VoupraRoma

bate e volta Roma – Castel Gandolfo e Frascati

Bate e Volta partindo de Roma conhecendo Castel Gandolfo e Frascati 

 

Fazer um bate e volta para conhecer Frascati e Castel Gandolfo é um delicioso passeio que você pode fazer partindo de Roma.

As duas cidades fazem parte de Colli Albani, uma cadeia de montanhas vulcânicas que compreende várias cidadezinhas, famosa por seus vinhos brancos (Frascati) esta região é chamada também de Castelli Romani.

 

Castelli Romani?

Sim, o nome se deve ao fato de serem pequenas cidades que cresceram em volta dos castelos que na época, eram construídos pelos Papas. Frascati, no caso, é a maior delas.

 

Castel Gandolfo

Uma cidadezinha que está há uns 30 km de Roma. As principais atrações são o Lago Albano, um maravilhoso lago de origem vulcânica e a Residência de férias do Papa. 

LAGO ALBANO - CASTEL GANDOLFO - FOTO Ana Venticinque

LAGO ALBANO – CASTEL GANDOLFO FOTO Ana Venticinque

Quando está calor os romanos costumam ir muito para esta região. Castel Gandolfo tem restaurantes à beira do lago, que no verão ficam lotados de romanos. A região tem também a fama dos bons vinhos, acho que você já deve ter ouvido falar do Frascati. Um vinho branco leve e delicioso para os dias mais quentes.

CATEL GANDOLFO E FRASCATI - FOTOS Ana Venticinque e wiki commons

CATEL GANDOLFO E FRASCATI – FOTOS Ana Venticinque e wiki commons

 

Como chegar a Castel Gandolfo:

Dá pra ir de Trem, ônibus ou carro.

 

Eu dou a dica: Se não está sozinho, talvez seja mais interessante alugar um carro em Roma, assim depois pode ir até Frascati, o pôr do sol em Frascati na época da primavera e verão é maravilhoso!!!! Assim você aproveitará muito mais.  E se você colocar tudo na conta, metrô ida e volta mais trem ida e volta, no final a economia não será assim tão grande. Pense nisso.

Quer ter uma idéia de quanto custa ou até mesmo já fazer sua reserva? A rentcars é uma boa opção, pois oferece a cotação das mais conhecidas locadoras. Se você reserva por aqui não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.




Ou ainda se você não quer dirigir, pois vai beber um vinhozinho, pode também contratar um passeio com motorista especializado e que fala português. Veja como aqui. Se estiverem em 4 pessoas vale muito a pena.

 

Bom ai vão as opções para vocês decidirem:

De trem: Na estação Termini pegue o trem regional Roma – Albano e desça na estação Castel Gandolfo. Fique de olho para não perder a estação onde deve descer. O bilhete custa 2,10 euros e não esqueça que deve validar seu bilhete na maquininha verde antes de embarcar. Na ida e na volta. Se comprou on line, imprima e não tem que validar nada.

De ônibus: Pegue o metrô linha A até a estação Anagnina. Quando descer na estação, compre seu bilhete na tabacaria ou banca de jornal na própria estação, Roma – Castel Gandolfo da empresa Cotral, custa 1,30 euros.

De carro: saia de Roma pela saída 23 do GRA ( Grande Raccordo Anulare – tipo o Anel Viário para nós paulistas), siga pela Via Appia, seguindo as placas da direção Albano – Velletri, e mais na frente quando aparecer placas Castel Gandolfo, siga.

PIAZZA DELLA LIBERTA - CASTEL GANDOLFO - FOTO Wikicommons

PIAZZA DELLA LIBERTA – CASTEL GANDOLFO – FOTO Wikicommons

Chegando em Castel Gandolfo se você for de trem ou ônibus, vai ter que encarar uma caminhadinha de uns 20 minutos… Pense que vai caminhar uns 20 minutos para chegar até a Residência de férias do Papa, depois vai descer até o lago e depois para pegar o trem ou ônibus terá que subir novamente, não é muito fácil…ainda mais no verão…

CASTEL GANDOLFO - RESIDENCIA DE FÉRIAS DO PAPA - FOTO Wiki commons

CASTEL GANDOLFO – RESIDENCIA DE FÉRIAS DO PAPA – FOTO Wiki commons

Chegando, para um dos lados você vai ver o lago, para outro a cidade…caminhe para o lado da cidade, subindo, aprecie a beleza da cidade, ali estão vários restaurantes com vista panorâmica do lago e no final da Rua está a Residência de férias do Papa e também residência do Papa Bento XVI atualmente. Mais uma caminhada descendo e você chega ao Lago…Lindo.

Na época de verão tem pedalinhos, caiaques e cadeiras para alugar , você pode curtir uma praia de lago…leve toalha e biquíni.

CASTEL GANDOLFO - LAGO ALBANO - FOTO Ana Venticinque

CASTEL GANDOLFO – LAGO ALBANO – FOTO Ana Venticinque

Para comer: Os restaurantes à beira do Lago são tudo de bom, eu escolho sempre ou um dos tantos restaurantes para comer uma boa pasta, talvez a melhor pedida se você pretende ir depois até Frascati. Pois ai você pode deixar para comer a porchetta em Frascati, numa típica fraschetta.

