VoupraRoma

Tudo o que você precisa saber antes de viajar…

 

Vou pra Roma…

O que preciso fazer antes de viajar?

 

Preciso de visto? Preciso fazer Seguro? 

Que documentos preciso? Que hotel reservar?

Quanto dinheiro preciso? E a Mala? O que posso comprar?

 

Quando eu fui viajar pra fora do Brasil pela primeira vez, claro que fiquei um pouco nervosa, afinal é um outro país, outra língua, e se der algum problema? Logo vem um milhão de dúvidas…Vou explicar as coisas que fui aprendendo viajando pelo mundo a fora. Algumas dicas para que a sua viagem seja só alegria!

 

Vai começar a organizar a sua viagem?

Isso parece uma dica boba, mas pode ser útil; antes de viajar faça uma foto dos seus principais documentos incluindo o passaporte e envie a um endereço de e-mail seu. Claro que quando vamos viajar não pensamos em coisas ruins que podem acontecer, mas como é um outro país, melhor tomar algumas precauções. 

 

Imagine que você está viajando e perdeu o passaporte.

E agora, oque devo fazer?

Na Itália, você deve procurar primeiro um posto policial e fazer um Boletim de Ocorrência, aqui na Itália se diz; una Denuncia. Com a Denuncia em mãos, agora sim você deve ir ao Consulado Brasileiro. Nem pense em ir sem a denuncia, pois vai perder tempo, o procedimento é este, ok. E é nesta hora que as fotos dos documentos que já falamos irão te servir. Esperamos que você não precise, mas de qualquer forma, o endereço do Consulado do Brasil em Roma é este:

 

CONSULADO GERAL DO BRASIL EM ROMA

Endereço: Piazza di Pasquino, 8 – Roma – Itália

(fica na rua de trás da Piazza Navona)                               telefone: + 39 06 688 9661 / horário: das 08:00 as 11:30 de segunda a sexta. Site

 

O que vou precisar para ir à Itália?

Passaporte:

Muita atenção à data de validade, o seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses, contados do dia de entrada no país de destino – no caso, a Itália.

O que preciso antes de viajar - passaporte

Para quem tem dupla cidadania e tem o passaporte europeu, como é o meu caso, o passaporte brasileiro deve ter a validade mínima de 6(seis) meses respeitada igualmente, pois você deverá sair do Brasil e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro e entrar na Europa e sair da Europa com o passaporte europeu. Portanto, verifique as validades dos seus dois passaportes antes de viajar.

Se você não tem passaporte, precisa fazer.

Onde se faz o passaporte?

Você deve fazer na Polícia Federal da sua cidade. Não é difícil, mas claro que como tudo tem a burocrácia, então não deixe para a última hora, é melhor você fazer pelo menos um mês antes da viagem. Entre aqui no site da Polícia Federal e siga as instruções, é fácil!

 

Visto:

No caso da Itália, não é preciso visto, basta o passaporte válido e você pode permanecer no máximo 90 dias como turista.

 

Seguro Saúde:

Sim, este você vai precisar, é necessário fazer um Seguro de no mínimo 30.000 euros de cobertura. Nem sempre pedem na imigração, mas você deve ter o comprovante do seguro, pois caso solicitem, deverá apresentar e se não tiver eles podem negar a sua entrada no país.

Pode ser que o seu cartão de crédito ofereça algum seguro mas em geral é somente para quem tem os super cartões, Platinum ou Black. Então antes entre em contato com o seu cartão e pergunte. Uma vez, utilizei, o meu cartão na época, oferecia a cobertura  pela minha experiência posso dizer que já precisei utilizar uma vez e funcionou, mas tive que pagar e depois, chegando no Brasil, uma burocracia enorme e fui reembolsada. Existem empresas que te dão cotações de várias companhias seguradoras, uma delas a Real Seguros.

E nós escolhemos esta empresa como uma parceria do blog. Contrate o seu seguro através da RealSeguros. O importante é que te dá um comparativo de preços das melhores seguradoras do mercado e todo atendimento em português. Peça aqui um orçamento e veja as melhores opções de seguro.

 

Escolhemos a Real Seguros de acordo com indicações de quem já viajou e usou o seguro, só assim você pode ter certeza se funciona o atendimento de determinada seguradora.

