VoupraRoma

Páscoa em Roma

 

Páscoa em Roma

 

Está pensando em passar a Páscoa em Roma? 

Então conheça um pouco das tradições e o que acontece no mês da Páscoa, e na Semana Santa em Roma.

 

Páscoa em Roma é diferente!

Talvez por estarmos pertinho do Papa, parece que tem mais emoção a páscoa por aqui!

 

Receber a visita de um Padre em casa é só uma das grandes emoções que acontecem por aqui nesta época. É isso mesmo… Um padre!

 

Veja mais sobre esta e outras tradições da Páscoa em Roma.

 

Aqui em Roma é assim… Uns 20 dias antes da Páscoa, você recebe na sua casa a visita de um Padre da igreja mais próxima, o Padre bate em todas as portas e entra na sua casa para abençoar você e a casa. Ele reza junto com você, espalha água benta e abençoa a casa e os que ali habitam,é incrível!  Emocionante.

Uma semana antes da visita, colocam um cartaz na porta do prédio avisando o dia que o padre virá. E claro se você quiser, depois que ele dá a benção, pode dar alguma doação para a igreja, mas não é nada obrigatório e na verdade ele nem pede.

Páscoa em Roma - Blog VoupraRoma

Depois vem o “Domingo de Ramos” que abre solenemente a Semana Santa. Relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e diz-se Domingo de Ramos no Brasil e Domenica delle Palme na Itália. Tem este nome, pois na época o povo cortou ramos de árvores (folhas de palmeiras, ramos de oliveiras, etc.) para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento. E também com ramos e folhagens de palmeiras nas mãos o povo aclamava o“Messias”.

 

Daí vem uma outra tradição da Páscoa em Roma…

 

Um domingo antes da Páscoa quando se celebra a “Domenica delle Palme” ou Domingo de Ramos no Brasil, em todas as igrejas de Roma e também na Piazza San Pietro, acontece uma missa e são distribuídos ramos de oliveira bentos. 

Você vai, assiste a missa e depois recebe um ramo de oliveira bento que leva para sua casa e o deixa lá até o próximo ano quando você faz a troca por um novo. A tradição diz que você deve queimar aquele ramo de oliveira do ano passado caminhando pela casa, como se fizesse uma limpeza com um incenso

 

Geralmente se coloca perto o ramo de oliveira perto de um crucifixo ou algum objeto religioso. Este aí da foto está na minha casa e no próximo Domingo de Ramos estarei na missa para pegar um novo ramo de oliveira bento.

Páscoa em Roma - Domingo de Ramos

Todo ano, o Papa realiza a Missa della Domenica delle Palme no domingo na Piazza di San Pietro, precisa de convite para entrar e os convites são gratuitos. Para saber as datas e horários dos eventos realizados no Vaticano, consulte sempre a agenda do Papa.

 

Para solicitar o convite, você deve enviar um fax. para o número (+39) 06 69885863 – Como o modelo do Vaticano está em italiano, deixo aqui para vocês um exemplo de como devem preencher:

____________________________________________________________________

Prefettura della Casa Pontificia

Modulo per la prenotazione dei biglietti

Data dell’Udienza Generale o celebrazione liturgica:

(Aqui você coloca a data e nome da celebração. Ex: Data – Santa Messa della Domenica delle Palme)

Numero dei biglietti richiesti:

(Aqui você escreve o número de convites que deseja)

Nome e Cognome:

(Aqui escreva o nome e sobrenome das pessoas)

Indirizzo e codice postale:

(Aqui escreva seu endereço e CEP)

Telefono:

( seu telefone com o código do país)

Fax:

(seu fax se tiver e também um e-mail por onde deverá receber a resposta)

____________________________________________________________________

No Domingo delle Palme acontece também uma tradicional festa romana, e esta só conhece quem vive em Roma e conhece bem as tradições.

É a Pasqua del Macelaio, saiba tudo sobre esta tradição, no post especialmente dedicado a Domingo de Ramos.

 

E na Sexta-Feira Santa acontece a encenação da Via Crucis que é realizada com a presença do Papa. Momento único e tão esperado por milhares de fiéis. Fica muito cheio, se você quiser ir, vá cedo. Veja os todos os horários e mais detalhes na agenda do Papa para a Semana Santa 2017.

 

E o que é a Via Crucis?

 

A Via Crucis ( vem do Latim e quer dizer Caminho da Cruz) é o caminho que Jesus percorreu com a Cruz desde o local da sua condenação até onde foi crucificado. São aproximadamente 600 metros marcados por 14 estações, sendo que cada uma representa um dos momentos difíceis do percurso, como as três quedas de Jesus, o momento em que encontra com Maria, e o momento em que retiram suas vestimentas para crucificá-lo.

COLISEU iluminado para a Via Crucis

Você já visitou o Coliseu? Sabe aquela cruz que tem lá dentro?

Pois é dali que se inicia o percurso da Via Crucis. E a última parte do percurso e também a mais emocionante acontece entre as ruínas da cidade antiga e os pinheiros, onde está localizado o Convento di S. Bonaventura, no Palatino.

 

A Via Crucis é realizada sempre na Sexta-feira Santa, partindo do Coliseu. Não precisa de convite, basta ir direto ao Coliseu.

 

E depois tem ainda mais dois eventos na agenda do Papa:

Sábado à noite – Vigília Pascal, na Basílica do Vaticano.

Domingo – Missa de Páscoa na Piazza San Pietro.

 

Para todos os dois precisa solicitar o convite. Faça conforme o exemplo mais acima.

