VoupraRoma

Roteiro principais atrações de Roma – dia 2

 

Roteiro principais atrações de Roma em três dias – segundo dia.

Vamos começar nosso segundo dia do Roteiro em Roma por aquela que é a atração mais esperada com certeza, o  Coliseu!

Coliseu - Itália - Blog Vou pra Roma

Antes ou depois de visitar o Coliseu, aproveite que bem ali pertinho está a Basílica di San Pietro in Vincoli, onde você vai ter a oportunidade de ver a maravilhosa obra Moisés de Michelangelo! Imperdível.

Sugiro para este dia de Roteiro em Roma, roupas confortáveis e tênis, pois vamos caminhar bastante hoje e o piso no Foro Romano e Palatino é bem irregular.

O Coliseu quase sempre tem filas enormes. O ingresso dá direito a visitar o Coliseu, o Foro Romano e o Palatino, então você pode evitar as filas de algumas maneiras… Para ver todas as dicas veja o nosso Post falando do Coliseu.  Se você optar por não comprar o ingresso on line e encarar a fila. Pode tentar a bilheteria da Via dei Fori Imperiali, ali geralmente tem um pouco menos de gente. Mas já adianto que isso é mais nos meses de baixa temporada(novembro, janeiro, fevereiro). Nas outras épocas mesmo ali vai ter uma fila de pelo menos 40 minutos. 

COLISEU - FOTO Ana Venticinque

COLISEU - FOTO Ana Venticinque

Bom, falar do Coliseu é meio difícil, ele nos deixa mesmo sem palavras… 

É a principal atração turística de Roma e o maior Anfiteatro do mundo, é o maior símbolo de Roma e um dos grandes exemplos de arquitetura romana.  Pensar que quase 2.000 anos se passaram e  estamos aqui no mesmo lugar onde pisaram aqueles gladiadores.

É indescritível, você vai ver quando chegar.

COLOSSEO DETALHES

Entramos e vamos curtir cada detalhe do Coliseu, subir as escadas, observar como são altos os degraus, viver este momento fantástico!  Dica: tem uma loja que vende souvenir e eles vendem um livro com transparências que te mostram como era e como é hoje, bem interessante principalmente para quem está com crianças, recomendo!

Saindo do Coliseu, aproveitamos para ver e tirar fotos do Arco de Constantino, que está bem na frente, e depois subimos a Via que sai bem ali da frente (Via Sacra), vamos entrar por aqui que dá acesso tanto ao Foro Romano como ao Palatino, entrando viramos à esquerda para o Palatino e à direita para o Foro Romano, hora de caminhar e descobrir…

Logo depois de entrar encontramos uma fonte para encher a nossa garrafinha, que delícia água fresquinha! Aproveitem…

Palatino, segundo a mitologia Romana, foi  no Palatino, que nasceram Rômulo e Remo, os irmãos que foram amamentados pela loba, aquela que é o símbolo de Roma. Diz a lenda, que Rômulo matou Remo e  depois fundou Roma. Entre lenda e realidade, o Palatino é um dos lugares mais interessantes de Roma, um museu a céu aberto.

A Estátua original da Loba, símbolo de Roma você pode ver nos Museus Capitolinos, veja um pouco sobre estes maravilhosos Museus.

O Foro Romano, pra você entender melhor, era um grande espaço público da cidade, onde praticamente se reunia tudo; ali estavam presentes: o senado, o parlamento, comércios variados, templos e também locais de entretenimento. Esta grande área arqueológica foi denominada na época, de Fori Imperiali, e compreende a região que vai do Campidoglio até o Quirinale. 

FORO ROMANO - Roteiro Roma - Blog Vou pra Roma

Depois de explorar tudoooo, saímos e pegamos a Via dei Fori Imperiali, agora vamos entender melhor vamos ver do lado direito da avenida algumas das Ruínas dos Fóruns, de Traiano, de Augusto, e do Mercato di Traiano.

VIA DEI FORI IMPERIALI NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE ROMA

Caminhamos pela Via dei Fori Imperiali até a Piazza Venezia, onde vamos conhecer o Monumento a Vittorio Emanuele II, também conhecido como Altare della Patria ou ainda carinhosamente chamado pelos romanos de Bolo de noiva, pois é todo Branco e grandioso.

