VoupraRoma

Museus do Vaticano dicas práticas para visitar

Museus do Vaticano, dicas práticas para aproveitar ao máximo a sua visita.

 

Este POST faz parte da blogagem coletiva #MuseumWeek

Esta semana o Twitter promove a #MuseumWeek e nós blogueiros da RBBV estamos participando através desta blogagem coletiva. Cada blogueiro falando sobre o seu Museu preferido, são muitos Museus maravilhosos espalhados pelo Mundo… Confira!

 

Temos muitos Museus fantásticos em Roma! Difícil escolher um preferido, por isso escolho os Museus do Vaticano, pois são vários museus em um só. Isso mesmo!

Por isso se diz Museus do Vaticano, é assim mesmo, no plural. 

 

Preparei algumas dicas para que a sua visita aos Museus do Vaticano seja muito proveitosa.

 

Dica 1 : Já fui muitas vezes e quase sempre a fila é grande, a menos que você tenha muita sorte ou seja período de baixa temporada (janeiro, fevereiro) certamente você perderá pelo menos uma hora na fila, então, melhor comprar o seu ingresso pela internet antecipado e ir logo cedo, os melhores horários são ou logo quando abre (as 9:00 h) ou na hora do almoço (tipo 12:30h). Com o bilhete comprado antecipadamente, você pode ir direto à entrada, sem entrar na fila. Compre pelo site da empresa parceira do blog de modo seguro e em português e evite filas.

 

MUSEUS DO VATICANO - FILA foto Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO – FILA foto Ana Venticinque

Dica 2: Todo início de ano o Vaticano divulga o calendário dos Museus do Vaticano e por ele você pode saber quais os dias que não será aberto devido a feriados, quais os dias de entrada gratuita e os dias de abertura noturna e também os dias de abertura normal. Controle o calendário. 

Se quiser saber como é a fila nos dias de entrada grátis veja o dia em que eu peguei a fila. 

CALENDARIO MUSEUS VATICANO 2016 - commons

CALENDARIO MUSEUS VATICANO 2016 – commons

 

Dica 3: Como chegar?

Siga as mesmas indicações deste passo a passo para chegar à Basílica di San Pietro. Muito fácil.

 

Dica 4: Para entrar você vai passar no detector de metais portanto não leve na bolsa nada que possa te causar problemas. 

 

Dica 5: Logo quando entrar, passando a bilheteria suba a escada rolante e chegando ao andar superior (foto) logo do seu lado direito verá o balcão onde pode alugar o áudio-guia. Tem em português e o aluguel custa 7 euros.

MUSEUS VATICANOS - INTERIOR ENTRADA

MUSEUS VATICANOS – INTERIOR ENTRADA

Dica 6: No mesmo balcão do áudio-guia você vai pegar o mapinha dos Museus (gratuito). Você vai reparar que existem dois trajetos um mais curto e um mais longo. Os dois percursos terminam na Capela Sistina. Faça o longo! Pois, se optar pelo curto vai perder as Salas com os afrescos de Rafael, imperdíveis!

MUSEUS DO VATICANO - PERCURSO

MUSEUS DO VATICANO – PERCURSO

 

Dica 7: Antes de iniciar o percurso de visitação, logo de frente você vai ver um terraço, pouca gente sabe mas dali você vai ter uma vista incrível da cúpula e também de parte dos jardins vaticanos. Pode entrar e aproveite para fazer lindas fotos! 

MUSEUS DO VATICANO - VISTA TERRAÇO ENTRADA

MUSEUS DO VATICANO – VISTA TERRAÇO ENTRADA

Dica 8: Durante a visita você vai reparar em algumas obras uma plaquinha vermelha escrito 100. Estas são as 100 obras mais importantes dos Museus. Dê mais atenção a elas.

MUSEUS DO VATICANO - AS 100 OBRAS MAIS IMPORTANTES

MUSEUS DO VATICANO – AS 100 OBRAS MAIS IMPORTANTES

Esta estátua que representa Laocoonte e seus dois filhos sendo atacados por duas monstruosas serpentes marinhas enviadas por Atenas, foi descoberta em 1506 e foi ela que deu início à primeira coleção dos Museus Vaticanos.

MUSEUS DO VATICANO - foto Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO – foto Ana Venticinque

Dica 9: Para Visitar os Museus do Vaticano reserve pelo menos umas 3 horas, pois é muita arte e história e vale a pena você aproveitar cada detalhe.

 

Como já falei são vários Museus em um, tem muito para conhecer; a Galeria de Arte Egípcia, Etrusca, a Pinacoteca com grandes nomes da arte Italiana, e até uma parte somente de arte contemporânea. Além da tão famosa Capela Sistina que também está dentro dos Museus do Vaticano.

