VoupraRoma

Roma a Firenze bate e volta ou não?

Roma a Firenze ou Florença. Um dia ou mais, bate e volta ou não.

Como ir a de Roma a Firenze fazendo um bate e volta ou não. Se você tem mais dias, com certeza melhor ficar mais e explorar a Toscana. Se tem apenas um dia, também vale a pena com certeza! 

Se você está em Roma não deixe de ir até Firenze. É um espetáculo, uma cidade onde se respira arte cultura e história!

Estive em Firenze (ou Florença), três vezes. Uma quando ainda não tinha o meu amado Blog.  E foi aí que veio a dúvida: Roma a Firenze, bate e volta ou não? Uma primeira vez visto que tinha mais dias, optei por ficar lá e aproveitar mais.

Fiquei hospedada num hotel que me lembro foi muito bom, pois estava perto da estação e foi bem fácil de conhecer Firenze, tudo caminhando. Gostamos muito, veja um pouco sobre o hotel que ficamos e fotos.

Outra dica de hotel que cheguei a visitar para conhecer para uma próxima vez foi o Londra hotel, veja como é lindo, amei! Se prefere um Hostel, que tem um preço melhor , posso deixar a dica pra vocês, pois uma amiga minha que foi sozinha e queria gastar menos ficou por lá e gostou. Veja sobre o Hostel

Ainda não tinha ido novamente até Firenze quando fiz este Post. Agora atualizando e deixando mais dicas.

Roma a Firenze veja aqui algumas dicas para comprar as passagens de trem:

Dica 1: Quando estiver planejando a sua viagem para a Itália compre suas passagens de trem (os de alta velocidade) com antecedência, pois pode conseguir bons preços. Trens de alta velocidade os conhecidos como Le frecce abrem para a venda com três meses de antecedência. É nesta hora que você pode conseguir bons preços.

Eu quando fui a Firenze comprei bem antes e fui com o trem de alta velocidade que leva somente uma hora e meia para chegar. É Perfeito!

RUMO A FIRENZE

RUMO A FIRENZE

Dica 2: Para comprar utilize os sites oficiais das empresas italianas: www.trenitalia.com ou www.italotreno.it  Veja sempre nos dois as promoções. Os trens de alta velocidade da Trenitalia são os chamados Le Frecce: Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca. Ou os trens da Italotreno que faz apenas alta velocidade.

Dica 3: Você deve comprar sua passagem de Roma (stazione Termini) para Firenze (S. M. Novella). S.M. Novella é a estação central de Firenze que está praticamente dentro do Centro Histórico. Bilhetes comprados e bora viajar!

Quando estive em Firenze a ideia era ficar dois dias, pois dali deveria seguir viagem para Venezia. E chegando lá fiquei sabendo que tinha um ônibus direto para Siena, não resisti e um dia lá fui eu para Siena, fiz um bate e volta e valeu muito, pois Siena é apaixonante também! 

Agora vamos falar de Firenze(Florença). Resumindo, fiquei somente um dia e meio, então foi praticamente como fazer um bate e volta Roma a Firenze.

Ponte Vecchio, Duomo, Galeria degli Uffizi, Davi de Michelangelo, são as atrações que todos já ouviram falar, mas Firenze tem muito mais.

E o que eu consegui ver em um dia em Firenze?

Digamos que dei uma volta. Eu poderia dizer que vi tudo mas, prefiro mostrar o que realmente vi pois, acredito que fotos mostram a forma como cada pessoa viu um lugar.

Vem comigo…

Saí do hotel que estava ao lado da Estação S.M. Novella e fui em direção à Duomo, com uma passadinha básica na Basílica Santa Maria Novella, que é uma Basílica menor mas linda também e como estava no caminho vi somente por fora.

BASÍLICA SANTA MARIA NOVELA - FIRENZE

BASÍLICA SANTA MARIA NOVELA – FIRENZE

E continuei até encontrar a tão esperada Duomo ou Catedral de Santa Maria del Fiore.