MONUMENTO VITORIANO

Claro que se trata de um monumento mais recente, comparando com todos os outros de Roma, mas não deixa de manter a sua imponência!  Foi construído em homenagem ao Rei de Roma, Vittorio Emanule II logo após a sua morte.

Se estivermos com tempo, podemos subir na Terrazza del Vittoriano, tem um elevador panorâmico que nos leva até lá e teremos uma vista bem bonita da cidade, é lindo! Fica a dica. Para subir entre no Monumento pelas escadarias e vá até a parte de trás do Monumento onde se encontra o elevador. 

E ainda se estivermos com tempo, dentro do monumento tem um museu grátis, com as armas e contando um pouco da história dos soldados.

Bom, vamos falar a verdade, se estamos cansados de tanto que caminhar… Foro Romano… Palatino, então vamos pegar esta Via que sai bem da frente da Piazza Venezia ( Via del Corso) e vamos conhecer uma tradicional Birreria? Para um merecido stop. Birreria Peroni é a minha sugestão.

Mas oque é Birreria? A tradução é Cervejaria, pois a Itália não é só vinho não… Tem ótimas cervejas também, e no meio de um dia de calor (se for verão), acho que vai ser uma ótima pedida. Vamos pedir uma “birra alla spina”, que é o chope nosso de cada dia e pra comer muitas opções, podemos escolher uma entrada de fritos típicos romanos Supli, Fileto de bacalà e Fiori di zucca ou uma salsicha alemã, ou ainda uma boa pasta amatriciana, tudo vai depender da nossa fome.

Outra opção, se ainda está no pique… Continue o tour e deixe para comer quando chegar ao Circo Massimo, lá está a Osteria Circo, um lugar cheio história e delicioso! (atenção pois o horário de almoço é até as 15:00h em quase todos os restaurantes de Roma)

Com as baterias recarregadas, lá vamos nós, voltamos à Piazza Venezia, e bem ali ao lado você vai passar na frente de umas Ruínas de casas Romanas antigas, bem interessante, e bem ao lado vai ver uma escadaria enorme, a Igreja Santa Maria di Aracoeli, mas passe direto e pode subir pela subida do Campidoglio, bem ao lado, que é bem mais light…  o Campidoglio, uma das sete colinas de Roma, e aquela que foi projetada por Michelangelo, ali se encontra uma estátua de Marco Aurélio (que é a réplica, pois a original está dentro dos Museus Capitolinos). Os Museus Capitolinos onde está também a famosa estátua da Loba (a original), aquela que amamentou Remo e Rômulo, os fundadores de Roma. Vale a visita, se você estiver com tempo ainda.

ESTÁTUA MARCO AURÉLIO - CAMPIDOGLIO

Seguimos por esta rua e vamos encontrar o Teatro Marcello, talvez o teatro mais antigo que ainda existe, faz parte da Roma Antiga. Sua construção foi iniciada por Cesare e foi finalizada por Augusto em 13 d.C

Continuamos caminhando pela mesma, do seu lado esquerdo vai ver uma pequena igreja, é lá que está a Boca della Verità, uma grande face de mármore com a boca aberta. Diz a lenda que se uma pessoa mentirosa colocasse a mão dentro da “boca da verdade”, a boca se fechava, então corriam o risco de ficar sem os dedos.

Tem pique ainda? 

Dê uma passadinha no Circo Massimo, que hoje é um grande espaço, que é utilizado para passeios e eventos além de ter uma área arqueológica para visitação, que pouca gente sabe. O Circo Massimo foi o maior estádio da Roma Antiga, onde aconteciam as corridas de Bigas. Bem em frente o Circo Massimo você pode comer num restaurante histórico e que oferece o melhor da cozinha romana. Veja um pouco sobre a Osteria Circo!

Atravessando o Circo Massimo, atravesse a avenida, lá está o Roseto Comunale(Jardim das rosas) mas abre somente de abril a junho, na primavera e alguns anos em Outubro quando tem a abertura especial para visitação das rosas que reflorescem.