A Real Seguros é muito bem recomendada. Nós já usamos e aprovamos e nunca tivemos reclamações.

 

Passagem:

Para entrar na Europa você precisa ter a passagem de ida e volta. O que comprova que você permanecerá apenas o tempo permitido, os 90 dias contados da data de entrada no país. Pode ser o e-ticket.

 

Comprovante de hospedagem:

Podem pedir o comprovante de hospedagem e neste caso você deve apresentar o comprovante de reserva do hotel, comprovante de pagamento ou se no caso for um apto alugado, o comprovante do aluguel. Para escolher seu hotel, escolha pelo Booking, um site seguro e confiável e que é parceiro do Blog. Fazendo sua reserva por aqui, você não paga nada a mais por isso e ainda dá uma forcinha para o blog se manter. 

Booking.com

 

Comprovação dos 65 euros/dia:

Para permanecer na Europa, você precisa ter pelo menos 65 euros por dia. E podem pedir a comprovação deste valor para você. Claro que não vai levar todo este dinheiro, mas precisa comprovar que tem. Basta levar a copia de extrato do cartão de crédito comprovando que você tem aquele limite para gastar.

 

Estes dois últimos itens nunca pedem, mas para evitar problemas, tenha um e-mail salvo com a reserva do hotel ou endereço de onde vai ficar e também com o extrato do cartão. Simples assim.

 

Dicas importantes:

 

Malas:

Este item é importante, eu sempre identifico super bem as minhas malas – por fora, com a etiqueta, com nome, telefone,

e-mail, endereço  e por dentro ainda coloco uma folha com todos os dados escritos também. Importante coloque o endereço do seu destino, pois se não conseguirem telefonar para você eles mandam a mala para o endereço.

Por fim faço uma foto com a mala aberta e fechada. No caso de extravio isso tudo pode ajudar e muito. E a mala de mão?

O QUE PRECISO PARA VIAJAR - MALA DE BORDO

Depois que numa viagem perderam minha mala e eu fiquei sem roupa no verão da Europa de 40 graus por dois dias, aprendi a lição e levo sempre na malinha de mão duas blusas e trocas de roupas íntimas, além de escova de dentes, pasta, desodorante, assim, pleo menos posso sobreviver caso a mala desapareça, rsrsrs. Fica a dica!

 

Dinheiro:

Eu levo sempre o meu cartão de crédito internacional, antes de viajar entro no site do banco e ativo a opção para utilizar no exterior. Se você não sabe fazer pelo site do banco fale com o seu gerente e ele pode fazer para você. Gosto de levar também o Visa Travel Money, mas nos últimos anos não tem sido muita vantagem pois tem 6% de IOF como o cartão de crédito. E claro que levo também uma parte em dinheiro. Já tive meus cartões roubados numa viagem e foi um horror, pois liguei para cancelar e não sabia o número do Visa Travel que estava usando isso porque eles te dão dois, um de reserva. Resultado, o banco cancelou os dois por segurança e eu fiquei sem lenço nem documento. Por isso fica a dica, faça uma foto dos cartões como segurança, no caso de perda você sabe o número dos mesmos. Nunca levo meu dinheiro num só lugar. Divido em locais diferentes. No hotel, coloco no cofre junto com o passaporte, assim fico mais tranquila. Carrego comigo somente a foto do passaporte no telefone, caso precise dos dados para o Tax Free.

 

Compras:

Na Hora de pagar, pergunte sempre se tem Tax Free.              Não conhece? Tax Free é assim, você recebe de volta quando deixar o país os impostos embutidos nas mercadorias.

Antes de Viajar o que preciso? Tax Free

O percentual varia de acordo com a empresa administradora do Tax free chegam a 15% do valor da compra. Vale super a pena! Não são todas as lojas que oferecem o Tax Free. Algumas lojas tem um adesivo na porta ou no caixa, mas se não tiver pergunte sempre que fizer uma compra. Eles te darão um formulário para preencher ou eles mesmo preenchem, depende da loja. Aqui em Roma, é válido somente para compras acima de 154 euros eles vão te pedir o seu passaporte para pegar os dados e preencher do recibo Tax Free.

Então já sabe, leve o passaporte ou a foto dele, se está pensando em fazer alguma comprinha de valor superior a 154 euros.

Você pode até receber o valor do Tax Free até antecipado.

