VoupraRoma

Um restaurante perto do Vaticano onde falam português

Onde comer perto do Vaticano? Que tal um restaurante histórico de Roma onde falam português.

 

Perto do Vaticano, um tradicional e histórico restaurante italiano onde você pode ser atendido em português. Você pode saborear as delícias da tradicional culinária Italiana/romana e sextas e sábados também a maravilhosa culinária portuguesa, tudo isso num local histórico de Roma.

 Tre Pupazzi é um restaurante Romano histórico.

Os proprietários, um casal muito simpático; Carlo Massa um romano e Fátima Afonso uma portuguesa te recebem com muita atenção. 

Imaginem que o restaurante surgiu em 1950 e na época era uma Osteria.

E o que é uma Osteria? Eram locais onde serviam somente o vinho e as pessoas podiam levar a sua comida. Em 1988 o pai de Carlo comprou o local e em 2003 o passou ao filho que até hoje mantém a tradição do restaurante em oferecer a excelente e tradicional culinária típica italiana e romana e como diferencial, desde 2010 oferece também os maravilhosos pratos da culinária portuguesa preparados por Fátima.

Localizado no Borgo Pio uma rua histórica de Roma, o prédio do século XVI é tombado, ou seja, não são permitidas modificações na estrutura, por isso mantém as características medievais originais com paredes muito grossas e teto em madeira rústica, muito bonito e aconchegante!  Para os dias de primavera e verão as mesas na parte externa são um atrativo a mais, afinal o Borgo Pio é um charme!

Restaurante Tre Pupazzi - perto do Vaticano - Blog VoupraRoma

Restaurante Tre Pupazzi – perto do Vaticano – Blog VoupraRoma

A simpatia do casal é de se notar. Um excelente atendimento aos clientes, os garçons que falam português e os maravilhosos pratos fazem o sucesso do restaurante que está sempre cheio.  

Mas vamos falar dos pratos portugueses do Restaurante Tre Pupazzi!

Como uma amante da culinária portuguesa que sou, fui no sábado, pois queria experimentar os pratos portugueses!  

 

Pedi de entrada os “Pasteis de bacalhau” (não são pasteis, mas sim bolinhos ou croquetes como dizemos nós do Brasil, uma porção com três bolinhos de bacalhau) servidos graciosamente numa cestinha. Só de olhar já ganhou nota 10! Adoro esta preocupação com a aparência, além da qualidade da comida. Olha que graça! 

Tre Pupazzi - bolinhos de bacalhau - Blog VoupraRoma

Tre Pupazzi – bolinhos de bacalhau – Blog VoupraRoma

E os bolinhos… Preciso dizer? Eram sequinhos e dava para ver a quantidade de bacalhau desfiado dentro, muito bom! Ficou com vontade?

Bolinhos de bacalhau-Tre Pupazzi - Blog VoupraRoma

Bolinhos de bacalhau-Tre Pupazzi – Blog VoupraRoma

Depois eu comi um Bacalhau com Natas – bacalhau cozido e desfiado preparado com um molho bechamel à base de creme de leite, com batatas raladas sobre e gratinado ao forno. Tipo um suflê, era maravilhoso! 

Bacalhau com Natas - Tre Pupazzi - Blog VoupraRoma

Bacalhau com Natas – Tre Pupazzi – Blog VoupraRoma

E meu marido pediu o Bacalhau a Vasco da Gama. Um filé de bacalhau bem alto, ao forno com uvas passas, cebolas, pinoli e tomatinhos, acompanhado de batatas em rodelas fritas, tipo chips caseira, deliciosas! Uma combinação agridoce muito interessante.

Bacalhau a Vasco da Gama - Tre Pupazzi - Blog Vou pra Roma

Bacalhau a Vasco da Gama – Tre Pupazzi – Blog Vou pra Roma

Pedimos para acompanhar um vinho da casa delicioso. E claro que eles oferecem também uma boa carta de vinhos italianos e portugueses.

Depois de tudo isso claro que de sobremesa eu tinha que comer os famosos Pastéis de Nata… Cortei pra vocês verem por dentro, que delícia!  E para finalizar, um licor Beirão, do qual eu já sou fã há tempos. Sempre que passo pelo Free Shop de Lisboa pego pelo menos um Beirão. Experimente, é uma delícia! Os pratos são muito bem servidos, porções realmente grandes e estava tudo muito bom. 

Pastel de Belém e licor Beirão-Tre Pupazzi-Blog VoupraRoma

Pastel de Belém e licor Beirão-Tre Pupazzi-Blog VoupraRoma

São muitos os tipos de pratos a base de bacalhau no cardápio. Fátima nos contou que em Portugal, eles costumam dizer que têm 365 tipos de pratos de bacalhau, um para cada dia do ano. Que maravilha, adoro bacalhau!  

E os pratos típicos Italianos e Romanos?

São várias opções de pratos, incluindo os típicos romanos, pizzas, as pastas das mais tradicionais romanas até as mais elaboradas com tartufo (trufas). 

A pasta “cacio e pepe” que eles preparam já me disseram que é fantástica, esta ficou para uma próxima vez. 

Vejam todas as opções do cardápio no site do Tre Pupazzi.

Mas e os preços?

Posso dizer que pela qualidade e porções que oferecem, além do atendimento que é maravilhoso, os preços são muito bons.

As pastas em torno de 10/12 euros, um dos tantos tipos de Bacalhau, porções muito bem servidas, em torno de 20 euros.

 

Podemos dizer que é um pedacinho de Portugal em Roma, pois ali além de poder comer os deliciosos pratos portugueses você vai ser atendido em português. E é o único restaurante que oferece a culinária portuguesa em Roma e ainda está numa Rua histórica. 

Onde fica?

Borgo Pio, 183/esquina com Via dei Tre Pupazzi (daí o nome).

Como chegar?

Fica bem pertinho do Vaticano, veja o mapa, basta você pegar o metrô linha A e descer na estação Ottaviano. Dali caminhar em direção a Piazza San Pietro, é uma travessa da Via Ottaviano, muito fácil de encontrar.

 

O Blog VoupraRoma agradece o convite do Ristorante Tre Pupazzi e deixamos claro que as nossas opiniões neste texto condizem com nossas reais impressões. 

Veja também:

Onde comer em Roma perto do Vaticano?

Como ver o Papa em Roma?

Dicas para visitar a Basílica de São Pedro 

Onde ficar em Roma

 

Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

 

Você pode ir ao Tre Pupazzi comer um dos deliciosos pratos da típica culinária romana/italiana de segunda a sábado ou da culinária portuguesa as sextas e sábados e depois pode aproveitar para  fazer um lindo passeio pelo Borgo Pio, ver Il Passeto (a passagem elevada que vai do Castelo Sant’Angelo ao Vaticano), caminhar pelos Borgos históricos romanos. Programa imperdível em Roma!

4 comentários sobre “Um restaurante perto do Vaticano onde falam português

  1. Salette Oliveirs

    Comida optima, atendimento cinco estrelas com cumprimento especial da Sra D. Fátima quando tomou conhecimento de que eramos portugueses de passagem por esta cidade maravilhosa, carregada de historia e capaz de nos tirar o fôlego …

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Salette,
      A Fátima é uma pessoa maravilhosa e a comida então nem preciso comentar! Adoro, sempre que posso estou por lá para comer uma autêntica comida portuguesa.
      Bjs
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>