VoupraRoma

Dicas para visitar a Basílica de São Pedro

Vamos visitar a Basílica di San Pietro!

E para começar, algumas dicas são preciosas:

 

Muitas dicas de quem vive na cidade para você visitar a Basílica de San Pietro (São Pedro) fácil, fácil.

 

Atenção:

Não é permitida a entrada com pernas e ombros à mostra, isto vale para homens e mulheres, portanto, vá coberto (bermudas, saias acima dos joelhos e camisetas regata nem pensar, os joelhos não podem aparecer e nem os ombros, não esqueçam). Já vi muito turista sendo barrado.

 

Chegando à Piazza San Pietro, você vai ver uma enorme fila, não se preocupe, é para passar no detector de metais, tipo aquele dos aeroportos. Então já sabe, objetos cortantes não entram.

Dica de quem mora aqui: Vá antes das 8:00h que você não pega quase fila e ainda aproveita para visitar a Basílica bem mais vazia, muito melhor! Depois aproveite para subir até a Cúpula, uma vista imperdível! 

Vista da Cupula da Basilica de São Pedro - Blog Vou pra Roma

Todas as quartas – feiras, dia da Audiência Geral na Piazza San Pietro, o Papa passa com o Papa-móvel entre os fiéis, neste dia a Basílica abre somente depois das 12:30h/13:00h. 

 

As fotos dentro da Basílica são permitidas exceto quando você descer para visitar as Tumbas dos Papas, que está no subsolo e é grátis, basta descer uma escada que fica perto do Baldacchino de Bernini. Respeite.

 

Já o Túmulo de São Pedro, só é permitido com visitas agendadas e guiadas e é pago. Veja como visitar a Necrópole e o Túmulo de São Pedro, visita incrível!

 

A visita à Basílica é grátis. Paga-se apenas para subir na cúpula. Veja o como subir na cúpula.

 

Para chegar a maneira mais fácil é pegar o metrô linha A e descer na estação Ottaviano. Passando pela catraca, saia à esquerda e siga a placa…

DICAS BASÍLICA SAN PIETRO -Blog Vou pra Roma

Continue seguindo pela Via Ottaviano e você vai passar uma praça e encontrar um cruzamento com semáforo, você vai ver o muro do Vaticano (foto abaixo), se você virar a direita e seguir contornando o muro vai chegar na entrada dos Museus do Vaticano. Mas, para ir à Basílica di San Pietro, basta continuar reto.

MURO MUSEUS DO VATICANO- Blog VoupraRoma

A este ponto você já pode avistar as gigantes Colunas da Piazza San Pietro. Você está prestes a ter uma das maiores emoções da sua vida…

PORTA ANGÉLICA - BASÍLICA DE SÃO PEDRO - Blog Vou´pra Roma

Passe pela Porta Angélica, mais uma das Portas da Muralha de Roma. Foi construída em 1563 na época do Papa Pio VI, como alternativa à Porta da Piazza del Popolo, para os peregrinos que vinham do norte e queriam chegar até a Tumba de San Pietro.

BASILICA DI SAN PIETRO - PORTA ANGELICA

Agora que você chegou, admire este espetáculo!

PIAZZA E BASILICA SAN PIETRO - Blog VoupraRoma

Surpreenda-se com esta visão…

A Piazza e a Basílica di San Pietro são realmente impressionantes! Como dizem os romanos..”Da rimanere senza fiato”, que significa “de ficar sem ar”!!!

Visitar a Basílica de São Pedro - Blog Vou pra Roma

Como eu madruguei a fila para o detector de metais estava bem pequena, por isso a dica que sempre dou aqui no blog, vá antes das 8:00h, turista que acorda cedo tem suas vantagens!!!