Em Roma tem um ponto bem em frente ao Pantheon porém, de qualquer forma, na hora de ir embora, no aeroporto, você deve apresentar as mercadorias compradas e o formulário Tax Free para carimbar. Nem pense em tentar dar uma de esperto, pois eles ficam com o número do seu cartão de credito e caso você não carimbe e deposite o formulário no aeroporto eles depois descontam o valor que já te foi reembolsado do seu cartão. Então faça tudo corretamente.

 

E quanto você pode comprar no exterior?

Cada pessoa pode gastar até 500 dólares em compras na Europa. Se você comprar mais poderá levar uma multa de 50% sobre o valor que ultrapassou.

Este controle é feito quando você volta para o Brasil, na hora de passar na alfândega. Fora deste limite você tem o direito de comprar um celular e uma câmera fotográfica por pessoa. Chegando ao Brasil, no Duty Free Shop você tem o direito de gastar mais 500 dólares em compras por pessoa. Dá uma olhadinha no site da Receita Federal. Tem todos os detalhes do que pode ou não comprar.

 

Você vai gostar também:

Onde ficar em Roma?

Dicas de transportes em Roma,

Como ir do aeroporto ao centro de Roma.

Como ver o Papa,

Onde comer?

 

 

55 comentários sobre “Tudo o que você precisa saber antes de viajar…

  1. Orjana

    Boa noite, Ana. Vou pra Itália mês que vem, mas a intenção não é retornar em 90 dias. Sei que pra isso, precisarei de visto. Só não faço ideia de por onde começar. Já dei entrada no passaporte. Quanto ao restante, será que pode me ajudar? Sei do seguro, vou fazer a cotação na Real. Mas quanto ao visto, como faço? Onde fazer?
    Grata desde já!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Orjana,
      Para turista que pode ficar até 3 meses na Itália, não precisa visto!
      Precisa de seguro viagem, hospedagem comprovação e o passaporte válido.
      Beijos
      Ana

  2. Alessandra

    olá Ana
    Esarei viajando para Roma no periodo de 22.11 a 03.dezembro, tenho uma duvida com relaçao ao visto, pois farei conexao de mais ou menos 4 horas, tenho que ter o visto de transito?

  3. Letícia

    Anna,
    estou adorando as suas dicas de Roma. Irei para lá final do ano. Não se se tem no blog, mas ainda não encontrei nada a respeito. Tenho algumas dúvidas.
    1. Eu não falou italiano. NADA. Você acha que com o inglês consigo me virar bem aí em Roma? Vou sozinha…
    2. Irei para Roma na virada do ano, como estarei fazendo intercâmbio em Malta, comprei a passagem bem no ano novo. Qual o melhor local para passar essa data? Digo, por estar sozinha, acha que é seguro sair de noite?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá João,
      O seguro é para atendimentos médicos, portanto independe de onde você estará hospedado. E o importante é saber que o seguro viagem cobre além de atendimentos médicos, extravio de bagagens, atrasos ou cancelamentos de voos, etc. Isso dependendo do plano que você fará. Faça um orçamento, é barato e além de ser obrigatório para a Europa é uma segurança pra você.
      Abs
      Ana

  4. Camila Henrikson

    Olá Ana!
    Sou Brasileira, mas resido em Dubai e irei para Roma mês que vem, mas ficarei só 6 dias, e eu mesma que comprei as passagens e hospedagem e não fiz nenhum seguro. É realmente necessário o seguro pra pouco tempo?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Maria,
      Leve com você uma carta convite. Que seus amigos podem fazer, indicando endereço e dizendo que vc estará hospede la por X dias.
      Abraços
      Ana

  5. Andréia Colovini

    E sobre a obrigatoriedade de vacinas?
    Eu entrei no site da Anvisa e entendi que para a Itália não são requisitadas vacinas para a entrada no país, você sabe sobre o assunto?
    obrigada

  6. Cibele Nunes Balbino

    Olá amei suas dicas! Embarco dia 12/04 pela segunda vez para Roma. Estou com data para voltar dia 20/04. Mas quero ficar. Estou confusa. Quero comprar um curso de italiano e ficar pelo menos 90 dias.
    Tenho um amigo italiano. Qual escola procuro? É melhor eu comprar lá ou terei que apelar por agencia no Brasil?