Para finalizar nosso roteiro de hoje, vamos “subir o morro” e ter o prazer de contemplar uma das vistas mais lindas de Roma e descobrir um dos segredos mais interessantes de Roma!

VISTA GIARDINO DEGLI ARANCI

Giardino degli Arancide tarde é ainda mais bonito!  E aproveitando bem ali ao lado está também uma das coisas curiosas de Roma, a Serratura del Portone dei Cavalieri di Malta Vamos olhar pela fechadura mais famosa de Roma!

Buraco da fechadura mais famoso de Roma

Tem que dar uma espiada. É curioso!  Afinal quem nunca olhou ou teve vontade de olhar no buraco da fechadura?

Ufa… O dia acabou com um lindo entardecer, o importante são as imagens belíssimas que vamos guardar na memória!

Vamos ao hotel, tomar uma ducha e se o ainda aguentar o pique uma boa Pizza no Trastevere é a boa!

PIZZA DA IVO AL TRASTEVERE

A minha preferida? Da Ivo al Trastevere, muito boaaaa!!! 

E claro que tem mapinha pra vocês acompanharem o roteiro bem fácil, olha ele aí;

ROTEIRO DIA 2

ROTEIRO DIA 2

Espero que esteja curtindo seus dias em Roma. Já viu o primeiro dia do roteiro? Não deixe de acompanhar o terceiro dia também.

Quer conhecer outros lugares interessantes perto de Roma?

Bate e volta imperdível Tívoli 

Conheça a Puglia – O Salto da Bota

Tem tempo? Quer ir um pouco mais longe, saindo da Itália?

Croácia – Dubrovnik lugar fantástico! 

Antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel. 

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

Reserve o seu hotel aqui pelo Booking que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! :lol: 

Reserve por aqui: 


Booking.com

Quer saber tudo sobre Roma?   

Curta no facebook  

Siga no Instagram  

Espero vocês por lá!

Aproveite este Roteiro de três ou quatro dias em Roma, feito especialmente pra vocês!

20 comentários sobre “Roteiro principais atrações de Roma – dia 2

  1. Graziela Goldani

    Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog, dicas úteis e práticas para quem irá a Roma pela primeira vez.
    Estou planejando minha viagem à Itália para fevereiro. Você tem sugestão do que fazer em Roma na segunda-feira? Vi que várias atrações estão fechadas neste dia. Obrigada!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Graziela,
      Obrigada!
      Não sei onde viu esta informação…
      Os Museus do Vaticano abrem, o Coliseu também abre, ou então aproveite para visitar as praças e fontes que são sempre livres.
      Aproveite muito!
      bjs
      Ana

  2. Fátima Abrunhosa

    Parabéns pelo seu blog. Irei a Roma 4 dias em Fevereiro. Estou a seguir as suas dicas na organizção, mas não encontrei o 4º dia. Foi falha minha?
    Obrigada

    Fátima

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Fátima,

      O Roteiro tem 3 dias e a sugestão é no quarto dia, se você o tiver realizar o roteiro do Caravaggio Grátis, que tem o link bem no início do primeiro dia.
      Aproveite, se tiver mais dias pode visitar também as outras Basílicas Papais: http://www.voupraroma.com/basilica-de-sao-paulo-fora-dos-muros-em-roma/
      http://www.voupraroma.com/atracoes/basilica-di-san-giovanni-in-laterano-roma/
      e Santa Maria Maggiore: http://www.voupraroma.com/neve-e-a-basilica-di-santa-maria-maggiore-em-roma/
      abraços
      Ana

  3. Laura Teixeira Prauchner

    Olá Ana,
    Primeiramente, parabéns pelo blog! Tem tudo oragnizadinho e perfeitamente explicado!
    Então, estou planejando ir à Itália em fevereiro de 2018. Gostaria de saber se vc é guia turística tbm.

    Abraços
    Laura.

  4. Fernanda Souto

    Olá Ana, tudo bem?
    Parabens pelo blog e dicas!! Adorei seus roteiros.
    Me tire umas duvidas, por gentileza, como funciona esse onibus hop on hop off? Ele passa por todos esses pontos que falou?Tem algum site que eu possa dar uma olhada nas paradas?
    Vi num blog que a partir de abril, o Coliseu abrira a noite também, sabe se essa informação procede? E onde posso comprar esses bilhetes?
    Obrigada Ana!!!
    Parabéns mais uma vez!