BASÍLICA DE SÃO PEDRO - FONTANA AO LADO DA PRAÇA

Aproveite para encher sua garrafinha com a água fresca desta bella fontana, bem ao lado da Porta Angelica, afinal água em Roma é grátis! E esta fontana bem ali, acredito que a água deve ser abençoada…

BASÍLICA DI SAN PIETRO - BLOG VoupraRoma

Observe as 284 Colunas, Il Colonnato de Bernini, as 140 estátuas de Santos dispostas sobre as Colunas que têm uma altura de 3,10 metros, a Cúpula majestosa de Michelangelo, as belas Fontanas, o grandioso Obelisco Egipcio, a linda fachada de Carlo Maderno, cada detalhe um mais deslumbrante que o outro…

Num próximo post vou falar somente sobre a parte externa da Basílica e toda a história.

 

Está vendo aquela janelinha aberta lá em cima, na direita? É lá que o Papa aparece nos domingos, para dar a benção aos fiéis que se aglomeram na Piazza. Exatamente na segunda janelinha.

PIAZZA SAN PIETRO

Já está emocionado não é mesmo? E isso é somente o lado de fora…vamos entrar… Veja tudo sobre o Interior da Basílica de San Pietro.

E se você quer se emocionar mais ainda, com certeza vai querer ver o Papa. Olha só os posts falando tudo sobre isso:

Como ver o Papa em Roma,

Angelus – Papa na Praça São Pedro em Roma 

Bateu fome e quer dicas de onde comer ali perto?

Veja minhas dicas aqui: Onde comer perto do Vaticano 
Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

 

Vai querer se hospedar perto do Vaticano? Ou mesmo em outro bairro… Veja aqui nossas dicas através do Booking.com que é parceiro do blog, muitas opções boas de hospedagem pra você. E você pode dar uma forcinha para o blog que recebe uma pequena comissão do Booking e não paga nada a mais por isso. O Blog agradece! 

 



Booking.com

Visite a Basílica de São Pedro (San Pietro) com as nossas dicas!

E suba também até a Cúpula, é imperdível!

 

58 comentários sobre “Dicas para visitar a Basílica de São Pedro

  1. Candice

    olá!!! Preciso de uma ajudinha! A entrada da Basílica é gratuita?? Vi em alguns sites de compra de ingressos, valores de 16 euros para a entrada na Basílica e fiquei confusa. E caso eu compre o ingresso para o museu do Vaticano, eu acabo dentro da Basílica??? Obrigada!! :)

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Candice,
      A entrada em todas as Basílicas de Roma é gratuita! Sim, existe um ingresso para quem deseja não pegar fila, mas eu não acho necessário desde que você vá cedo quando não tem fila.
      A fila na realidade é somente para passar no detector de metais, controle de segurança, portanto vá cedo e já visite a Basilica e a cúpula.
      Dos Museus para ir direto à Basílica, existe uma passagem na Capela Sistina mas é para os grupos e guias, portanto só com muita sorte para passar…
      bjs
      Ana

  2. Larissa

    Olá,

    Visitarei a Necropoli as 14h30, mas programei o Museu do Vaticano na parte da manhã. Levarei uma bolsa pequena com minha câmera. O Ufficcio Scavi informou que é possível deixar a mochila no guarda-volumes da Basílica, mas terei que enfrentar a fila, certo? Gostaria de saber se é possível deixar a mochila no guarda-volume do Museu do Vaticano e depois da visita a Necropoli, voltar para pegar. É possível acessar a àrea com os armários gratuitamente no Museu do Vaticano ou terei que pagar novamente para buscar minha mochila?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Larissa,

      A melhor opção é neste dia ir sem mochila e não precisar deixar em guarda-volumes. Se for de mochila melhor deixar no guarda-volumes da Basílica, pois quando terminar a visita à Necrópole você já estará dentro da Basílica, a visita termina no subsolo da Basílica e você vai sair por dentro dela e pode retirar facilmente.
      bjs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Felipe,
      Depende do horário que inciar as visitas. Nesta época a Basílica abre as 7h e fecha as 18:30h – se pretende subir até a cúpula somente até as 16h.
      Já os Museus o horário para a última entrada é as 16h fechando as 18h. Então se comprar os ingressos dos Museus antecipados e não pegar filas, chegue o mais cedo possível, visite os Museus e depois a Basílica.
      abs
      Ana

