VoupraRoma

Onde comer em Roma? Trastevere e Campo de Fiori

Está no Trastevere ou no Campo de Fiori?

Quer algumas dicas de restaurantes onde comer?

Trastevere é um bairro apaixonante e famoso por seus restaurantes e bares. Um bom lugar para se perder entre os tantos sabores de Roma!

Trastevere - Roma - Blog VoupraRoma

Trastevere – Roma – Blog VoupraRoma

Claro que tem muita opção daquelas bem turísticas, tipo menu fixo, não recomendo, mas tem também as trattorias tipicamente romanas, na minha opinião a melhor escolha!

Trastevere - Roma - Blog VoupraRoma

Restaurante em Trastevere – Roma – Blog VoupraRoma

Você está ali no Trastevere ou por perto e bateu aquela fome, vá ao restaurante Da Enzo al 29, está bem perto do Rio Tevere, siga pelo mapinha e na dúvida dê uma perguntada. É um restaurante tradicional de três irmãos, é bem pequeno e sem luxo.

A comida é muito boa, tipica romana. Um restaurante para você experimentar um prato tipico romano como uma boa pasta Cacio e pepe. Ou ainda um Carcciofo alla Giudia, adoro! E outras tantas opções. Peça um meio litro de vinho da casa e Mangia che te fa bene! É muito frequentado por italianos e geralmente tem uma fila, mas vale a pena.

 

Da Enzo Al 29                

Atenção aos horários: das 13:00 as 15:30 h e das 20:00 as 23:30

Endereço: Via dei Vascellari, 29

da enzo al 29

DA ENZO AL 29

Se você esta caminhando pelo Trastevere e escolhendo onde comer, dentre tantos restaurantes, eu posso dizer que pra quem quer conhecer a verdadeira cozinha romana um dos que posso indicar é Da Fabrizio, este assino embaixo, já fui várias vezes.

Você será atendido pelo proprietário Fabrízio que te recebe e ainda indica pratos típicos caso você não saiba o que escolher. Peça de entrada o carciofo alla giudia.

313647_258693970833353_1625593743_n

CARCIOFO ALLA GIUDIA

É uma alcachofra frita inteira, crocante… deliciosamente diferente, imperdível!!! Os pratos da culinária romana são tantos, as pastas são maravilhosas, mas o meu preferido é o abacchio alla scottadito (costeletas de cordeiro na brasa, maravilhosas). Abbacchio significa cordeiro.

E você deve estar se perguntando, mas o que é scottadito? 

A tradução de scottadito é “queima dedo”, porque as costeletas são feitas na brasa e você come com a mão.

Outro prato que é fabuloso é a pasta alla carcerata, feita com tartufo e servida em uma tigelinha de barro (dai o nome que significa pasta para o prisioneiro, pois na prisão os presos recebiam as refeições nestas tigelinhas de barro).

10968110_997707280257299_543915675_n

RIGATONI ALLA CARCERATA – FABRIZIO

Os preços são médios mas nada que assuste para quem é habituado com os restaurantes de São Paulo. Vale a pena.

 

Da Fabrizio

Endereço: Via Santa Dorotea,10 (perto da piazza trilussa)               

Aberto todos os dias menos as quartas, 12:30 as 15:00 h e 19:30 as 23:00 h.

fabrizio

DA FABRIZIO

Outra opção é o Ristorante Piperno, é um tradicional restaurante que faz a típica cozinha Romana e desde 1860.

Este confesso que não conheço ainda mas é um restaurante que os amigos sempre indicam. Está localizado no bairro hebraico, pertinho da Isola Tiberina, do Campo de Fiori e mesmo do Trastevere. Se você gosta de alcachofra meus amigos me disseram que eles preparam um maravilhoso Carciofo alla Giudia, algo que se deve experimentar, além dos pratos da cozinha típica romana como: Amatriciana, Carbonara, Coda alla vaccinara(rabada feita a moda romana), etc.

