VoupraRoma

Dia da Befana

Befana

 

Aqui em Roma se festeja o Dia da Befana, uma lenda italiana que diz que um velhinha ou bruxinha do bem, passa nas casas das crianças na noite de 05 para 06 de janeiro deixando docinhos nas meias. 

 

Befana vem de Epifania que em grego significa “visível” e que popularmente ficou conhecido como Dia da Befana. Dia em que o mundo do cristianismo recorda o encontro dos Reis Magos com Jesus. Diz o ditado popular que a Befana leva embora todas as festas, encerrando assim as festas natalinas.

 

Aqui na Itália, existem várias lendas sobre a Befana e uma delas diz que os Reis Magos, Belchior, Baltasar e Gaspar quando estavam a caminho, seguindo a estrela cadente, para levar os presentes ao menino Jesus, estavam meio perdidos e não conseguiam encontrar a estrada certa.

Foi quando no meio da estrada, encontraram uma velhinha e pediram ajuda. Então a tal velhinha gentilmente explicou a eles

o melhor caminho. 

Os Reis Magos muito agradecidos pela ajuda, convidaram a tal velhinha para acompanhá-los ao encontro com o menino Jesus, mas ela não aceitou.

Depois de algumas horas, arrependida, a velhinha preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis Magos pelo caminho e o menino Jesus, mas não os encontrou. 

Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança.

Desde então, existe esta lenda e dizem que na noite de 05 para 06 de janeiro, a velhinha ou bruxinha do bem gira o mundo deixando doces dentro das meias para as crianças.

 

 

A Befana é descrita como uma velhinha feia e magra, vestida com roupas pretas, meias e sapatos furados e um lenço sujo ou chapéu sujo na cabeça, talvez por que ela entre pela chaminé para deixar os doces nas meias penduradas na lareira.

Ela vem voando na sua vassoura! 

LA BEFANA foto wikiCommons

LA BEFANA foto wikiCommons

Sabe aquela história de deixar as meias penduradas na lareira que no Brasil se acredita que é na noite de Natal, na verdade a lenda vem da Itália e aqui é na noite de 05 para 06 de janeiro que as crianças ganham as meias coloridas cheias de docinhos.

E detalhe, as crianças que não foram boazinhas ganham ao invés de chocolates e balas, um monte de carvão!!! ( claro que não é carvão verdadeiro e sim um doce feito de aniz de cor preta).

Esta é mais uma festa tradicional da Itália!

 

É no dia 06 de janeiro também que se desmontam as árvores e presépios, pois é o dia dos reis magos, isso é igual no Brasil. 

E é feriado neste dia aqui na Itália.

Se você está na Itália, vai encontrar nos supermercados meias coloridas cheias de docinhos para comprar. Aproveite e leve para seus filhos, sobrinhos ou netinhos uma meia da Befana, um presente da tradição italiana. 

 

No dia 06 de janeiro muita coisa é fechada por aqui, como por exemplo os Museus do Vaticano. 

 

Gostou?

Veja também:

Antes de viajar – tudo o que você precisa saber

Reservar hotel – onde é melhor ficar?

Algumas opções de hotéis BBB

Museus do Vaticano e Capela Sistina,

Dicas para visitar a Basílica de São Pedro,

Páscoa em Roma

Tradições da Páscoa em Roma

Como ver o Papa em Roma

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>