  3. Gisele Maisa Milmersted

    Olá! Adorei as dicas, mas, infelizmente estarei em Roma na semana que vem, e não tenho o convite para a audiência Papal de quarta feia, dia 15. Você sabe me informar se consigo participar, mesmo não tendo pedido com antecedência? Obrigada!!

  4. Sueli Catarina Bernardinetti Silva.

    Meu sonho é à Itália, ver,Roma, Veneza, Torre de pizza, etc espero ir no próximo ano . Se deus quiser. Não ver e ler c tudo que se refere à Itália ..Meu filho hora e netos , já foram três vezes. E vão no ano q vem novamente. Adoro seus cpost.

  5. Ivana Cristina Codo Custodio

    Olá! quanto tempo mais ou menos dura uma visita na Basílica. É possível fazer Basílica e Museus em uma tarde? Pegaremos muitos dias com tudo fechado em Roma, me restando só o dia 27 com Basílica e Museus abertos. De manhã vamos participar da audiência com o Papa.
    Obrigada.
    Ivana

  6. Bruna

    Olá!

    Vou pra Roma dia 06/11 e vou embora dia 09/11 de manhã cedo. Infelizmente no site oficial já não há mais ingresso para o Vaticano e a Capella Sistina. Entretanto, tenho o convite para participar da Audiência Geral com o Papa no dia 08 (quarta) as 10h. Acha que isso me facilitaria em comprar o ingresso para o museu lá na hora?

    Se não, saberia me informar qual o melhor horário para chegar lá e conseguir não pegar muita fila para comprar o ingresso? Vi que você falou ser melhor visitar a Basilica primeiro, mas no caso de eu não ter o ingresso, é melhor comprar antes?

    Os sites que disponibilizam o ingresso, sem ser o site oficial, estão muito caros e não entram no meu orçamento.

    Muito obrigada.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Bruna,
      Tem disponível sim para estes dias, você não deve ter visto pois os Museus disponibilizam apenas com 60 dias de antecedência os ingressos. Se entrar hoje verá até o dia 06/11.
      Espero ter lhe ajudado!
      bjs
      Ana

  7. Rodolfo Costa

    Seu site é incrivel!!! Me ajuda com um duvida!! Terei somente um dia inteiro + uma tarde em Roma que quero ver o principal, como organizo meu dia?? Antes de ver seu site estava em tirar o dia inteiro para fazer o Coliseu+Paladino pela manha e Vaticano após o meio dia…na tarde que tenho, andar pela cidade…me ajudaaaa.

    bjs

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Rodolfo,

      Depende de que dias são, se for uma sexta pode optar a visitar os Museus do Vaticano a noite (19h) assim ganha tempo. Isso é possível somente às sextas em alguns meses do ano, veja:
      http://www.voupraroma.com/museus-do-vaticano-visita-noturna/
      Se não for uma sexta então faça o Vaticano a tarde sim. Compre os bilhetes antecipados para não perder tempo em filas: http://voupraroma.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/colosseum-palatino-roman-forum/
      Esta agência que te reservou este hotel não foi muito legal com você. Poderia até perguntar à eles como faz com a locomoção. Muito longe… vou ver isso e te mando ok.
      Abs
      Ana

      1. Gabriela

        Oi, Ana
        Seu site é maravilhoso! Vc poderia me ajudar com algumas dúvidas?
        Terei 6 dias em Roma e um deles é uma quarta-feira. Eu gostaria muito de ir para uma audiencia geral com o papa, vc sabe como funciona? É só chegar?
        E outra, vc acha que vale a pena eu ir na Basílica de São Pedro e no museu do vaticano no mesmo dia da audiência geral ou acha que é muito lotado?
        Desde já, muito obrigada pela atenção!
        Abraço,
        Gabi

