando aconteceram muitos saques dos materiais preciosos para a utilização em novas construções. Estes saques de materiais de um monumento para utilizar na construção de um outro eram muito comuns na época, temos vários exemplos em Roma.

Os mosaicos, alguns deles que representavam 28 figuras de atletas, foram encontrados durante escavações arqueológicas no século XIX e estão conservados no Vaticano.

Algumas das grandes banheiras de mármore das Termas que foram encontradas durante escavações, foram levadas para praças de Roma e hoje são utilizadas como fontes, como é o caso das Fontes da Piazza Farnese, onde encontra-se a Embaixada da França em Roma.

Quando você visitar Campo de Fiori aproveite para passar por lá e também na Via Giulia, estão bem ali ao lado. Assim poderá ver as enormes banheiras que um dia fizeram parte das Termas de Caracalla.  

Conheça um pouco sobre o Campo de Fiori.

Como eram as Termas de Caracalla – Roma.

Quando você visitar as Termas de Caracalla, vai entender a sua grandiosidade. Além de ser o mais imponente Complexo Termal da Roma Antiga, era extremamente luxuoso, com revestimentos de mármore e estátuas que decoraram os enormes ambientes. Em extensão perdeu apenas para as Termas de Diocleziano que foram construídas depois, mas não conseguiram superar em luxo e beleza, apenas em tamanho. As Termas de Diocleziano encontram-se bem perto da Piazza della Repubblica e da Estação Central Termini.

Veja um pouco sobre esta região de Roma. 

O projeto apresenta uma planta em formato retangular, característica típica das grandes Termas Imperiais. Imagine uma grande área central, ao redor estavam o Calidaruim, o Tempidaruim e o Frigidaruim, que eram as grandes piscinas de águas quente, morna e fria repectivamente. O mais incrível é imaginar as Termas tinham um sistema de estufa no subterrâneo para manter a temperatura das águas e também dos pisos e paredes. Hoje (2019) visitável no evento noturno com guia por alguns meses, veja mais abaixo informações. 

Sim, você vai precisar de um pouco da imaginação para Visitar as Termas de Caracalla, pois hoje vemos apenas o que restou deste exemplo de construção.

Pode ser muito interessante você fazer a visita utilizando os óculos virtuais que recriam todo o complexo enquanto você caminha pelas Termas. Assim terá uma visão real de como era aquela grandiosidade.

Novidades para Visitar as Termas de Caracalla em Roma:

Visita noturna às Termas de Caracalla – Caracalla Night:

De 23 de agosto a 29 de setembro de 2019

Apenas sextas e domingos, 20:00h e 21:30h

A edição 2019, além de uma visita à parte central dos Banhos, o principal é a visita aos subterrâneos, imagine ver de perto como era o autêntico complexo da máquina térmica, incluindo além do museu, a exposição “O segredo do tempo de Fabrizio Plessi”, criando uma mistura de antigo e contemporâneo.

Para participar, o acesso é somente com visita guiada obrigatória. Em italiano ou inglês.  Veja mais no site coopculture.com

Ingresso inteiro 20,00 euros

Reduzido 18,00 euros (crianças dos 6 aos 12 anos, deficientes)

Grátis (menores de 6 anos)

Endereço:

Viale dele Terme di Caracalla 52

Metrô mais próximo: Linha B – parada Circo massimo

Horários de abertura normais:

De segunda a sexta – Das 09h às 13h e das 14h às 17h

Sábado – Das 09h às 14h

Atenção: A bilheteria fecha sempre 1 hora antes.

Preço no local:

08 euros (+03 euros quando está acontecendo alguma mostra)

Grátis: até 18 anos não completos (apresentando documento com foto)

Reduzido: 02 euros cidadãos da comunidade europeia entre 18 e 25 anos, apresentando documento da comunidade europeia.

Para compras antecipadas, veja aqui.

Participa do RomaPass

Óculos Virtual 3D para visitar as Termas de Caracalla: 07 euros – não incluí o ingresso, adicionar este valor ao valor do ingresso (pode ser utilizado por crianças acima de 07 anos). 

Dias para Visitar as Termas de Caracalla grátis – datas 2019:

De outubro a março – grátis nos primeiros domingos do mês.

Veja sobre todas as visitas Gratuitas no primeiro domingo do mês em Roma.

Outras datas grátis para visitar as Termas de Caracalla em 2019:

22 março

08 abril

21 abril

02 junho

29 junho

15 agosto

04 novembro

17 dezembro

Dica: Se você visitar nos dias grátis, pode aproveitar e pagar apenas o aluguel dos óculos 3D para Visitar as Termas de Caracalla de um modo mais interessante.

Se você gostou, tenho certeza que vai gostar também de ler:

Coliseu, Foro Romano e Palatino

Ostia Antica, voltar à época do Império.

Visitas com Guia em português

Chegando em Roma tranquilamente

Hotéis bem localizados, dicas de quem vive na cidade

Mercados de Traiano

Viajar sozinho ou em grupo, dicas!

Roma com crianças

Escolha um hotel com boa localização. Nós moramos na cidade e deixamos aqui nossas dicas para vocês.

Ainda não sabe como ir do aeroporto até seu hotel? Veja as opções escolha a que melhor se encaixa para o seu caso.

Você sabia que reservando o seu hotel entrando aqui através do Blog no Booking você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Blog amigo se manter sempre atualizado. Agradecemos a sua colaboração. =)

Booking.com

Planejando a sua viagem?

Antes de viajar: Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te oferece as melhores empresas seguradoras e ainda ótimas condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento é em português, e ainda  te ajudam na contratação por telefone. peça um orçamento entrando abaixo:

Seguro viagem geral 468x60

Aproveite bem os seus dias em Roma, visite as Termas de Caracalla com as nossas dicas!

6 comentários sobre “Termas de Caracalla em Roma dias grátis e dicas para visitar

  1. Riva

    Vou comprar no site entradas para agosto/ 2022. Gostaria de saber se preciso comprar também o aluguel do óculos 3D com antecedência ou se posso decidir se vou querer quando já estiver lá, e comprar na hora da entrada.

    Outra dúvida: as entradas não têm dia nem hora marcada? Podem ser usadas de terça a domingo, em qualquer dia que eu escolher depois de comprá-las, sem reservar pelo site?

  2. Carlos Teles

    Minha querida amiga adorei este poste de Termas de caracalla foi uma das coisas que eu não consegui ver na última viagem a Roma desta vez eu irei Muito obrigado Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.