  5. Gisele Cristina de Souza da Cunha

    Oi Ana, td bem? Vou passar por Roma em julho. Chego no dia 17 às 18:30h e embarco de volta ao Brasil no dia 20 às 22:30h. São poucos dias, vc pode me dar uma sugestão de roteiros? Vc acha que vale a pena os ônibus turísticos que circulam pela cidade e passam pelos pontos principais? Ou vc acha melhor montar um roteiro e seguir de transporte com metrô ou ônibus. Percebi que seus roteiros são praticamente todos a pé, correto? Vou ficar no hotel Europa próximo a estação Termine. Aguardo suas dicas!
    Grande beijo

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Gisele,
      Se você não gosta de caminhar, pode sim pegar um ônibus hop on hop off, e descer nas paradas que ele faz. Mas eu ainda acho o melhor modo de conhecer Roma, caminhando.
      Siga o roteiro pronto de 3 dias em Roma, tem tudo explicadinho com mapas e tudo.
      Aproveite para conhecer o Mercato Centrale ao lado da estação Termini – http://www.voupraroma.com/mercato-centrale-roma-nova-opcao-para-comer-bem-e-barato/
      bjs e boa viagem
      Ana

  6. Marcos Antônio Nemetz

    Excelente seu blog. Parabéns.
    Os ingressos comprados na parceira holandesa do blog , tem data marcada ? Necessita reserva para todos os locais , inclusive sítios arqueológicos?
    Obrigado!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Marcos,
      As pessoas em geral reservam para os Museus do Vaticano e Coliseu/Foro/Palatino, pois são as atrações que tem filas grandes.
      As outras atrações são grátis então não precisa comprar ingresso a menos que deseje fazer um tour com guia, um passeio de ônibus hop on hop off, etc.
      Sim os ingressos são com horário marcado, na hora da compra através da TicketBar você escolhe o horário.
      Obrigada!
      Ana

  7. Flavio

    Olá Anna. Desde já parabenizo-a pelo blog. Otimo trabalho. Estarei em Roma com minha família em novembro e surgiu uma duvida sobre o Roma pass. Gosto muito de história e pretendo passar praticamente um dia inteiro no Coliseu, Forum e Palatino. Dessa forma pensei em passar a manhã no Coliseu e de tarde nos outros dois. Vi que é possível sair do complexo para almoçar e retornar depois mas se eu retornar eu terei que pagar de novo? O Roma pass de 48 h por exemplo da direito a entrada gratis somente na primeira atração mas se eu sair terei que pagar para entrar novamente ou a entrada vai continuar valendo? Precisava muito dessa informação pois estaremos com dinheiro contado. Muito obrigado e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Flavio,
      Você pode entrar uma vez no Coliseu e uma vez na área arqueológica que engloba Forum Romano e Palatino, São duas áreas distintas e duas entradas distintas ou seja, pode entrar visitar o Coliseu depois (guarde o ingresso) mais tarde entrar na área arqueológica Forum e Palatino e continuar. Pode até visitar em dois dias consecutivos se desejar. O RomaPass 48 dá direito a uma atração e o Coliseu/Palatino/Forum Romano são considerados uma atração única. portanto pode visitar tudo com a entrada do RomaPass. Aproveite muito Roma!
      Abs
      Ana

  8. Suely Barreto

    De todos os comentários e dicas pesquisados,o seu Anna é o melhor.Parabéns.Gostaria de saber se você é guia, caso afirmativo, como faremos para falarmos sobre isto ? Estarei em Roma entre os dias 18 e 22 de outubro deste ano.
    Obrigada e parabéns..

  9. Ilana

    Amei as suas dicas e sua descricao!

    Em setembro vou para Italia pela primeira vez ja amava aquele lugar e depois de ver o seu blog fiquei mais encantada.

    Parabens… muito oobrigada

  10. Junia Maria Magalhães de Oliveira

    Boa noite!
    Gostaria de saber se os restaurantes que tem em seu roteiro disponibilizam cardápio para celíacos.
    Grata,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>