VoupraRoma

Tradições de fim de ano em Roma e no Brasil.

Como são as tradições de final de ano em Roma e no Brasil?

 

As tradições de final de ano na Itália! Sou de São Paulo – Brasil, onde está concentrada a maior colônia italiana fora da Itália, ou seja temos muitos italianos e descendentes de italianos em São Paulo e também na região Sul do Brasil. Isso certamente nos trouxe muitas influências das tradições e cultura italianas.

 

Um exemplo simples como comer lentilha na noite de Réveillon quando o relógio marca meia noite, coisas da cultura italiana mas que nós de origem italiana também seguimos mesmo no Brasil. 

Aqui eles comem as lentilhas à meia noite para ter riqueza por todo ano, dizem que quanto mais se come mais riqueza você deve atrair. Eu como também… Melhor seguir a tradição! rsrsrs

 

Uva e melograno (romã) aqui na Itália também devem estar presentes em sua mesa de réveillon. Nós no Brasil também comemos uvas e romã para trazer prosperidade a diferença é que nós depois deixamos as 7 sementes na carteira, aqui somente comem.

 

Já aquela coisa de escolher a cor da “calcinha” para a noite de réveillon é coisa de brasileiro, aqui na Itália a calcinha e a cueca também, acreditem… São sempre vermelhas e todos compram mesmo! Tem roupa íntima vermelha em todas as vitrines de Roma, dizem que traz sorte! E os homens também fazem questão de passar de cueca vermelha… Se estiver em Roma no Réveillon, já sabe! rsrs

Nós brasileiros acho que somos mais criativos, escolhemos a cor branca para paz, amarela para dinheiro, vermelha para amor e assim vai…kkk  

E mais uma coisa que é bem diferente, pode ser devido ao clima, afinal aqui na Itália passamos o fim de ano em pleno inverno…

Os italianos depois do cenone di capodanno (ceia de réveillon) jogam Bingo, isso para quem passa em casa com a família ou com amigos, hábito comum. Mas tem também lugares que fazem festas com música e o pessoal pode dançar e se divertir. No Brasil como estamos em pleno verão, a grande maioria vai à praia ver os fogos de artifício e curtir aquela vibração ou vai participar de alguma festa bem animada e dança até o amanhecer… O clima ajuda!

 

Corsa di San Silvestro em Roma ou Corrida de São Silvestre em São Paulo – Brasil. 

Um pouco da história da Corrida de San Silvestro (São Silvestre).

Eu como Paulistana sempre pude assistir a Corrida de São Silvestre que acontece todos os anos no dia 31 de dezembro em São Paulo, mas confesso que nunca pesquisei sobre a origem, quando cheguei a Roma vi que aqui acontecia também a Corrida San Silvestro e me interessei por mais detalhes, fui pesquisar e conhecer um pouquinho sobre esta tradição.

 

San Silvestro, um Santo que foi um Papa da igreja católica de 314 a 355 d.C, morreu próprio no dia 31 de dezembro e a igreja então escolheu esta data para a sua canonização.

A Corrida de São Silvestre é reconhecida como um dos principais eventos de atletismo de Rua da América sendo a mais antiga e tradicional corrida de rua no Brasil. É realizada anualmente em Sampa (São Paulo) no dia 31 de dezembro e levou este nome na realidade porque este era o Santo daquele dia. Teve início em 1924 quando numa viagem à Paris, Casper Líbero teve a oportunidade de presenciar uma curiosa corrida de rua, com tochas de fogo. No mesmo ano resolveu então criar algo parecido em São Paulo e dia 31 de dezembro de 1924 teve início a Tradicional Corrida.  A Corrida acontecia à meia noite de 31 de dezembro como uma forma de dar tchau ao ano que terminava.

Tornou-se conhecida internacionalmente quando em 1945 abriu a participação para atletas de todo o mundo. No seu início contava apenas com 60 atletas participantes, hoje já conta com mais de 10.000 inscritos.

Atualmente em São Paulo a prova é de 15 km e acontece na parte da tarde e não mais à meia noite.

Em Roma também a corrida de San Silvestro acontece todos os anos no dia 31 de dezembro e tem um percurso de 10 km. 

Você pode participar de forma competitiva ou não competitiva.

Está em Roma? Se você é um atleta ou apenas gosta de esportes e quer se inscrever ainda dá tempo. Ou pode ir somente para assistir também.  Entre no site e faça sua inscrição!

Afinal não é todo dia que se tem a oportunidade de correr pelas ruas de Roma no Réveillon!  

 

E vamos seguir as tradições seja na Itália, seja no Brasil, afinal não custa nada entrar o ano com pé direito! 

Um brinde à vida!

Um brinde à vida!

Mais um ano que passou voando…

E você passou voando também? Viajou muito? 

 

Já começou a planejar as suas viagens para o próximo ano?

Vem pra Roma!

E antes de vir, veja nossas dicas aqui embaixo:

 

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Clique aqui embaixo e veja um comparativo de preços:

Seguro viagem geral 468x60

 

Reserve o seu hotel aqui pelo Booking que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! :lol: Vale para qualquer parte do Mundo! 

Reserve por aqui: 


Booking.com

Quer saber tudo sobre Roma?   

Curta no facebook  

Siga no Instagram  

Espero vocês por lá!

 

Antes de viajar – tudo o que você precisa saber

Reservar hotel – onde é melhor ficar?

Algumas opções de hotéis BBB

Chegando a Roma

Como ir do aeroporto ao centro?

Transfer especializado

Bate e volta 

Natal e Reveillon dicas

 

Tradições italianas na passagem do ano!

Se você vai passar o Réveillon em Roma é sempre bom saber das Tradições! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>