    Se tiver dicas, super agradeço!
    Grande beijo

  7. Bruna Santos

    Olá Anna, muito boas as dicas, de grande serventia, pois estou viajando para Roma no mês de Junho de 2017, infelizmente fiquei sabendo que o tempo lá estará bem quente, mas não tive como trocar meu mês de férias, enfim.. A questão é, se vou para casa de amigos com carta “Invito” nesse caso, quais precauções se descarta?? Me refiro a seguro viagem, a taxa de euro por dia, e etc.. Desde já agradeço, e fico aguardando sua resposta. Abraço.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Bruna,
      O seguro viagem é sempre obrigatório e também uma segurança para quem viaja. Até que custa pouco, faça uma comparação entrando na Real Seguros, a empresa parceira do Blog, eu já utilizei duas vezes quando fui ao Brasil e foi muito bom, além do que o atendimento é todo em português. Quanto ao valor exigido por dia, nunca me pediram, mas é uma regra, então por uma segurança é melhor ter pelo menos uma parte em euros e mais um cartão de credito. Dica: trazer euros é melhor pois com o cartão vc paga imposto e acaba gastando 6% a mais em tudo.
      Enfim, não se descarta nada, pois a hospedagem é mais um item exigido, além destes.
      Espero ter lhe ajduado,
      Bjs
      Ana

  8. Andréa Melo

    Boa noite Ana, gostaria de tirar uma duvida quanto ao seguro, ele afinal serve de que ? Devo apresentar que tenho seguro para entrar na italia, no entanto em que me serviria este seguro?? … irei a roma do dia 2/9 a 12/9 deste ano, e gostaria de saber como está o clima por ai nessa epoca.

    Abraçoo !!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Andréa,
      O seguro é obrigatório para viagens aos países da tratado de Schengen da união Europeia da qual a Itália faz parte. Portanto se você não tover pode ser barrada na entrada do País.
      Ele serve como o nome diz para assegurar que você tenha atendimento médico caso precisar, além de cobrir extravio de babagens, gastos gerados com cancelamentos de voos, etc. Tudo depende do seguro que você escolher. De acordo com as coberturas oferecidas. Faça o seu seguro, é importante e obrigatório!
      Em setembro o clima é bom, veja http://www.voupraroma.com/temperaturas-em-roma/
      Abs
      Ana

  9. Valéria Ramos

    Como disse a pouco, vou em janeiro/17, gostaria de saber onde posso comprar presentes infantis, já que ai, alguns acabam saindo mais em conta que aqui no Brasil, vc pode me ajudar?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Marcos,
      Não! O seguro se você fizer com a Real Seguros tem preços ótimos, é baratinho.
      Os 30.000 equivalem à cobertura mínima que deve ter o seu seguro caso precise utilizar, isso por lei.
      Para você ter uma ideia fizemos pela Real seguros um seguro de 1 mês de viagem para meu marido quando fomos ao Brasil e pagamos 230 reais. O valor do seguro é de acordo com a quantidade de dias, tipo uma semana custa bem pouco. Pode fazer a simulação e contratar aqui pelo Seguro Real. O atendimento foi excelente, testado e aprovado!
      Boa viagem
      Ana

  10. Luis Augusto Biazzi

    Olá,

    pretendo ficar dois meses em Roma, partindo em inicio de dezembro. Tenho cidadania italiana, mas, meu passaporte italiano está vencido há muito tempo e como estou muito atarefado não terei tempo para enfrentar a burocracia do consulado italiano em São Paulo, pretendo entrar como brasileiro mesmo.
    Gostaria de saber se poderia fazer o meu passaporte italiano em Roma, bem como outros documentos que um italiano normalmente tem, o CPF deles etc?
    Obrigado,

    Luis A. Biazzi

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Luis,
      Não pode fazer o Passaporte em Roma, apenas as pessoas residentes e com endereço comprovado podem.
      Assim igualmente para todos os outros documentos.
      Abs
      Ana

  11. Junior Souza

    Olá, obrigado pelas dicas, gostaria de tirar uma dúvida em relação a imigração, meu destino final é Espanha, mas ficarei um dia praticamente em conexão em Roma, o valor mínimo exigido para entrada no país será o da Itália onde passarei pela imigração ou o da Espanha? pelo que pesquisei os valores de cada uma são diferentes.

