VoupraRoma

Ponza uma ilha italiana de mar cor Caribe!

Ilha de Ponza, uma ilha italiana de mar azul turquesa e perto de Roma.

A cor é do Caribe, mas a ilha é da Itália!

 

Entre tantas ilhas existentes, a pequena Ponza está entre as 30 ilhas mais lindas da Europa. Quando falamos em Itália vem logo o pensamento de montanhas, cidades medievais, muita arte e muitas outras coisas, mas claro que o mar da Itália também é muito conhecido através de inúmeras praias lindíssimas das suas diversas regiões, de suas ilhas famosas como Capri, Sicilia, Sardegna, entre tantas e tantas outras. E é neste meio que encontramos Ponza, uma pequena ilha com 7,5 km² de superfície e que faz parte da província de Latina na região de Lazio – a mesma região da qual faz parte Roma. Ponza é uma ilha de origem vulcânica, você vai notar as enormes paredes rochosas que terminam sobre o mar. Lindo!

ILHA DE PONZA - ITÁLIA foto Ana Venticinque

ILHA DE PONZA – ITÁLIA foto Ana Venticinque

E resolvi falar pra vocês desta Ilha, pois acreditem foi minha primeira viagem depois de que virei uma moradora da Itália.

E porque para a minha primeira viagem escolhi uma pequena ilha? Porque muito antes de vir morar na Itália eu já era uma turista por aqui. Estive pela primeira vez na Itália no ano 2.000 quando conheci Roma e depois fui a Paris. No ano 2010 voltei e conheci Florença, Siena, Veneza, Treviso, Jesolo, Caorle, enfim muitos lugares da Itália… Depois voltei em 2011 já para morar em Roma. Cheguei no mês de Agosto, era alto verão europeu e fazia uma calor de louco! Eu já conhecia muitas cidades da Itália e o calor estava demais, isso ajudou na minha escolha por uma ilha. E uma pequena ilha pelo fato de que era alta estação e achei que uma ilha menor talvez fosse menos cheia. Então a Ilha de Ponza foi minha escolhida e por acaso ou destino descobri esta maravilha da natureza!

ILHA DE PONZA - ITÁLIA barraquinhas no porto

ILHA DE PONZA – ITÁLIA barraquinhas no porto

Não gosto de publicar fotos onde eu estou presente nos meus posts, mas neste caso eu ainda nem tinha o blog então vocês vão ter que me engolir… kkk Muitas das fotos tem a figura aqui. Desculpa aí…

Bom, basta de papinho e vamos falar mais de Ponza!

Fiquei três dias, aluguei um apartamento o que é bem comum lá, claro que tem também hotéis para todos os gostos. Escolhi ficar em Cala Feola (uma das pequenas praias da ilha), me disseram que era uma boa escolha.

Aluguei este apartamento aqui e ainda tenho o nome para uma próxima vez. E certamente terá uma próxima vez, pois amei Ponza! Apartamento alugado, bora pra Isola di Ponza!

E como chegar até a Ilha de Ponza (Isola di Ponza)?

 

Primeiro você deve ir até o porto de Anzio.

Para chegar lá quatro opções:

Se quiser ir de carro: Partindo de Roma siga a estrada SR148 em direção Anzio/Nettuno. 

Se quiser um Transfer: Você pode contratar um transfer com motoristas em português, veja como.

Se quiser ir de trem: Na Stazione Termini o trem FL8/ Roma – Netuno, da Trenitalia e descer na estação de Anzio. Chegando lá procure pelo Porto. Demora mais ou menos uma hora. Hoje custa 3,60 euros ida e 3,60 euros volta. Consulte sempre os preços atualizados no site da Trenitalia

Se quiser ir de ônibus: Na Stazione Laurentina (metro B) ou Stazione Laurentina (metro A). Você deve pegar o ônibus Cotral Roma – Netuno, e descer em Anzio que é uma cidade antes de Netuno. Descendo basta procurar pelo Porto. Demora 1h e 30 min, mas tem várias opções de horários. Hoje custa 3,90 euros ida e 3,90 euros volta. Consulte sempre o site da Cotral para preços atualizados.

 

Chegando ao Porto: Você vai pegar a Nave Unità Veloce que custa 23,40 euros mais 1,50 das bagagens, mais 1,50 de taxa de embarque. Você pode reservar antes neste site da empresa responsável pelas travessias até a ilha. Já reserve também a volta. São poucas opções de horários e em época fora do verão os horários são reduzidos. Verifique antes de comprar o trem ou ônibus para casar os horários. São aproximadamente 50 minutos de travessia.

Depois de 2 horas Chegamos!  

O Porto de Ponza é uma graça, tem uma praia linda com suas casinhas coloridas, tipo um filme! Muitos barquinhos pequenos para aluguel, lanchas para passeios, tudo muito lindo, formando um cenário de sonho. Deu vontade de viver ali…

ILHA DE PONZA - Praia do porto - Foto Ana Venticinque

ILHA DE PONZA – Praia do porto – Foto Ana Venticinque

Existem micro ônibus que fazem o transporte público na ilha, mas não passam com muita frequência. É uma loucura ver como eles sobem por aquelas estradinhas estreitas, pegamos um ônibus para chegar até o apartamento, a aventura começou!  