 

Ristorante Piperno

Endereço: Via Monte di Cenci, 9

Horários: de ter. a domingo das 12:45 as 14:20h e 19:45 as 22:20h

piperno

RISTORANTE PIPERNO

Agora, se você está louco por uma pizza, bem ali na no Trastevere, indico e frequento a Pizzeria Ai Marmi – apelidada pelos romanos como “l’obitório” que significa o necrotério em português, rsrsrs, parece estranho? Não se preocupe o apelido é somente porque a pizzaria tem grandes mesas de mármore branco o que é mera semelhança.

Mas o que importa é que a pizza é maravilhosa!

Experimente a de fiori di zucca (flor de abobrinha) e mozzarella um sabor tradicionalmente romano.

PIZZA DE FIORI DI ZUCCA E MOZZARELLA

PIZZA DE FIORI DI ZUCCA E MOZZARELLA – Blog VoupraRoma

E os fritos também são muito bons. Experimente o supli, é um bolinho frito tradicional romano. (tipo de bolinho de arroz com molho de tomate recheado de mozzarella e frito).

 

Outra pizzeria muito conhecida é a Pizzeria Dar Poeta, considerada também uma das boas pizzas de Roma e frequentada por romanos e turistas. Dá uma olhada no mapa.  

 

Pizzeria Ai Marmi                                                                          

Endereço: Vialle di Trastevere, 45 (está bem na via onde passa o Tram 8, aquele que sai da Piazza Venezia – atravessando o rio descer na primeiro parada)    

Aberto das 18:00 as 00:00h exceto as segundas

Pizzeria Dar Poeta                                                                          

Endereço: Vicolo Del Bologna, 45                                                      

Aberto das 12:00 as 01:00h   

DAR POETA

PIZZERIA AI MARMI – PIZZERIA DAR POETA

Outra pizzeria incrível e que faz uma pizza maravilhosa, e eu adoro, é a tradicional Ivo a Trastevere, é histórica e está ali desde 1962, é realmente demais! Imagine entrar na pizzaria pelo forno…isso mesmo…ficou curioso? Veja o post mostrando tudo sobre Ivo a Trastevere.  

A pizza é maravilhosa, as minhas preferidas de lá são: a Buffalo Bill (molho de tomate, mozzarella de búfala, pachino, parmigiano e basílico) ou a Gorgonzola com radicchio…só provando mesmo!

IVO PIZZA ROMA - Blog VoupraRoma

PIZZA BUFFALO BILL – IVO PIZZA ROMA – Blog VoupraRoma

Ivo a Trastevere

Endereço: Via San Francesco a Ripa, 158

Horário: de segunda a domingo das 18:00 a 00:00h

MAPA - IVO A TRASTEVERE

MAPA – IVO A TRASTEVERE

No Campo de Fiori, está  Il Forno de Campo de Fiori, eles fazem a Pizza Bianca (uma massa de pizza deliciosa, você pode comer branca que seria sem recheio, somente a massa ou recheada de vários sabores, muito bom). A mais famosa e típica romana é a com mortadela. Tem que experimentar, é tudo de bom!

Ainda no Campo de Fiori, bem no canto direito ao fundo da praça  está Dona Fortunata, pasta fresca preparada na hora, maravilhoso!

 

Uma Gelateria muito boa no Campo de Fiori para mim é a Gelateria GROM, realmente maravilhosa!

Grom gelateria - Roma - Blog VoupraRoma

Grom gelateria – Roma – Blog VoupraRoma

Fazem um gelato muito natural sem aromatizante, sem emulsificante, sem corante, natural mesmo, este é o diferencial da Gelateria Grom, não é por acaso que está espalhada por toda a Itália e sempre tem uma fila na porta.

Os sabores de frutas variam de acordo com as frutas da estação, e produzem sempre um sabor especial do mês. Isso porque utilizam somente coisas naturais, então apostam nas coisas de época, em outubro/novembro por exemplo, é época de castanha e eles geralmente criam algum sabor com a castanha. Muito bom, vale experimentar.