 

Entre as várias galerias algumas merecem destaque: 

Não deixe de visitar a Galeria de Arte Egípcia, com múmias seculares e muitos objetos históricos.

MUSEUS DO VATICANO - GALERIA EGÍPCIA foto Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO – GALERIA EGÍPCIA foto Ana Venticinque

As famosas Salas de Raffaello Sanzio, com seus afrescos maravilhosos! Imperdível…

10754449_938942319467129_410618893_o

MUSEI VATICANI – FOTO Ana Venticinque

10756429_938941679467193_168017520_o

MUSEI VATICANI – FOTO Ana Venticinque

A Pinacoteca, com mais de 400 quadros dos maiores nomes, entre eles: Raffaello, Leonardo da Vinci, Caravaggio; a Galeria dos Mapas; com um teto que vai te deixar com torcicolo. É muito lindo!

 

1481081_734622193232477_2076320027_o

MUSEI VATICANI – Galeria dos Mapas – FOTO Ana Venticinque

 

10800236_938935999467761_464000981_o

MUSEI VATICANI – Galeria dos Mapas – FOTO Ana Venticinque

Esculturas fantásticas, muita arte espalhada por toda parte.

10799931_938929322801762_2120880487_o

MUSEI VATICANI – ESCULTURA EM BRONZE – FOTO Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO  foto Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO foto Ana Venticinque

 

E já no final do percurso você vai encontrar a parte mais esperada por todos, a Capela Sistina.

CAPELA SISTINA - ENTRADA foto Ana Venticinque

CAPELA SISTINA – ENTRADA foto Ana Venticinque

Dicas: Quando estiver dentro da Capela Sistina…

 

* Atenção é proibido tirar fotos ou filmar. Os seguranças estão bem atentos, se verem vão até você e te fazem apagar a foto na hora, já vi várias vezes turista “pagando mico”, evite constrangimentos.

Por esta razão não coloquei fotos aqui para vocês…apesar de existirem várias fotos espalhadas pela web, vou deixar você se surpreender!

* Fique em silêncio, aquele é um lugar sagrado. É na Capela Sistina que se reúnem os cardeais, quando devem escolher um novo Papa. Os seguranças ficam o tempo todo pedindo silêncio, é até desagradável. Vamos respeitar e aproveitar para observar aquela grande obra de arte, se deliciando com cada detalhe.

 

Entrando na Capela Sistina, claro que a primeira coisa que todos fazem é olhar para o teto, para ver os Afrescos pintados por Michelangelo; a criação de Adão com a mão estendida e o dedo indicador de Deus quase o tocando. Esta imagem é mágica!!! 

É tudo deslumbrante!

 

E ainda para completar na saída dos Museus, mais um pouco de arte, a fantástica escada espiral de Giuseppe Momo de 1932.

10804330_938980216130006_2028256382_o

MUSEI VATICANI – FOTO Ana Venticinque

Horários:

De segunda a Sábado

Das 9:00h às 16:00h – (fecha as 18:00h)

Bilhete: o valor é 16,00 euros se você enfrentar a fila e comprar na hora. Se preferir evitar a fila, compre on line

Audio-guia: 7,00 euros

Grátis para todos: no último domingo de cada mês

                              (entrada até as 12:30) 

                              no dia mundial do turismo – 27 de setembro 

Confirme sempre os dias de abertura no calendário do Vaticano.

 

Onde fica? Siga as mesmas indicações deste passo a passo para chegar à Basílica di San Pietro. Muito fácil.

VATICANO

VATICANO MAPA

Gostou?

Veja mais sobre os Museus do Vaticano 

Veja também muitos outros Museus espalhados pelo Mundo dos outros blogueiros da RBBV

A Fragata Surprise – Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial  Despachadas – 5 Museus Interativos ao redor do mundo  Alemanha  Tá indo pra onde? – Ilha dos Museus

Viajoteca – 5 museus inusitados em Berlin  Pelo Mundo Com Vc- Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa  Já Fomos – Visitando o Campo de Concentração em Dachau  Pequenos pelo Mundo - Museus de Automóveis na Alemanha  A Li na Alemanha - Museu Mercedes-Benz  Bulgaria  Escolho Viajar – Museu Nacional de História Militar  Espanha  Virando Gringa – Museo Atlantico  Comendo Chucrute e Salsicha – Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla  Esto Es Madrid, Madrid – Museo de Altamira  Sol de Barcelona – Museu Joan Miro  França

Viagem LadoB – Museé D’Orsay  A Path to Somewhere – Centre Pompidou  Destinos por onde andei… – Louvre  Direto de Paris – Musée Rodin  SOSViagem – Museu do Louvre X Museu d’Orsay  Apure Guria – Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível!  Grécia