Chegamos ao apartamento lá no alto e a vista é fantástica!

Você pode ver a praia de Cala Feola bem lá embaixo…

ILHA DE PONZA - Cala Feola

ILHA DE PONZA – Cala Feola

São apenas 300 degraus para chegar… kkk já era esperado, afinal a Ilha de Ponza é quase toda de colinas. A maioria das praias de Ponza é assim, você vai ter que encarar um escadinha ou então optar por ficar hospedado na praia da cidade, onde está o Porto. Claro que as águas mais lindas estão nos lugares mais difíceis.

Mas mesmo a praia do porto é linda!

Agora vem a dica!

Eu fiquei na praia de Cala Feola, pequena e linda e encarava a escadinha na boa, mas se você não tem tanto preparo e quer curtir Ponza pode optar sim pela hospedagem na praia do porto e lá mesmo alugar uma lanchinha para conhecer a ilha toda. Se você não quer alugar e pilotar tem também os passeios que você pode contratar. Este é o melhor de Ponza, fazer o giro da ilha e talvez chegar até Palmarola uma outra ilha menor que faz parte do arquipélago Isole Ponziane.

ILHA DE PONZA - ITÁLIA lanchinha alugada

ILHA DE PONZA – ITÁLIA lanchinha alugada

A melhor forma de conhecer e aproveitar esta linda ilha é navegando. Alugamos uma lanchinha pequena para 4 pessoas. Alugamos por 60 euros o dia todo + o combustível que é pago somente quando você volta e eles verificam quanto gastou. No total deu 78 euros.

A tal lanchinha você mesmo pilota…

Precisa de habilitação? Não. Tem colete Salva vidas? Sim.

Até eu pilotei, é muito Show!

Tem um compartimento térmico já cheio de gelo para você levar água, vinho, frutas, o que quiser para passar o dia navegando em volta da ilha. Levamos frutas, vinho, água e outras comidinhas. Tem também a parte da frente com colchonetes para você tomar sol, muito legal. 

ILHA DE PONZA - Faraglioni di Lucia Rosa

ILHA DE PONZA – Faraglioni di Lucia Rosa

Foi um dia perfeito! Saímos as 9h e voltamos as 17h, fomos parando nos lugares mais lindos da Ilha, a famosa Chiaia di Luna, Faraglioni di Lucia Rosa. Olha esta água!

FARAGLIONI - ILHA DE PONZA

FARAGLIONI – ILHA DE PONZA

Nos outros dois dias, ficamos na nossa praia maravilhosa a Cala Feola, bastava descer a escada e estávamos lá. E detalhe, tem um restaurante ali bem no canto da praia, sobre as pedras que á simplesmente maravilhoso. Peixe fresquíssimo! O nome é La Marina, se você for a Ilha de Ponza, não deixe de conferir, é divino!

As praias não são de areia muito fina como somos acostumados no Brasil, algumas são de pedrinhas brancas, outras como a Chiaia di Luna são de areia branquinha.  

Por este motivo também que a Lancha/barquinho se torna a melhor opção, você pode parar em praias de água turquesa, mergulhar, curtir e depois voltar ao seu barquinho.Tudo de bom! Vai por mim. Para quem curte mergulho Ponza tem lugares fantásticos também. É muito procurada para este fim.

 

E a noite é bem agitada a ilha, vários restaurantes e bares, muita gente bonita circulando, tudo maravilhoso!

Comida? Coma peixe, claro ou escolha uma boa pasta agli scolgli que é preparada com vongole, mariscos,camarão e scampi (um tipo de lagostinha).

Não sei se consegui passar para vocês o que é a Isola di Ponza. Acho que passei um pouco… É realmente uma pérola, pequena, colorida e com um mar espetacular!

ISOLA DI PONZA - PÔR DO SOL foto Ana venticinque

ISOLA DI PONZA – PÔR DO SOL foto Ana venticinque

Se puder ir, vá! Melhor época é de junho a setembro! Melhor ainda, fim de junho ou início de setembro quando a ilha não é tão cheia.

Na Itália até a natureza é arte!

Veja também:

Um dia na Ilha de Capri,

Dubrovnik-Croácia,do outro lado da bota,

Jardim Botânico em Roma,

Villa Pamphili o maior parque de Roma,

Chegando em Roma,

Como compras bilhetes de trem, ônibus, metrô 

Não esqueça que o Booking.com é um parceiro do blog e sempre que você puder reservar seu hotel entrando aqui pelo blog o Booking nos dá uma pequena comissão. Você ajuda o blog que tanto te ajuda e não paga nada a mais por isso. Obrigada!



Booking.com


Quer saber tudo sobre Roma?   

Curta no facebook  www.facebook.com/voupraroma

Siga no Instagram  https://instagram.com/voupraroma

3 comentários sobre “Ponza uma ilha italiana de mar cor Caribe!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Obrigada Regina por sua visitinha! Adorei.
      Nossa.. Esta ilha é um sonho, pequena e maravilhosa!
      Quanto às fotos, abafa o caso, kkk
      Bacio di Roma
      Ana

  1. Eder Araujo

    Lucia Rosa que incrível,adorei sua publicação!!!
    Vou para Roma dia 06/06/2016 mas ficarei poucos dias…
    consigo conhecer Ponza de Sabado para domingo?
    Abs

    Eder Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>