Além do gelato para os dias mais frios e para quem gosta de chocolate quente, fazem um que é maravilhoso! Você pode escolher três tipos, Fondente (chocolate meio amargo), al latte (chocolate ao leite) ou Bacio (feito com aquele chocolatinho bacio, sabe?). 

Outra coisa, eles vendem uns pacotinhos de amarena (tipo de cereja) coberta de chocolate que é algo incrível, minha Irmã me fez comprar dez pacotinhos para levar pra ela quando fui ao Brasil..kkk

 

Se for já final de tarde e você não quer propriamente jantar, pode fazer o famoso Aperitivo que se inicia por volta das 18.30 e vai ate as 21.30 mais ou menos. Um dos lugares que já fui e indico é o Baccanale, está bem na Praça do Campo dè Fiori, muito gostoso. Chegando lá diga ao garçom que quer o aperitivo e ai escolha o que vai beber.

Funciona assim: Você paga 12 euros, (varia de acordo com o bar/restaurante de 10 a 15 euros) e tem direito a um drink (escolhido por você) e pode comer todas as comidinhas deliciosas do Buffet, que variam de acordo com o dia. Uma delicia! 

CAMPO DE FIORI - RESTAURANTE BACCANALE - Blog VoupraRoma

CAMPO DE FIORI – RESTAURANTE BACCANALE – Blog VoupraRoma

Já bebeu Spritz? Experimente, é muito bom, um drink preparado com Aperol (uma espécie de Campari mais fraco e cor de laranja), misturado a prosecco e soda. Delicia!!!!!

10588149_881564761871552_543999988_o (1)

SPRITZ

Gelateria Grom Art                                                                        

Via dei Giubbonari,52

Baccanale

Piazza Campo Dè Fiori, 32

Il Forno de Campo de Fiori                                                             

Piazza Campo Dè Fiori, 22

grom1

GELATERIA GROM ART – BACANALE – IL FORNO

Se quer somente um aperitivo veja também a opção da Prosciutteria Trastevere, uma delícia de lugar! Eu vivo lá… Adoro!

Ainda naquela região, no Bairro Hebraico, você vai comer um dos melhores Carciofi alla Giudia de Roma ( alcachofras fritas inteiras), afinal como o próprio nome diz, a receita original é dos hebreus que vivem em Roma. Então obviamente no bairro hebreu são preparadas muito bem! 

10804742_940799172614777_353033347_o - Cópia

CARCIOFI ALLA GIUDIA NONNA BETTA – FOTO Ana Venticinque

Eu comi no Nonna Betta, um espetacular! Vale a pena

e você aproveita e faz um passeio pelo bairro Hebreu.

Está perto do Teatro Marcello, Campidoglio e Piazza Venezia, então no dia que estiver por ali, também é uma boa ideia!

nonna betta

MAPA NONNA BETTA

Gostou? 

Veja Também:

Onde comer alcachofras em Roma,

Trastevere… um charme,

Campo de Fiori e sua feirinha, 

Hospede-se perto do Trastevere, 

Transporte dicas

 

Reserve seu hotel aqui pelo Booking.com, além de reservar em um dos melhores sites de reservas do mundo, você ajuda o blog que recebe uma pequena comissão do Booking e não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

 

Booking.com

Agora que você já sabe onde comer no Trastevere e Campo de Fiori, reserve o seu hotel e vem logo pra Roma!

20 comentários sobre “Onde comer em Roma? Trastevere e Campo de Fiori

  1. Juliana Garcia

    Olá, muito obrigada pelas dicas. Estou anotando tudo já que vou pra Roma em set/17. Tenho um blog também. Se quiser me seguir nas redes sociais, eu ficaria muito feliz. O nome é Viaje Caju. Um abraço!