  8. Taciane

    Olá, esse blog é TOP. Ótima leitura e dicas perfeitas.
    Olha só, vc achar aque em quanto tempo vejo a basílica, museus e capela sistina. Infelizmente só tenho até às 14h pq de lá tenho que ir ao Coliseum e ao palato romano.
    Outra coisa, o tour nos museus tem áudio guide? Obrigada pelas informações. Viajo dia 20 de agosto.

  9. Leonardo

    Olá, eu estava com muitas dúvidas sobre a visita ao Vaticano!
    Principalmente sobre como “entrar” no Vaticano, e seu blog me ajudou bastante. Uma dor de cabeça a menos.
    Tenho apenas 1 dia de visita ao Vaticano, que será na terça, dia 14 de Novembro. Pretendo começar pela Basílica de São Pedro logo cedo. Sabe dizer se existe alguma entrada para o Museu do Vaticano dentro da Basílica?
    Estou doido pra comer no 200Gradi! Muito obrigado pelas dicas

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Leonardo,
      Que bom! Não tem entrada da Basílica para os Museus, existe uma dos Museus para a Basílica mas só para guias, ou seja tem que sair e entrar nos Museus, mas se tiver seus ingressos antecipados não terá problemas de filas.
      O 200 gradi é imperdível! Depois me conta, tá!
      Abs
      Ana

  10. Carla Silva

    Olá, parabéns pelo blog, é fantástico.
    Vamos para Roma no final de Junho.
    Somos uma família de 2 adultos e 3 crianças. Temos duvidas em relação à melhor forma de visitar o Vaticano. Inicialmente pensámos seguir a sua sugestão e visitar os museus logo cedo, comprando os bilhetes on line para as 9:30 e visitar a Basilica em seguida. Agora vimos no seu blog que talvez seja melhor visitar primeiro a Basilica e depois os Museus. Desta forma temos que comprar bilhetes para mais tarde. Tendo em conta que temos 3 crianças e que o objetivo é perder o mínimo de tempo em filas, o que é que a Ana nos sugere?

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Carla, visite logo cedo a Basílica e suba até a Cúpula. Chegando até no máximo as 08:00h não irá encontrar fila para a Basílica. A Basílica é grátis. Então sugiro que compre os ingressos antecipados para os Museus do Vaticano http://www.voupraroma.com/visitar-o-coliseu-e-vaticano-sem-filas/ Compre para umas 12:30h/13:00h assim podem fazer uma pausa e comer um panino ali pertinho antes e depois continuar. veja http://www.voupraroma.com/onde-comer-em-roma-perto-do-vaticano/
      Visto que estão em 5 pessoas convém contratar um transfer do aeroporto ao hotel, envie seus dados e receba um orçamento aqui.http://www.voupraroma.com/ncc/
      Bacio de Roma
      Ana

  11. Cecilia

    Ola! Ótimas dicas.
    Estarei em Roma em um final de semana. A minha dúvida é se posso visitar a Basilica de São Pedro no domingo bem cedo e ficar até 12h para o Ângelo? Se eu entrar bem cedo pegarei muita fila?
    Obrigada

  12. Sabrina

    Olá! Gostaria de saber se, indo de manha visitar os Museus do Vaticano, ao final é possível entrar direto na Basilica de Sao Pedro sem enfrentar fila? Li isso em algum lugar e não sei se procede. Caso a resposta seja não, a melhor ordem seria entao visitar a Basilica bem cedo e só depois ir aos Museus? Obrigada!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Sabrina,

      Eu prefiro a Basilica logo cedo, depois subir até a cúpula quando ainda não tem filas, e depois visitar os Museus, visto que para os Museus você terá o ingresso sem fila comprado antecipado.
      Bjs
      Ana

  13. ALE

    Adorando seu blog e suas dicas. Poderias me ajudar com algumas dicas:

    Estarei em Roma agora. Em plena Páscoa, de 14/04/2017 a 17/04/2017. Minhas dúvidas são:

    – Os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro abrem normalmente para visita?

