VoupraRoma

Civita di Bagnoregio, um lugar mágico na Itália

Vamos conhecer Civita di Bagnoregio, um lugar mágico e um dos burgos mais lindos da Itália!

 

Civita di Bagnoregio fica na região Lazio da Itália, e dá para ir partindo de Roma, são 100 km e de Orvieto 25 km. É imperdível e realmente mágico!

 

Um pouco sobre Civita di Bagnoregio:

É um burgo da época dos etruscos, uma civilização muito antiga que existia antes mesmo da civilização romana, como evidenciado por vários achados arqueológicos, apresenta sinais de que foi habitada desde o século IX a.C, imaginem isso! Foi no ano de 265 a.C que os Romanos chegaram por lá.

Civita di Bagnoregio antes era ligada a Bagnoregio e formavam um só território, existia uma estrada com várias edificações que com o tempo foram destruídas, entre estas o Convento de São Francisco que desapareceu com os constantes desmoronamentos que a cidade sofreu e em ocasião de alguns terremotos importantes, em 1695 e em 1764 que acabou deixando a cidade isolada e provocou assim a grande evasão dos seus moradores.

A Cidade perde a cada ano uma pequena parte de seu território, isso porque está construída sobre uma montanha de Tufo (montanha de pedra argilosa) que sofre constantes deslizamentos. Daí vem o apelido dado por Bonaventura Tecchi; “La Città Che Muore”(a cidade que morre).

Em 1965 construíram a passarela, que hoje é a única forma de chegar até a cidade. Recebe todos os dias centenas de turistas de todo o Mundo.

E assim Civita renasce!

Civita di Bagnoregio - o Burgo mais lindo da Itália - Blog Vou pra Roma

Ainda na época atual a cidade sofre com os deslizamentos e por isso os geólogos estão em constantes estudos e desenvolvendo projetos para não deixar que a cidade diminua ainda mais. Já foram investidos nos últimos cinco anos mais de dois milhões de euros. Segundo os geólogos responsáveis ainda devem ser feitos muitos investimentos para manter viva Civita di Bagnoregio, este burgo incrível da Itália.  Imaginem que a cidade perde 7 cm de suas bordas a cada ano e nos últimos 500 anos já cedeu em 25%. Com este projeto acredita-se que Civita possa passar a ser conhecida como a Cidade que renasce!

 

Conhecer Civita di Bagnoregio foi como realizar um sonho! Há muito tempo estava na minha lista de lugares que desejo conhecer e finalmente lá estava eu. Alucinada!

Quando vou a estes pequenos burgos me fascina a ideia de poder conhecer alguém que nasceu por lá. Acredito que esta é a forma mais genuína de saber a realidade do local e conhecer detalhes e histórias sobre a cidade que somente quem viveu poderia saber. Não é uma ideia muito fácil tratando-se de Civita di Bagnoregio, afinal de moradores restaram somente 10.  Hoje vive de turismo e apesar de poucos habitantes é muito movimentada, com muitos restaurantes, bares, pequenos hotéis, lojinhas, etc.

 

E o que vamos ver em Civita di Bagnoregio?

Logo quando chegar vai encontrar o Belvedere (mirante) de onde você vê a cidade e o Valle dei Calanchi lá do alto e já vai ficar extasiado com tamanha beleza. 

Eu parei ali por alguns minutos para entender a grandiosidade daquele pequeno burgo. Que força o faz permanecer, mesmo com todas as ações da natureza contra… É Incrível! 

Hoje Civita di Bagnoregio é ligada ao “mundo real” apenas por esta longa e estreita passarela. Subidinha leve, dá para encarar! rsrs

Civita di Bagnoregio vista do Belvedere - Blog Vou pra RomaO pequeno Burgo é emoldurado pelo fantástico Valle dei Calanchi, um conjunto de montanhas rochosas argilosas de cor branca, com pontas que parecem realmente estar em movimento.  São formadas pela erosão pluvial e ação dos ventos, lindo demais! 

Dizem que ao pôr do sol produzem um efeito espetacular e mudam de cor. Vou precisar voltar para ver isso! Já posso imaginar que deve ser muito lindo também numa noite de luar.Temos muito para ver em Civita di Bagnoregio. 

Este cenário é algo de te deixar mesmo sem palavras!