  2. Fabio Gonçalves de Menezes

    A Prosciutteria do Trastevere é tudo de bom. Gostei de saber que tem o “aperitivo” no Bacanale. Jantamos lá desta última vez.
    Obrigado.
    Abraços.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Fábio,
      Obrigada por sua visita!
      Sim, o aperitivo do Bacanale é muito bom. Na Próxima vez aproveite para conhecer!
      A Prosciutteria, eu vivo lá, adoro!!!
      Bjs
      Ana

  3. Zayra

    Anaaaaaaaaaaa!!!!! Já quero fazer as malas e partir agoraaaaaaaaaa!! :o)) Antes de conhecer o blog so ia passar 4 dias , hahahaha já estendi… Já vou pra Firenzi e se bobear vou casar na Italia !!! Meu roteiro já está com 10 dias hahahaha!
    Me diz uma coisa ….. será que terei alcachofras em Setembro? Parabéns! O blog é um arrasooo!!

  4. Gislaine Seixas

    Estou amando seu blog. Adoro viajar e sempre procuro sites e blogs de viagem, mas o seu é sem dúvida o melhor.
    Pena que é só sobre Roma, mas estou amando.
    Eu e meu marido estamos nos programando pra ir em dia 30 de dezembro e ficar uns 4/5 dias em Roma e depois o norte da Itália.
    Bjos

  5. tayra regina mota gonçalves

    oi queria saber se o bairro trastevere e campo de fiori ,são perto vou passar 3 dias em roma e quero fazer esses roteiros que vc indicou, vou ficar no termini pois vou depois para costa amalfitana, o mesmo onibus que voce indicou e o que eu devo voltar? obrigada, bjs

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Tayra,
      Sim o ônibus é o mesmo (H) basta você pegar do outro lado da Avenida e o Termini é a estação final.
      Trastevere e Canpo de Fiori são próximos sim, de um lado do Rio está Trastevere e do outro Campo de Fiori, dá pra fazer caminhando.
      bjs
      Ana

  6. All Ribeiro

    Oi de novo, Ana. Como eu faço pra sair do Vaticano, perto do Castel de Sant’Angelo e chegar em Trastevere de metrô ou de ônibus? Quero seguir suas dicas e jantar lá. Desde já obrigado!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá,
      Tudo bem?
      Saindo do Castel Sant’Aangelo, pense que ele se encontra do mesmo lado do rio onde está o Trastevere, portanto basta seguir o curso do rio, visite a Ponte com os anjos de Bernini, mantenha-se do mesmo lado do rio onde esta o Castelo e siga à dierita beirando o Rio e do seu lado direito mesmo estará o Trastevere. vai passar por 4 pontes e logo a sua direita já é trastevere. Ou pode pegar um ônibus, sempre beirando o Rio, veja… https://goo.gl/maps/2yC7MAaVn5o

  7. Francisco

    Anna gostei muito das suas dicas. Estarei em Roma em fevereiro, com 02 crianças e 02 idosos. Você tem dicas de restaurantes próximo a região de pratti? Estarei hospedado próximo ao Vaticano.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Francisco,
      Obrigada por seguir o blog. Claro que sim, tudo aqui no blog. http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma-perto-do-vaticano/
      tem também um restaurante que indiquei no natal, bem pertinho dali, http://www.voupraroma.com/onde-comer-e-o-que-fazer-em-roma-na-noite-de-natal/
      http://www.voupraroma.com/onde-comer-e-o-que-fazer-em-roma-na-noite-de-natal/
      Neste post você encontra dicas de onde comer perto das atrações, todos os locais testados e muito bons. http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma/
      Você já tem transfer do Aeroporto até o hotel? http://www.voupraroma.com/ncc/
      Você já escolheu o seu hotel?
      Qualquer dúvida é só falar.
      Ana

      1. Leidiane Marinho

        Ih tá longe aindaaa..seria em maio/2016 mas como não vou poder tirar férias no primeiro semestre acho que em outubro ou novembro/2016, mas quero ler bastante sobre a Itália pra ser uma viagem inesquecível!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>