VoupraRoma

Basílica de São Paulo Fora dos Muros em Roma

Basílica di San Paolo Fuori le Mura

 

Uma das quatro Basílicas Papais de Roma. A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é a segunda maior, perde somente para a Basílica di San Pietro.

 

BASILICA DI SAN PAOLO FUORI LE MURA

A Basílica di San Paolo Fuori Le Mura (Basílica de São Paulo Fora dos Muros) recebe este nome, pois está localizada fora dos Muros Aurelianos, que foram construídos para proteger Roma, na época.

A Basílica está localizada há uns 2,5 km da Chiesa del Martírio di San Paolo alle Tre Fontane, onde São Paulo foi martirizado.

 

É fora dos Muros Aurelianos, mas não se preocupe é bem fácil de chegar, basta pegar o metrô linha B, o mesmo que você utiliza para ir ao Coliseu, e descer na parada Basílica San Paolo, saia à esquerda, na esquina vire a direita e você logo vai ver a Basílica, está bem pertinho do metrô, uns 700 metros. A Basílica di San Paolo é imponente, lindíssima, cada detalhe é precioso! Bem na frente da Basílica tem um Jardim com bancos, delicia de lugar…

 

A primeira vez que visitei esta Basílica foi no ano 2000, quando estive pela primeira vez em Roma e visitei todas as Basílicas e igrejas que consegui… Uma mais linda que a outra!

PARTE CENTRAL DA BASILICA DI SAN PAOLO

Em 1980 a Basílica San Paolo Fuori le Mura, passou a fazer parte da lista – Patrimônio da Humanidade na Europa pela UNESCO.

 

Um pouco da história pra vocês:

 

Foi construída na segunda metade do século IV, a pedido de Cosntantino, pois naquele local acredita-se que tenha sido sepultado São Paulo.

Devido ao grande número de peregrinos que passavam por ali para venerar o Apóstolo São Paulo, então em 384 a Basílica começou a ser reformada e ampliada;

Despois ano a ano, os Papas fizeram melhorias e acrescentaram à Basílica detalhes arquitetônicos e artísticos muito importantes como a Porta Bizantina do século IX, o Claustro dos Vassalletto, os mosaicos da fachada de Pietro Cavallini, o Candelabro Pascal de Nicola D’angelo e Pietro Vassalletto, e sobre o túmulo de São Paulo e o altar Papal, vocês vão ver o Baldaquino gótico de Arnolfo di Cambio.

BALDAQUINO GÓTICO BASILICA DI SAN PAOLO

Em 1823 aconteceu um incêndio, grande tragédia que destruiu  parte da Basílica. Devido ao seu grande interesse histórico e religioso, logo foi providenciada a sua restauração que foi feita ao longo dos anos, recuperando toda sua beleza.

Basílica de São Paulo Fora dos Muros - Roma - Blog VoupraRoma

 Em 1928 foi construído o famoso Quadripórtico com suas 150 colunas, que está junto aos jardins na parte externa da Basílica onde está também a estátua colossal de San Paolo.

Basilica de Sã Paulo Fora dos Muros - Blog Vou pra Roma

 A Basílica é realmente grandiosa, e é festejada no dia 25 de Janeiro, dia da conversão de São Paulo.

Basílica de São Paulo Fora dos Muros - detalhes - Blog Vou pra Roma

Quando for visitar, preste atenção em cada detalhe, perca algum tempo lá dentro, olhe para cima, observe os detalhes do teto, os mosaicos dos Papas, os detalhes ricos das portas, o piso em mármore todo trabalhado.

Basílica di San Paolo fuori le mura - Roma - Blog Vou pra Roma

CURIOSIDADES: 

OS MOSAICOS DOS PAPAS:

Perto do teto circundando toda a Basílica, você vai ver vários medalhões em Mosaico com o rosto dos Papas. Estes medalhões foram iniciados sob o papado de Leon Magno, no século V e desde então cada vez que é escolhido um novo Papa, é feito um mosaico com seu rosto.

BASILICA SAN PAOLO FUORI LE MURA - foto Ana Venticinque

O do mosaico do Papa Francesco já está lá, logo depois que assumiu acrescentaram o seu. Detalhe: o Mosaico iluminado é somente o do Papa atual. Veja aqui um momento único que tive a oportunidade de presenciar.

 

AS CORRENTES DE SÃO PAULO:

Nove elos das correntes que teriam usado para deter o Apóstolo São Paulo, antes que ele fosse decapitado, estão conservados num relicário de bronze, e os fiéis podem ver. Uma importante relíquia Papal.

 

Endereço: Piazzale San Paolo, 1

Horários: todos os dias das 7:00 as 18:30h

Entrada: grátis

Como chegar: Metrô linha B, estação Basilica San Paolo.

Para ver o mapinha clique aqui. 

Se quiser mais informações sobre festas e missas da Basílica, veja o site oficialestá em várias línguas.

 

Veja também outros posts que podem te interessar:

Museus do Vaticano e a Capela Sistina. 

Museus do Vaticano – visita noturna  

Dicas para visitar a Basílica  

Angelus – Papa domingo na Piazza San Pietro  

Como ver o Papa

Calendário Vaticano 

Basílica San Giovanni in Laterano

 

Antes de viajar:

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento em português, veja aqui o seu orçamento.

Reserve o seu hotel aqui pelo Booking.com que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! :lol:

Reserve por aqui:


Booking.com

Quer saber tudo sobre Roma?

Curta no facebook

Siga no Instagram

Siga no Gloogle+

Espero vocês por lá! Convide seus amigos também.

 

Basílica de São Paulo fora dos Muros, uma das quatro Basílicas Papais de Roma. 

11 comentários sobre “Basílica de São Paulo Fora dos Muros em Roma

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Verônica,

      Não neste local é a Basilica Di San Paolo – uma das Basílicas Papais, le tre Fontane, estão perto, basta vc seguir na mesma linha do metrô – linha B, até a parada Eur Fermi, vá até a Viale Europa e pegue o ônibus 767 Agrícola, conte 3 paradas e desça. Está bem ao lado.. 100 metros. Veja o mapinha https://goo.gl/maps/XMBXNYEtpHv

  1. Mildredes De Lissandre Martins

    Gostei muito de tudo que vc publicou. Estive aí há alguns anos. É realmente emocionante relembrar. A imagem de São Paulo no Páteo é linda. Bjs.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Mildredes,
      Obrigada querida!
      Esta é uma das mais lindas Basílicas de Roma para mim, claro que San Pietro é mais imponente, mas esta é a segunda maior.
      Bacio di Roma!
      Ana

  2. Elisabete

    Em 2015 eu a visitei. Lindíssima! Impossível não emocionar, principalmente se fizer antes visitar as igrejas do martírio e da prisão de São Paulo.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Elisabete,
      Obrigada pela visita ao Blog,
      Realmente a Basílica é linda e ainda não falei das igrejas do Martírio, mas em breve você vai ler sobre isto também aqui no Blog.
      Você já conhece o nosso Instagram? Segue a gente lá também, fotos incríveis de Roma e outros destinos…
      Bjs,
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>