    desde já grato!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Junior,
      Considere que o destino que vale é aquele onde você vai estar fazendo turismo e portanto deve ter dinheiro para se manter ali.
      Leve a fatura do seu cartão, caso não pense em levar tudo em euros.
      Abs
      Ana

  12. Bruna

    Olá Ana tudo bem?
    Então!!! estarei viajando para Roma final de Maio e vou ficar 7 dias e gostaria de saber mais ou menos quantos você acha que devo levar em dinheiro só para ter uma ideia, estou meio perdida pois será a primeira vez que estarei viajando para outro País.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Bruna,
      Algumas dicas podem te ajudar e são estas que você leu no Post. Quanto por dia depende muito de onde você pretende comer, das atrações que pretende visitar etc.
      veja por exemplo quanto vai gastar para visitar o Coliseu e o Vaticano:
      http://voupraroma.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/colosseum-palatino-roman-forum/
      http://voupraroma.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/vatican-museum-sistine-chapel/
      Para comer uma pizza com uma taça de vinho ou uma pasta com uma taça de vinho ou um sanduiche (panino) com uma taça de vinho, uma média de 15 a 20 euros dependendo do lugar.
      Tem também opções mais baratas veja as dicas: http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma-perto-da-piazza-di-spagna/
      http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma-perto-do-vaticano/
      bjs
      Ana

  13. Bernadete A. Oscar

    Olá Anna, parabéns pelo blog!
    Estarei na Itália de 07 a 21/setembro próximo com uma amiga e iniciaremos visita por Milão. Gentileza nos informar se nessa cidade existe algum local onde teríamos condições de adquirir ingressos para os principais museus de Roma, onde chegaremos dia 17/set. Gostaríamos de comprar quando estivermos no país, pois dentro do possível, desejamos alguma liberdade/não ficar atreladas à uma data/hora específicos com muita antecedência e, se pudermos comprar em Milão seria melhor.
    Muita grata pela atenção e aguardo informações, bem como sugestões.

    abraços e sucesso!

  14. Fabio

    Olá.

    Através do site do consulado italiano, obtiver a informação de 3 meses de validade do passaporte, e nao 6.

    Mudou ??

    Obrigado
    Fabio

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Fabio,

      Como em alguns outros países da Europa a regra é 6 meses é melhor contar com 6 meses sempre, afinal muitos turistas vem para a Itália depois vão também à Paris, Londres, etc.
      Por isso preferimos contar sempre com os 6 meses que são exigidos por alguns países europeus.
      Abs
      Ana

  15. Vera Lucia Sabino

    Ciao, Anna!
    Come stai?

    Que beleza de blog esse seu!!! Melhor que isso, só 2 disso. rsrsrs
    Parabéns!!!!!

    Olha só… estou programando uma viagem de estudo à Roma (de 1º a 20 de outubro, mais ou menos).

    Já estive 3 anos seguidos na Europa:
    – num mês de MAIO em Portugal;
    – numa 2ª quinzena de AGOSTO em Londres e Paris; e
    – ano passado no início de SETEMBRO na Bélgica/Holanda/Alemanha/França.

    Peguei temperaturas maravilhosas nessas 3 viagens!!!
    O período mais frio foi ano passado na Bélgica/Holanda/Alemanha. Mas nada desagradável, pelo contrário… era um friozinho gostoso que variava entre 13 e 10º.

    OUTUBRO já é outono por aí, non è vero? Estará muito frio, hein?

    Grazie e um bacione!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Renata,
      Não claro que não é impecílio. O que eles desejam ter certeza é que a pessoa tem dinheiro e/ou alguma forma de se manter na cidade.
      Se você tem um extrato de conta já é uma comprovação também entende. é raro eles pedirem tudo isso, falamos por precaução.
      Quando vem?
      bjs
      Ana

        1. Anna25 Autor da Postagem

          Olá Renata,

          Viva! Que delícia…
          Precisando de dicas de hotel, ingressos, transfer é só pedir.
          Isso se você não encontrar no blog. Está tudo por aqui.
          Beijinhos e qualquer coisa só mandar recadinho.
          Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Claudionor,
      Tudo que você precisa você pode encontrar aqui no blog, digite na caixa de pesquisas o que você procura e assim poderá encontrar fácil tudo que te servirá.
      Caso precise de algo que não encontrou pode perguntar que te ajudo.
      Obrigada,
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>