Fourtrip – Museus de Atenas  Holanda  Novo Caroneiro – Sexmuseum  Irlanda  Juntando Mochilas – Museu do Terror  The Life of isa – 4 museus gratuitos em Dublin  Itália

Passeios na Toscana – Palazzo Pitti  The Nat’s Corner – Pinacoteca de Brera  VoupraRoma – Museus do Vaticano  Roma Pra Você – Galleria Borghese  Grazie a Te – Corredor Vasariano  Reino Unido  No Mundo da Paula – Museum of London  Vamos Viajar – British Museum   Segredos de Londres – Victoria and Albert Museum  Mochilão Barato – Madame Tussauds  República Tcheca  Trilhas e Cantos – Museu do Comunismo

Rússia  Love and Travel – Museu Hermitage – Rússia  Suiça  Carta sem Portador – Fondation Gianadda  Turquia  Travel with Pedro – Museu de Arte Islâmica e Turca  Brasil

Coisos on the go – Inhotim  E aí, Férias! – Museu Imperial  Outro blog – Museu do Amanhã

#KariDesbrava – Museu Nacional de Belas Artes  O Melhor Mês do Ano – Museu do Futebol

Cantinho de Ná – Museu do Frevo  De Cá Pra Lá – Museu Palácio dos Bandeirantes

Viagens que Sonhamos – Fundação Iberê Camargo  Nativos do Mundo – Museu da República

Atravessar Fronteiras – CCBB – DF  Embarque neste blog – Museu Casa Guilherme de Almeida

Vida de Turista – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS  Mel a Mil pelo Mundo – Museu Julio de Castilhos  Devaneios de Biela – Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

Tirando Férias – Museu de Zoologia da USP  D&D Mundo Afora – 9 museus no Brasil

Chile  Gastando Sola Mundo Afora – Museo Chileno de Arte Precolombino

Perú  De Mochila e Caneca – Museu da Inquisição  Estados Unidos  Família Viagem – Fernbank Museum of Natural History  Janela para o Mundo – Graceland

RenataPereira.tv – Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA  Aquele Lugar - Museu do Ar e Espaço

Casal Califórnia – Museus no Balboa Park  Malas e Panelas – The Broad Museum  Felipe, o pequeno viajante – Museu de Anchorage, Alaska  Ideias na mala – Melhores Museus de San Francisco  Mexico  Viagem de Fuga – Museu Frida Kahlo  Uzi Por Aí – Museu Soumaya  China  Like Wanderlust – Museu Qin e os Guerreiros de Terracota

Vietnã  Brazuka – Museu da Guerra (War Remnants Museum)  Japão  A Aventura Começa – Museu Meijimura  Austrália  Coordenadas do mundo – Museu de Arte Contemporânea  

 

 

 

 

52 comentários sobre “Museus do Vaticano dicas práticas para visitar

  1. Karina Conrado

    Anna estou indo ao Vaticano hoje, amei as suas dicas, super obrigada!!!

    A basílica então é gratuita? Pois no site que comprei os museus do Vaticano, tinha venda de ingresso tbm para basílica. Me dá esse help please.

    Bjs e obrigada

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Karina,
      Somente agora vi sua mensagem. A entrada na Basílica é gratuita sim! paga-se somente para subir até a Cúpula. No site que você viu provavelmente é um tipo de pula fila eles vendem para pessoas que não querem pegar fila, mas se for cedo não tem fila e se tiver caminha rápido. É Tranquilo. Depois me conta tá.
      bjs
      Ana

  2. Pedro

    Ola Anna,
    Todas essas salas estão incluidas no circuito normal do vaticano? Quero muito ir ao Raphael’s Roms e não gostaria de deixar de ver por n estar incluso.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Pedro,
      Sim todas as salas fazem parte do complexo Museus do Vaticano, por isso o nome no plural. Um único ingresso e você visita tudo, basta seguir o circuito. Separe umas 3 horas para isso.
      Abs
      Ana

  3. Anaísa

    Olá Ana tudo bem?
    Estava a procurar dicas sobre a visita ao Vaticano e encontrei sua página que é incrível! Muitos Parabéns!
    Estou em Roma com uma amiga e, estamos planeando ir ao Vaticano amanhã ou terça. Sabe se podemos reservar bilhete online e depois no museu decidir se queremos áudio-guia ou não. Ou teremos que fazer a reserva imediata do audio-guia com o bilhete?
    Obrigada!
    Excelente trabalho*

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Analisa,

      Pode sim reservar sem audio-guia e na entrada do Museu depois que sobe as escadas rolantes você vai ver o pessoal que aluga os audio-guias, tem em português.
      Bom passeio
      Ana