 

Feriado: Segunda – feira depois da Páscoa aqui na Itália é feriado, que eles chamam de Pasquetta. Museus do Vaticano não abrem. Muitas famílias aproveitando o clima da primavera que já começa a nos deixar mais alegres com os primeiros dias de sol, aproveitam para sair de Roma, fazer o que se chama de gita fuori porta, que significa passeio fora de Roma, vão para algum lugar perto de Roma, como por exemplo; Frascati, Castelli Romani, Bracciano ou mesmo aproveitam o dia para fazer um PicNic num dos belíssimos parques de Roma. Quem sabe na Villa Pamplhili.

 

Olha o mapinha da Via Crucis para vocês terem uma ideia de como é o percurso:

MAPA - VIA CRUCIS

MAPA – VIA CRUCIS

Gostou?

Leia Também:

Domingo de Ramos em Roma 

Como ver o Papa em Roma

Basílica de São Pedro – Vaticano

Dicas para visitar a Basílica de São Pedro 

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Cúpula da Basílica di San Pietro

Onde comer perto do Vaticano

Coliseu – Roma

 

Planejando a sua viagem?

Reserve o seu hotel pelo blog no Booking.com o melhor site para reservas de hotel e que tem sempre ótimas ofertas. Entre aqui pelo blog e sem pagar nada a mais por isso você reserva o seu hotel e ainda ajuda o blog.
Booking.com

Certamente você irá precisar de um seguro. Contrate o seu seguro viagem aqui com a Real Seguros uma empresa que te dá a cotação de várias das maiores seguradoras e ainda oferece ótimos preços e ainda um excelente atendimento. 

 

Páscoa em Roma é mesmo emocionante!

20 comentários sobre “Páscoa em Roma

  1. Flavia

    Ola Ana, parabéns pelo site.
    Estarei em Roma exatamente na semana santa e estou cheia de duvidas.
    Vc sabe me informar sobre o funcionamento do Coliseu na sexta-feira santa? Procede a informação que funciona ate as 13H? Outra duvida, para participar da bênção do papa no domingo de páscoa preciso de enviar a solicitação?
    Muito obrigada,
    Flavia

  2. Patricia Campos

    Boa tarde Ana!
    Estou fechando meu roteiro para Europa e espero passar do dia 11 a 14/04/17 (terça a sexta da semana santa) em Roma, suas dicas estão ajudando muito. Mas fiquei com uma dúvida, qual horário costuma ser a Via Crucis na Sexta-feira? E qual a duração? Porque vamos sair de Roma nesse dia, então queria encaixar o deslocamento para a outra cidade (Madri) depois de participar da Via Crucis, você acha viável? E 3 noites em Roma é tempo suficiente? Agradeço desde já.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Patrícia,
      A Via Crucis é a noite, geralmente começa as 20:00h é sempre muito cheio e dura algumas horas, então acho melhor você ir no outro dia de manhã viajar. Se você fizer 3 dias inteiros em Roma vai conseguir ver o básico. Isso se você se programar e comprar ingressos antes para não perder tempo em filas, etc. Veja. http://www.voupraroma.com/visitar-o-coliseu-e-vaticano-sem-filas/ Aproveite nosso roteiro: http://www.voupraroma.com/principais-atracoes-de-roma-roteiro/
      abs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Bom dia Elizabete,

      Veja o Post sobre os Museus do Vaticano, você vai reparar que não abrem aos domingos. http://www.voupraroma.com/museus-do-vaticano-e-capela-sistina/
      Já se você se refere à benção do Papa, sim estará bem cheio, mas é um momento lindo!
      Assim que divulgarem a agenda do Papa para 2017 eu publico na página do facebook, se você ainda não curtiu, curti assim você acompanha as notícias atualizadas sobre Roma e novidades.
      ww.facebook.com/voupraroma
      Te espero por lá!
      Bacio di Roma
      Ana

  3. Fatima Loredo

    Ana
    Não passei fax, escrevi uma carta e anexei os formulários de solicitação dos bilhetes para as missas da páscoa 2017. Será que eles enviarão resposta??????

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Fátima,

      Sim eles costumam responder, mas a maioria envia fax mesmo.
      Aguarde mais um pouco pois carta as vezes demora alguns dias para chegar;

      Abs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Gisele,

      A agenda do Papa para desembro ainda não foi divulgada. Mas algumas coisas são sempre iguais, como as audiências papais que acontecem sempre quarta-feira, e o Angelus que acontece sempre aos domingos. Veja: http://www.voupraroma.com/como-ver-o-papa-em-roma/
      Assim que divulgarem a agenda para o restante do ano divulgamos na página do facebook. Você já curtiu? Passa lá. http://www.facebook.com/voupraroma
      bacio di Roma
      Ana

  4. Angela

    Boa noite
    Desculpe, acabei me preocupando e achar um fax e não tinha visto sua resposta,
    Consegui enviar a ficha por fax, mas não coloquei nenhum e-mail pra confirmação, só contato de telefone e já verifiquei e não tem nenhuma confirmação.
    E agora como faço?
    Onde pego o convite amanhã antes da missa?
    Me ajuda rsss

    Obrigada
    Bjos

  5. Angela

    Olá adorei as recomendações!
    Tem só uma dúvida
    Pra conseguir o bilhete gratuito, não tenho fax, sabe me informar em qual e-mail posso enviar o formulário?

    Obrigada !!!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá,
      Obrigada pela visita!
      Infelizmente não existe um e-mail, por incrível que pareça o Vaticano aceita o pedido somente por fax. e depois respondem via e-mail.
      É bem estranho mas é assim mesmo! rsrsrs
      Veja se alguém pode enviar para você e no fax coloque sim um endereço de e-mail onde eles te responderão.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Re,
      Obrigada! É aqui tinham que ser intensas as comemorações. Isso por que nem citei a agenda do Papa, com várias missas especiais.
      Bacio di Roma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>