 

E oque é fraschetta?

Um restaurante típico italiano onde você pode levar oque vai comer e consumir somente o Vinho e também tem algumas que vendem as comidinhas, neste caso tem balcão repleto de delícias, você escolhe tudo o que deseja, Porchetta ( porco assado a lenha), Mozzarella, Prosciutto, verduras grelhadas, salames, queijos, etc. então eles pesam e você pega tudo e leva pra mesa, além claro do vinho da casa ( um bom Frascati)…delícia!

ALMOÇO NA FRASCHETA  - FOTO Ana Venticinque

ALMOÇO NA FRASCHETA – BEIRA DO LAGO ALBANO – FOTO Ana Venticinque

O nome deriva do vinho Frascati. Com uns 10 euros você come e bebe muito bem. Delicioso!!!

 

Estas fraschettas são típicas da região e em Frascati então é imperdível pois, estão no alto da cidade e com vista panorâmica. Enquanto você toma seu Frascati e come a tradicional porchetta aprecia um pôr do sol espetacular!!!!

Para chegar nesta rua, você passa pela praça onde está a Catedral, atravessa por dentro de uma galeria de lojas e chega em uma outra pracinha cheia de barraquinhas vendendo a Porchetta, salames e queijos…É aí que você pode comprar oque deseja comer e depois ir até uma fraschetta, já com suas comidinhas, sentar e comprar somente o vinho, um verdadeiro e refrescante Frascati….passe pela pracinha e siga em frente…aí você já vai avistar as Fraschettas….esta rua cheia de mesinhas que você está vendo na foto abaixo. Basta sentar e pedir um litro de Frascati….abrir seus pacotinhos de porchetta, salame, queijos que você já comprou e aproveitar!!!!!! Um dos lados bons da Itália é este, tudo muito simples, você se sente relaxado!

FRASCATI - POR DO SOL COMENDO NA FRASCHETTA - FOTO Ana Venticinque

FRASCATI – POR DO SOL COMENDO NA FRASCHETTA – FOTO Ana Venticinque

Adoroooo, sempre que posso vou a Frascati no fim do dia.

É lindooo e delicioso!!! Não deixe de experimentar a porchetta.

PORCHETTA DE FRASCATI - FOTO Ana Venticinque

PORCHETTA DE FRASCATI – FOTO Ana Venticinque

Ainda em Frascati aproveite para fazer um passeio pela cidade, é encantadora, com suas ruas e construções de época, além da belíssima Villa Aldo Brandini, cercada por um jardim lindíssimo e data do início do Barroco, 1598. Está bem de frente para a praça principal da cidade. Além de outras Villas e da Catedral Barroca. 

 

FRASCATI - FOTO Wikicommons

FRASCATI – FOTO Wikicommons

E pra chegar a Frascati partindo de Roma, como se faz?

 

De trem: pegue o Trem Regional  Roma – Frascati na estação Termini e em 30 minutos você estará lá. Tranquilo. Custa 1,90 euros e não esqueça que deve validar seu bilhete na maquininha verde antes de embarcar.

Veja como validar a sua passagem no nosso POST transportes em Roma e evite levar uma multa.

 

Ainda prefiro ir de carro, pois o mais legal de Frascati é comer nas fraschettas e ver o pôr do sol….aproveite um dia inteiro e conheça a região, se estiver de carro você ainda pode passar por Marino e Rocca di Papa, vale muito a pena! 

MAPA - ROMA - CASTEL GANDOLFO - FRASCATI

MAPA – ROMA – CASTEL GANDOLFO – FRASCATI

 

E deixe para ir de trem à Orvieto, uma das cidades mais antigas da Itália, e um bate e volta de trem super fácil, veja o Post com as dicas todas de Orvieto, é fantástica!

 

Também pode te interessar:

Onde se hospedar em Roma,

Como ir do aeroporto até o centro? 

Transportes dicas

Tivoli

Villa D’este, visita noturna

Villa Adriana 

Dubrovnick

Roteiro três dias em Roma

Roteiro Personalizado em Roma

 

Se resolver dormir por lá ou mesmo se está procurando um hotel em qualquer parte do Mundo.

Reserve através do nosso link do Booking.com, um site confiável e muito bem avaliado pelos turistas. E reservando por aqui você ainda ajuda a manter o blog. O Booking é um parceiro do blog e passa uma pequena comissão ao blog, mas você não paga a mais por isso.

Booking.com

 

 

2 comentários sobre “bate e volta Roma – Castel Gandolfo e Frascati

  1. josie basso

    Amei! Frascati e Castel Gandolfo.
    Fomos de onibus de Roma até Frascati, depois subimos para Castel Gandolfo,almoçamos em um restaurante de frente para o Lago lá no alto ” Familia Bucci” uma Delicia.
    Depois descemos ate a estacão e voltamos para Roma de trem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>