  4. Graziela

    Oi, queria uma sugestão: vou conhecer o museu e capela sistina. Aconselham a compra do audio guia em português?
    Ou uma visita guiada? Alguma sugestão que não seja tão cara?
    Obrigada!!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Graziela,
      Isso é muito pessoal. Eu gosto de áudio-guia pois paro quanto tempo quero em cada área do Museu e faço a meu gosto.
      E claro que custa menos também. Mas tem gente que prefere um guia para saber mais detalhes históricos de cada obra.
      Enfim, é pessoal.
      Beijinhos
      Ana

  5. Pedro

    Oi, Ana. Obrigado pelas dicas! Vou para Roma em breve. Já garanti meu ingresso do MV para o primeiro horário.
    Uma dúvida, eu consigo ir direto para a Capela Sistina e depois voltar para ver as Stanze di Raffaello (por exemplo)? Ou não é permitido voltar?
    Obrigado.

  6. Ana

    Oi Ana :) Estou indo pra Roma no fim de Outubro e suas dicas foram ótimas. Me diz só uma coisa, já que estarrei lá no dia 30 (o dia grátis) você sabe como funciona? Precisa fazer alguma reserva antes? ou é só chegar e entrar? Tem muita fila?
    Beijos e muito obrigada :)

  7. adriventicinque

    Anna, li esta mensagem e queria conferir com voce se é real:

    ” que depois da visita ao museu do Vaticano Pode-se sair direto dentro da basílica de São Pedro e evitar 2 horas de fila !!!!”

    conta pra gente!?
    bjsss

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Adri,

      Então existe uma passagem, mas depende do bom humor e camaradagem dos seguranças dentro da Capela Sistina, pois é por lá que você deve sair, no canto do fundo da Capela Sistina existe uma passagem que dá direto dentro da Basílica de São Pedro e realmente evita a fila de entrada. Na dúvida, tente!
      Outra forma de evitar filas é chegar antes das 8h, neste horário não tem filas e ainda você visita a Basílica com calma e pode aproveitar muito mais.
      bjs
      Ana

  8. Cyntia Campos

    Esse post me deixou ainda mais culpada: já fui três vezes pra Roma, e nunca aos Museus do Vaticano. Ficava grilada com as filas e as multidões, mas não tem desculpa, rss. Vou usar suas dicas na próxima viagem à Itália

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Oi Lais,

      Verdade a Capella Sistina não tem igual mesmo! É linda e o melhor é que não se pode fazer fotos, assim fica na memória!
      Bacio di Roma
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Cristina,
      Também o meu preferido! ´Cada vez que vou encontro mais alguma obra maravilhosa que ainda não havia reparado bem!
      Beijos e quando vier a Roma avisa tá.
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Cynara,
      É mesmo muito lindo! Imagina eu que já fui 10 vezes… Mas, sempre encontro algo que da outra vez não reparei…
      A fila é uma coisa louca, quase sempre grande. Nos mês de novembro um primo meu conseguiu entrar com fila zero…. Foi inédito!
      Certo que é um mês de baixa temporada, mas foi algo inexplicável.
      bacio
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Oi Fe,
      É verdade, também não curto fila não…Mas se a grana estiver curta dá até pra pensar na fila do dia grátis…ùltimo domingo de cada mês;
      E quando vier pra Roma, volte mesmo!
      bacio
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Oi Nathalia,
      É mesmo maravilhoso, já fui mais de 10 vezes, rsrsr
      Cada vez que vem um parente ou amigo, lá vou eu novamente!
      Mas, sempre encontro algo que não tinha admirado tão bem na outra visita…
      Bjs
      Ana

  9. Aquele Lugar

    Museu realmente incrível, e vou deixar mais uma dica: na capela Sistina não pode sentar fora dos banquinhos rsrsrs. Meu pai sentou no banco e eu sentei nos pés dele para descansar, já veio um guardinha me dar puxão de orelha kkk tive que aguentar em pé mesmo!!!! Abraços , Léli

  10. Nivia

    Esta dica de comprar antes é imprescindível! Fiz isso e fui passando pela fila, até a porta, quando entramos no lugar exclusivo para quem compra com antecedência, fiquei com pena de quem não leu blogs antes de viajar :)

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Denya,
      Adoro os Museus Vaticanos e resolvi fazer este dicas práticas, baseado nas perguntas que recebo todos os dias no blog. Tem gente que diz que vai visitar somente a Capela Sistina, mas os Museus vai deixar para outra vez… Agora todos já sabem que a Capela Sistina está dentro dos Museus do Vaticano.
      bjs
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>