Civita di Bagnoregio vista do Valle dei Calanchi - Blog Vou pra Roma

Quando estiver ainda no Belvedere vai ver a entrada da Grotta di San Buonaventura (São Bonaventura), tem uma escadinha, é bem pequena e você verá através de um portão de ferro, mas vale a pena dar uma olhadinha nesta Gruta, pois era ali que São Francisco de Assis fazia as suas orações quando passou pela cidade. E foi exatamente ali que fez orações para curar o garoto que depois seria São Bonaventura.  Isso porque, dizem que as palavras de São Francisco foram exatamente estas… “Vá e bonaventura.” Já me apaixonei por este lugar só de pensar que São Francisco esteve ali.

Gruta de São Bonaventura - Blog Vou pra Roma (2)

Depois de apreciar o Belvedere e ver a Gruta, descemos uma escada e já saímos na rua que dá acesso à passarela/viaduto. A entrada custa 1,50 euros, mas tem uma promoção de 7,50 que dá direito a três bruschetas e uma taça de vinho. Escolhemos esta opção e foi bem válido, as bruschetas estavam muito boas. 

Veja aqui mais detalhes sobre como chegar, onde dormir, etc.

 

A passarela/viaduto construída em 1965, uma atração à parte, este longo e estreito viaduto, uma subida rumo a esta cidade surreal… Fiquei tão envolvida e estava transmitindo ao vivo, até me esqueci de fazer uma foto minha ali.

Civita di Bagnoregio -passarela - Blog Vou pra Roma

Logo que termina de atravessar a passarela você vai encontrar a única Porta de acesso à cidade que restou, a Porta di Santa Maria. É da época dos etruscos, mas foi readaptada na época medieval e apresenta tais traços, reparem no arco gótico. Imaginem que existiam cinco portas que desapareceram juntamente com boa parte da cidade, levados com o tempo por erosões e terremotos.

Civita di Bagnoregio - porta de entrada - Blog Vou pra Roma

A cidade é pequena, mas tem muitas coisas interessantes para visitar.

Na praça principal visitamos a Basílica di San Donato. Muito simples, mas com traços muito fortes. É do século VII e foi construída sobre um já existente templo romano. A igreja foi sede do Bispado e após o grande terremoto que destruiu grande parte de cidade em 1695, teve que ser reconstruída, quando a sede do Bispado foi transferida a Bagnoregio.

Civita di Bagnoregio - Basilica di San Donato - Blog VoupraRoma

Depois de visitar a Basílica, passamos para ver a Piazza del Vescovato (Praça do Bispado) que está atravessando o Portal bem ao lado esquerdo da Basílica di San Donato, linda!

Civita di Bagnoregio - Piazza del Vescovato - Blog Vou pra Roma

O bar da degustação, aquela que compramos na entrada, está ali também na praça principal e chama-se Don Pepone. Paramos ali um pouquinho para degustar as bruschetas e beber uma taça de vinho e aproveitamos para admirar a beleza das casinhas e detalhes que só um burgo medieval pode nos oferecer. Na rua de trás está o Cancelo della casa di San Bonaventura

(portão da casa de São Bonaventura), pois foi a única coisa que restou, a casa desmoronou num dos terremotos que a cidade sofreu.

Civita di Bagnoregio - Portão da Casa di San Bonaventura

Continuamos caminhando seguindo pela rua principal e encontramos uma entradinha para uma pequena viela, onde visitamos uma autêntica Gruta subterrânea Etrusca, “Antica Civitas”. Existe uma placa na entrada da ruazinha. Você entra nesta casa/gruta etrusca construída no subterrâneo, as paredes são todas escavadas, é realmente muito interessante.

Civita di Bagnoregio - Gruta etrusca - Blog Vou pra Roma

Curiosidade: Ali dentro foram gravadas cenas do último filme do Pinóquio e hoje é tipo um Museu com vários objetos medievais. Imperdível! Custa somente um euro e ainda tem uma vista para o Valle dei Calanchi espetacular!

 

Caminhando por Civita di Bagnoregio, não se esqueça de apreciar os detalhes e entre em todas as vielas, pois no final de todas elas você vai encontrar uma vista maravilhosa!

Civita di Bagnoregio e seus detalhes - Blog Vou pra Roma

Vá até o final da rua principal, pois lá bem no final da cidade vai encontrar um Giardino (Jardim) com a mais linda vista para o Valle dei Calanchi. Este Jardim é privado, mas pode visitar fazendo uma oferta (pode dar um euro) ou comprando algum produto biológico que eles vendem. Visite, vale a pena!

Civita di Bagnoregio e Valle dei Calanchi - Blog Vou pra RomaVisite também o Museu Geológico. Muito interessante, conta toda a história de como Civita di Bagnoregio foi se transformando com o passar dos anos.