    – Na Pasquita em Roma que é feriado, seria o dia que alugaria um carro e partiria para Toscana. Sabe me dizer se as locadoras na estação Termini abrem normal?

    – Roma Pass 48h , a 1ª atração poderia ser usada nos Museus do Vaticano?

    – Para assistir a missa do domingo de Páscoa, às 10:15 precisa de convite, certo? A única maneira de conseguir este convite é enviando um FAX? Não existe um pedido através de e-mail?

    – A Galeria Borghese eu compro o ingresso antes pela internet e depois ainda tenho que marcar o horário? Se sim, é feito pela internet ou tem que telefonar?

    Grata desde já

    Alê

  14. Geane

    Olá. Estou amando seu blog!
    Vou em julho e parece que não haverá audiência…. o papa aparece aos domingos tb, mesmo em julho?
    Outra coisa: sobre a visita ao túmulo de Pedro ( scavi) é necessário pagar e com antecedência?
    Obrigada e novamente parabéns!

  15. Thiago

    Oi Anna!

    Excelente blog, muito informativo e objetivo! Obrigado por compartilhar!

    Queria pedir sua ajuda…
    Estarei em roma agora em Dezembro e pretendo visitar os Museus Vaticanos, a Capela Sistina e a Basílica, incluindo a cúpula (q Deus me ajude!)

    Pelo que entendi, para entrar no Vaticano e na Basílica é grátis. Porém, para entrar nos Museus e na Sistina é pago.

    Minha dificuldade é com a venda de ingressos que contenham audioguias em Português, pois não curto muito visitar sem saber direito o que estou vendo. Já vi sites vendendo audioguia pra Cúpula, pra Basílica, para os Museus, mas são todos em valores altos que dizem incluir ingressos “fura-fila” e os guias.

    O que você me aconselha neste sentido?

    Desde já, muito obrigado!
    Thiago.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Thiago,
      Museus do Vaticano – a Capela Sistina está dentro dos Museus do Vaticano, portanto um único ingresso e visita os Museus e a Capela Sistina.
      Pode comprar antecipado para evitar as filas – http://voupraroma.rgi.ticketbar.eu/pt/ticketbar-rome/#TopProducts
      Ou pode ir pegar a fila que é grande e comprar na hora, na entrada dos Museus pode alugar o audio-guia em Português.

      Basílica San Pietro é Grátis, oque os sites vendem são ingressos para quem não quer pegar a fila de entrada, porém basta chegar cedo e não vai pegar fila. O audio-guia aluga na entrada da Basílica.
      Cúpula é a pagamento – veja aqui os detalhes http://www.voupraroma.com/cupula-da-basilica-de-sao-pedro/

  16. YAN BISCUOLLA

    Olá,muito bom seu site. Parabéns
    É a minha primeira vez em Roma e estou bem informado graças o site. Tenho uma pergunta simples: Vou andar com um mochila em todos os lugares que vou e sei que no Coliseu não pode entrar de mochila, tem algum outro lugar que não pode? que vc saiba? Obrigado

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Yan,

      Obrigada!
      Então, depende muito do tamanho da mochila se for pequena não tem problemas, se for muito grande os museus não deixam entrar mas não se preocupe tem sempre o Guarda volumes.
      Boa viagem!
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Denise,