A Duomo é Simplesmente a atração turística mais famosa de Firenze, é de uma beleza indescritível. Vários tons de mármore que se mesclam, é realmente maravilhosa! De qualquer ângulo que você olhe a Duomo é belíssima!  

Duomo Firenze - foto Wikicommons

Duomo Firenze – foto Wikicommons

Na Piazza Duomo estão a Duomo, o Campanário e o Batisttero, uma das construções mais antigas de Firenze, onde foi batizado Dante Alighieri. E todos os três fazem parte da lista de patrimônio da humanidade pela Unesco.

Dentro é também muito linda. Além dos afrescos da grande cúpula, abriga também obras como a pintura “Dante e a Divina Comédia”. Você pode subir no terraço que fica no exterior da cúpula que são uns 500 degrauzinhos, ou subir no Campanário (onde fica o imenso sino da Duomo). Confesso que como tinha somente um dia e queria ver muita coisa, não subi. Veja as informações sobre os ingressos. 

Saí da Duomo já maravilhada e dei uma passada pelo Mercato del Porcellino só para passar a mão no focinho e na boca do Porcellino, pois dizem que dá sorte!

É sempre bom!

PORCELLINO -FIRENZE

PORCELLINO -FIRENZE

Saí dali e corri para a Piazza della Signoria.

Simplesmente é a praça mais bonita da cidade! Adorei, explorei tudo ao seu redor, é fantástica!  Esta é mais uma prova de que Firenze é beleza e arte por toda parte!

Várias esculturas bem famosas, como a fonte de Netuno e a réplica de Davi de Michelangelo, já que o original está na Galleria dell’Academia.

FONTE DE NETUNO - FIRENZE

FONTE DE NETUNO – FIRENZE

 

DAVI MICHELANGELO - FIRENZE

DAVI MICHELANGELO – FIRENZE

Ao redor da praça estão La Loggia dei Lanzi onde está a famosíssima estátua “Perseo con la testa di Medusa”. La Loggia é como uma galeria aberta onde estão muitas esculturas belíssimas.

PERSEO CON LA TESTA DI MEDUSA

PERSEO CON LA TESTA DI MEDUSA

Do outro lado da praça o maravilhoso Palazzo Vecchio, um prédio medieval que também rouba as atenções!

O Palazzo Vecchio abriga um museu e a prefeitura. O Museu não é muito visitado, pois os turistas dão preferência à Galeria degli Uffizi, mas como tudo em Firenze, é pleno de obras dos grandes mestres. Esculturas de Michelangelo e pinturas de Da Vinci são um convite. Os Salões são imponentes e grandiosos.  Se você for ficar mais dias em Firenze, vale a visita!

Galleria Degli Uffizi – Uma galeria de arte realmente imperdível. Abriga simplesmente o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo, obras conhecidas, como: “O Nascimento de Vênus” de Botticelli, “A Sagrada Família” de Michelangelo, “A Anunciação” de Leonardo Da Vinci, obras de Rafael além de outras muitas obras dos mestres do Renascimento. Uma das atrações imperdíveis de Firenze. Mas por fora já é uma obra de arte a parte. Várias estátuas de grandes artistas italianos e um maravilhoso Pórtico que leva ao Rio Arno. Lindíssima!  

Aqui a Dica 4Compre aqui o seu ingresso para a Galleria degli Uffizi antecipado em português, através da empresa parceira do blog, assim evita as filas gigantes. Eu na primeira vez que fui, infelizmente não consegui visitar, pois não comprei antecipado e tinha uma fila muito grande. Visitei somente a parte exterior e resolvi deixar para a próxima visita.

Depois de visitar a parte exterior da Galeria Degli Uffizi, passei pelo maravilhoso Pórtico e segui rumo a Ponte Vecchio…

PÓRTICO GALLERIA DEGLI UFFIZI - FIRENZE

PÓRTICO GALLERIA DEGLI UFFIZI – FIRENZE

Vamos falar da Ponte Vecchio!

