VoupraRoma

O que é o Jubileu Extraordinário da Misericórdia?

 

Jubileu Extraordinário a pedido de Papa Francisco.

 

De 08 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016, Roma e o Vaticano receberão milhões de peregrinos de todo o mundo. Isso porque  acontecerá o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

 

Roma é uma cidade que recebe milhões de turistas todos os anos, nós que vivemos aqui podemos perceber que quando acontece algum feriado religioso como páscoa por exemplo, o Vaticano recebe milhares de peregrinos de todas as partes do mundo.

Este ano terá início o Jubileu, o Ano Santo da Misericórdia e estamos esperando muitos de visitantes na cidade eterna. 

PAPA FRANCESCO - FOTO Ana Venticinque

E o que é Jubileu Extraordinário da Misericórdia?

 

Primeiro vamos entender o que é um Jubileu.

De origem bíblica, O Jubileu é um Ano Santo, um ano em que todos têm a possibilidade de renovar e aprofundar a sua fé, um ano de perdão máximo aberto a todos, permitindo uma renovação da nossa  relação com Deus.

Antigamente o Jubileu Ordinário acontecia a cada 50 anos e é uma tradição que teve início na igreja católica no ano de 1300 com o Papa Bonifácio VIII. Foi em 1475 que os Jubileus começaram a acontecer a cada 25 anos, com a ideia de proporcionar a todas as gerações que participassem de pelo menos um Jubileu.

 

Já o Jubileu Extraordinário é um Jubileu feito antecipado, não respeitando os 25 anos, é sempre um Ano Santo e pode ser solicitado pelo Papa, por motivos que considere justos.

 

Este Ano terá o Início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Será um Ano Santo, que pretende recordar à igreja a sua missão de ser testemunho da misericórdia em todos os aspectos.

A data do início foi escolhida por ser o Dia da Imaculada Conceição e a data da conclusão por ser o Dia de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Para dar início ao Jubileu, no dia 08 de dezembro acontecerá a cerimônia de abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro.

JUBILEU - PORTA SANTA   FOTO Ana Venticinque

JUBILEU – PORTA SANTA FOTO Ana Venticinque

As Portas Santas das quatro Basílicas Papais serão abertas ao decorrer do Ano Santo. Estas portas são abertas somente quando acontecem os Jubileus.

JUBILEU - FOTO Ana Venticinque

JUBILEU – FOTO Ana Venticinque

Dica: Quando você visitar a Basílica di São Pedro, entrando bem ao lado da Pietà de Michelangelo, você vai ver um muro com uma cruz, é a parte interna da Porta Santa e depois se você olhar do lado de fora vai ver a Porta.(é este aí da foto) Este muro é aberto a cada vez que se inicia um Ano Santo – Jubileu. A cerimônia de abertura da Porta Santa é assim: O Papa acompanhado de uma procissão chega à frente deste muro que bloqueia a Porta Santa se ajoelha três vezes, depois dá três marteladas e logo após o muro é aberto e o Santo Papa o primeiro a atravessar a Porta Santa.

 

Você pode saber todos os eventos que irão acontecer no Ano Santo, acompanhando o calendário oficial diretamente no site do Vaticano feito especialmente para o Jubileu. E não se preocupe, este site está também em português. Clique aqui para ver toda a programação. 

 

Você vem a Roma para participar do Jubileu?

Quer encontrar um hotel naquela região?

Reserve aqui pelo Booking pois é uma parceira do blog, e reservando por aqui além de você não pagar nada a mais por isso, ajuda o blog a se manter. Vem pra Roma!


Booking.com


Você também vai gostar:

Como ver o Papa?

Onde comer perto do Vaticano?

Visita a Basílica de São Pedro,

Cúpula da Basílica de São Pedro,

Museus do Vaticano, 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>