 

Civita di Bagnoregio - Onde comer - Blog Vou pra Roma

Resolvemos almoçar na praça principal, pois me deram uma boa indicação da Trattoria Antico Forno e fomos conferir. Muito bom, de condução familiar e com preços ótimos. As pastas de sete a nove euros, as carnes de oito a doze euros e vinho da casa seis euros meio litro. Escolhi  Picciarelli a boscaiola (uma pasta caseira típica da região, que é tipo um espaguete mais grosso)com molho de aspargos, funghi e tomates, estava delicioso, depois abacchio alla scottadito e para finalizar um tiramisu. Foi uma ótima escolha.

 

Coisas de mulher… rsrsrs

Ainda na praça principal encontrei um creme que há algum tempo uma amiga me perguntou se tinha em Roma e rodei tudo e não achei, fui achar sem querer em Civita di Bagnoregio, numa lojinha de produtos biológicos.                                        

Civita di Bagnoregio - Creme de bava di lumaca - Blog Vou pra Roma

A loja se chama Acqua di Civita e tem vários outros produtos cosméticos biológicos, bem legal. Mas que creme é?

É um creme a base de bava di lumaca. O que é isso? É a baba da lesma…é isso mesmo!

Acreditem é o maior sucesso por aqui e custa bem caro. Comprei para ver o resultado e já estou usando, parece ótimo. Nem foi caro, paguei 21 euros. 

 

 

Ficamos em Civita di Bagnoregio das 10h às 16h, pois gosto de aproveitar cada detalhe. E chegou a hora de ir embora… Mas eu volto!

Civita di Bagnoregio perto de Roma - Blog Vou pra Roma

Digo sempre que sou uma garota de sorte! Já estávamos para ir embora, aproveitando para fazer algumas últimas fotos do Belvedere, quando escutei um senhor dizendo que ia mostrar a foto de Civita di Bagnoregio de 1955 à uma outra senhora que ali estava. Eu não aguentei, me meti na conversa na cara de pau e perguntei se por acaso poderia ver também… Resultado: vi a tal foto e ganhei um amigo, um senhor de 72 anos, que nasceu e foi batizado em Civita di Bagnoregio e ainda é um poeta…

 

Curiosidade: Ele ainda me contou que muitas cenas da Novela da Globo “Terra Nostra 2 – Esperança” foram gravadas lá e ele até participou como figurante. Agradeço ao Senhor Rialino Dominici toda a simpatia e a meia horinha que pudemos conversar… Foi um momento incrível,nos contou várias histórias da cidade… E claro nos fez conhecer algumas de suas poesias, e o video dele vai para a nossa página do Facebook e Instagram, fica de olho!

Se vocês quiserem curtir a pagina dele no Facebook e conhecer as suas poesias, fica a dica. Pessoa muito especial!

 

Terminamos nossa visita da melhor forma possível… Conhecendo um senhor incrível que nasceu em Civita di Bagnoregio, história viva!

 

Veja aqui todos os detalhes de como ir de Roma até Civita di bagnoregio, esta incrível cidade!

 

Veja também:

Civita di Bagnoregio está entre os 5 destinos que eu voltaria

Orvieto, bate e volta de Roma

Spoleto bate e volta de Roma

Antes de viajar

De carro pela Umbria

 

Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog no Booking.com você não paga nada a mais por isso, pois será direcionado ao site oficial do Booking.com e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos dá uma pequena comissão. Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo. Agradecemos! 


Booking.com

 

Você também vai querer conhecer Civita di Bagnoregio, um lugar mágico e um dos burgos mais lindos da Itália!

10 comentários sobre “Civita di Bagnoregio, um lugar mágico na Itália

  1. Ludmilla Curtis

    Olá,

    Será que dá para fazer essa cidade nos meses de inverno? Estarei na Italia entre dezembro e janeiro!

    Obrigada e parabéns pelo blog. Estou amando e devorando cada post!

  2. Alvaro e Alayde

    Que lugar incrivel, Ana, não podemos deixar de ir em nossa proxima viagem à Italia!
    Até pelas fotos, temos a sensassão de estar em outro mundo, imagino ao vivo, será maravilhoso!
    Parabens pelo Post !!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá, famoso Casal de mochileiros da Terceira idade!
      Feliz de ver o comentário de vocês por aqui. Papi e Mami queridos sim, é incrível na próxima vocês precisam ir e eu serei a guia claro!!!
      beijos cheios de amor
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>