      Se deseja estar perto do Metrô sugiro perto da estação Barberini do Metrô, ótima localização, ou um lugar também perto do metrô com preços melhores perto do metrô Repubblica, dali até a estação de trem são uns 400 mtos, bom se você pretende fazer um bate e volta de trem até outra cidade. Veja http://www.voupraroma.com/piazza-della-repubblica-roma/
      http://www.voupraroma.com/roma-a-firenze-bate-e-volta-ou-nao/
      http://www.voupraroma.com/bate-e-volta-de-roma-a-orvieto/
      Se quiser mais dicas de hotéis me manda um e-mail.
      bjs
      Ana

  17. Drianlly

    Primeiro parabens pelo blog.
    Tenho certeza que ajuda bastante gente, inclusive eu, a planejar um roteito aproveitando todo o tempo disponivel.
    Eu gostaria de saber se, aos domingos, os Museus do Vaticanos estao abertos aos turistas.
    Obrigada!

  18. Tereza Maria lima

    Olá,
    Parabéns pelo blog!
    Suas dicas são fantásticas.
    Pretendo viajar para a Itália final de setembro e estou montando um roteiro baseado nos posts que você publica. Fico 3 dias em Roma e planejo ir no Vaticano no dia 30/09 mas estou com uma dúvida. Li algo sobre entrada grátis na capela sistina no último sábado do mês. Não sei se isto procede. Caso seja verdade, acha que vale a pena? Será que não fica muito cheio?
    Obrigado
    Abs

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Leticia,

      Que bom! Fico muito feliz com isso.
      Já curtiu a nossa página no facebook? Curta e se você gosta, convide seus amigos também. Vou adorar!
      bjs
      Ana

  19. LARA

    olá, primeiramente parabenizo pelas dicas, muito úteis e bacanas!
    Queria saber se realmente a basílica não abre as quartas feiras de audiências papais, no período da manhã. Como irei estar presente na audiencia, pensei em visitar a basílica antes da audiencia, estando la as7hrs. No site do vaticano fala que abre todos os dias as 7 horas…
    Obrigada!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Lara,

      A Basílica nos dias de Audiência Geral (quartas-feiras)abre apenas quando termina a audiência na praça. Por volta de 12:30/13:00h
      Pela manhã permanece fechada!
      Bjs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Leidiane,
      Eu aconselho visitar a Basílica logo cedo, as 8h sem fila para subir na cúpula, sem fila para entrar e depois os Museus, visto que estes é sempre melhor comprar os ingressos antecipados para evitar as enormes filas.
      bjs
      Ana

      1. João Victor

        Boa noite,

        Chego em Roma dia 28 de abril e irei ao Vaticano no sábado, 29.

        Estou com algumas dúvidas.

        Preciso comprar entrada para a Basílica de são Pedro?
        Para os museus e capela sistina sim, correto?

        Agora minha principal dúvida. Se eu comprar ou não a entrada para Basílica e ainda subir a cúpula, como compro as entradas para os museus e capela sistina com horário marcado? Posso comprar pras 10h e entrar após isso? Ou acha melhor comprar as entradas dos museus para 12h por exemplo.

        Aguardo o retorno e parabéns pelo blog. Tem me ajudado muito.

        Att,
        João Victor.

  20. Denise Rincon

    Ola Anna, estou adorando seu blog!! Tenho lido tudo!! Estarei em Roma de 12 a 16/06. Gostaria de sua opinião: comprei o ingresso do Vaticano com cafe da manha, as 7:15, portanto so poderei visitar a Basilica de Sao Pedro depois do museu e Capela Sistina. Vc acha melhor eu ir na Basilica num outro dia cedo? Ou aproveito que ja estarei por la e visito apos o museu Vaticano mesmo? Aguardo seus comentários. Obrigada!

  21. Anna25 Autor da Postagem

    Olá Denise,
    Aproveite e tente visitar no mesmo dia, mesmo porque vc vai estar lá cedo, dentro da Capela Sistina no fundo a direita existe uma passagem que é para quem esta com guias e sai direto dentro da Basílica sem ter que pegar a fila. tente passar por ali, muitas vezes os seguranças deixam, outras não. É na sorte!
    bjs
    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>