VoupraRoma

Fontana di Trevi e Roma subterrânea

Roma Subterrânea esconde verdadeiros tesouros. Vamos conhecer a Cidade da água, que passa por baixo de nossos pés e abastece a Fontana di Trevi.

Roma é fascinante. Imagine como é conhecer a Roma Subterrânea…

Em pensar que caminhamos por estas ruas e nos deparamos com muitos monumentos de antes de Cristo. É incrível você estar assim tão perto de monumentos que fazem parte de uma história tão antiga!  Imaginem que bem abaixo de nossos pés, enquanto caminhamos, existe outra Roma.

Roma Subterrânea - Fontana di Trevi - Blog Vou pra Roma

Roma Subterrânea, plena de mistérios e uma constante descoberta.

A Fontana di Trevi sempre tão admirada e quem poderia imaginar que bem naquela região existe um percurso subterrâneo fantástico e que descendo 7 metros você pode voltar na história por séculos e encontrar uma área arqueológica subterrânea fantástica.

Vamos falar desta área arqueológica subterrânea que foi descoberta há alguns anos, “Vicus Caprarius”- La Città dell’Acqua ou A Cidade da água.

Esta área foi descoberta nos subterrâneos de um pequeno cinema bem ali pertinho da Fontana di Trevi,  quando estavam fazendo reformas no Cinema Trevi, encontraram vestígios e começaram as escavações que duraram de 1999 até 2001. 

Entrada para a área arqueológica subterrânea  Trevi - Blog Vou pra Roma

E o início da visita é assim, entramos por dentro do pequeno cinema que ainda funciona e vamos descer 7 metros abaixo do nível da rua.

entrada cinema - área arqueológica Trevi - Blog Vou pra Roma

Imaginem que nesta área descobriram partes do aquedoto vergine, um aqueduto romano que ainda hoje alimenta muitas fontes de Roma inclusive a própria Fontana de Trevi e que antes de Cristo já tinha como uma de suas funções abastecer as termas existentes. Você vai poder ver também a água por baixo da cidade eterna.

Roma Subterrânea Cidade da Agua - Blog Vou pra Roma

Nesta incrível área de Roma Subterrânea, foram descobertas construções de três épocas diversas. Dizem que Roma é feita em camadas, pois além dos romanos terem como hábito aproveitarem de construções já existentes e construírem sobre, naquela época as grandes enchentes do Rio Tevere portavam detritos para a cidade e isso fazia muitas vezes com que o nível da cidade subisse, pois construíam sobre o novo piso formado. Por este motivo quando fazem estas escavações arqueológicas sempre são encontrados restos de épocas diversas misturados num só local. Foi o caso desta área, encontraram uma cisterna hídrica, era um tanque para depuração de água do século II, com capacidade para 150 mil litros. O mais incrível é que já possuía cantos arredondados para facilitar a limpeza e não acumular impurezas, estes romanos são mesmo fantásticos! A água era ali decantada e depois distribuída para a população.  

Cisterna Hidríca - Roma Subterrânea - Trevi - Blog Vou pra Roma

Encontraram partes de uma “insula” do século III. E o que era uma insula? Era um tipo de prédio onde nos andares mais altos vivam as pessoas mais pobres e nos andares baixos estavam lojas e comércios de artesãos. Imaginem que ainda existe parte da escada que levava ao segundo andar do prédio, é fantástico.

Roma Subterrânea - Trevi - Blog Vou pra Roma

E encontraram ainda partes de uma Domus do séc. IV (que seria uma casa de nobres), além de diversos objetos, moedas, cerâmicas, ânforas que eram utilizadas para transportar ólio (azeite).

Roma Subterrânea - Anforas usadas para transporte de olio - Blog Vou pra Roma

Foi encontrado também, um rosto de uma estátua em mármore branco (Alessandro Helios) muito importante, pois é da época Adrianea.

Roma Subterrânea - Trevi - Blog VoupraRomaOutro detalhe muito interessante; encontraram também parte de um tipo de Muro medieval que, segundo o arqueólogo, existem no máximo cinco em Roma. Além de outro muro que provavelmente tenha sido construído logo após a época de Nero. Isso porque após o grande incêndio a qual culpa foi atribuída a Nero, as construções passaram a ser realizadas com muros paralelos e com um pequeno espaço entre eles, pois caso houvesse um incêndio e destruísse um muro, o outro como não era encostado, permaneceria intacto.

Subterrâneo Roma Trevi - Muro pós Nero - Blog Vou pra Roma

Para ver toda a área, caminhamos por cima de passarelas que dão total visão aos detalhes. O lugar não é muito grande e os grupos são em números limitados de pessoas.

Roma Subterrânea - Trevi - Passarelas - Blog Vou pra Roma

Mas a visita não para por aí, depois ainda caminhamos até a Fontana di trevi e até o Quirinale onde ainda pudemos conhecer mais algumas curiosidades sobre os aquedutos de Roma.

Roma Subterrânea - Trevi - Quirinale - Blog Vou pra Roma

Esta visita à “Vicus Caprarius”- La Città dell’Acqua é bem mais interessante se for realizada com um arqueólogo/guia que vai fazer com que você volte realmente séculos na história. A minha visita eu fiz com a equipe do Glorie e Misteri di Roma. Foi um tour fantástico!

Onde fica: Vicolo del Puttarello, 25 (pertinho da Fontana di Trevi)

De Terça a Sexta – Das 11:00h as 17:30h

Sábados e Domingos – Das 11:00h as 19:00h

Ingresso: 3 euros, se quiser realizar a visita guiada com Glorie e Misteri di Roma, custa 15 euros e dura 2 horas, passando também pela Fontana di Trevi e Quirinale.

 

Veja também como visitar:

Civita di bagnoregio – A Cidade que Morre!

Como visitar o Coliseu Subterrâneo

Visita noturna aos Museus do Vaticano

Pompeia e suas Ruínas

Termas de Caracalla

 

Planejando a sua viagem?

Reserve o seu hotel pelo blog no Booking.com o melhor site para reservas de hotel e que tem sempre ótimas ofertas. Entre aqui pelo blog e sem pagar nada a mais por isso você reserva o seu hotel e ainda ajuda o blog.
Booking.com

Certamente você irá precisar de um seguro. Contrate o seu seguro viagem aqui com a Real Seguros uma empresa que te dá a cotação de várias das maiores seguradoras e ainda oferece ótimos preços e ainda um excelente atendimento. 

 

Roma Subterrânea e a Fontana di Trevi, maravilhas de Roma! 

3 comentários sobre “Fontana di Trevi e Roma subterrânea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>