Da carne ao ouro…

Uma curiosidade da história que eu sei, pois meu marido é um macellaio. Acredite antigamente no lugar das lindas joalherias estavam macellerie (açougues) e verdureiros, pois acreditavam que era o melhor local para este tipo de comércio, visto que os descartes eram jogados no rio e não produziam mau cheiro na cidade.

PONTE VECCHIO - FIRENZE

PONTE VECCHIO – FIRENZE

Depois da construção do Corridoio Vasariano em 1565, decidiram que não era mais oportuna a presença dos açougueiros ali e os mesmo tiveram que ceder lugar aos ourives e artesãos. Hoje a Ponte é repleta de joalherias e lojas de arte, é muito interessante toda esta história! 

PONTE VECCHIO - FIRENZE

PONTE VECCHIO – FIRENZE

A Ponte Vecchio é da época medieval, foi a primeira ponte a ser construída sobre o Rio Arno e a única que sobreviveu aos ataques da segunda guerra. E uma das vistas mais incríveis você terá se subir até a Piazzale Michelangelo.

Piazzale Michelangelo

Depois de passar sobre a Ponte Vecchio, fazer muitas fotos e ver as lindas joalherias ali instaladas, eu segui para o outro lado do rio de volta mas, se você estiver com tempo e disposto suba até a Piazzale Michelangelo, vai vivênciar uma das mais lindas vistas da cidade e um pôr do sol maravilhoso. Uma caminhadinha de 1,3 km de subida. E lá se encontra mais uma réplica de Davi de Michelangelo, desta vez em bronze.

Bom, na minha primeira vez em Firenze não fui e segui rumo ao Restaurante La Giostra, um restaurante maravilhoso, que tem história e muito indicado. Reservei antes de ir a Firenze. Se valeu? Valeu muitoooo! Tudo de bom!

E o que eu comi? Uma bella Fiorentina, claro! Afinal se você vai à Firenze tem que comer uma Bisteca Fiorentina. Eu comi porque estava com uma amiga, pois é impossível comer uma Fiorentina sozinho. A bisteca Fiorentina por tradição tem quase meio quilo de carne e é assim mal passada, uma delícia!

BISTECA FIORENTINA

BISTECA FIORENTINA

Depois do maravilhoso almoço e já com energias mais do que repostas fui até a Basílica Santa Croce.  É uma Basílica Franciscana, só por aí já adorei!  No seu interior alguns afrescos incríveis de Giotto e Gaddi, mas ela é famosa mesmo pois abriga tumbas que foram feitas na época, para 270 moradores importantes da cidade e entre eles, ninguém menos que Maquiavel, Galileu Galilei e Michelangelo.

FIRENZE - TUMBA DE GALILLEU GALILLEI

FIRENZE – TUMBA DE GALILEU GALILEI

Quer mais? Só fera!  Vendo aquelas tumbas com os restos mortais destes gênios e fica até meio extasiado!

Galleria dell’Accademia

Onde está a original e tão famosa estátua de Davi de Michelangelo. Além de várias outras obras do grande mestre.

Saiba sobre os ingressos e horários aqui.

E assim terminou este meu dia maravilhoso em que fizermos um bate e volta de Roma a Firenze ou Florença, como preferir! Hora de voltar para a estação e pegar o  trem para Roma. 

Como o VoupraRoma é feito com o apoio de vocês, vejam o Post da querida amiga Gisele do Blog Destinos Por Onde Andei, com dicas de Florença a pé, o que não deixar de ver.

Ainda fico devendo o Post sobre Siena.  E para quem vai ficar mais dias em Firenze vale a pena conhecer as cidades que estão por perto: Siena, San Gimignano, Pisa, Lucca. Precisando de CityTour em Firenze ou Tours partindo de Firenze para conhecer mais um pouco da Região Toscana, fale com a gente através do e-mail: blogvoupraroma@gmail.com

Em Firenze você tem várias outras opções de tours e passeios, se você vai ficar mais dias por lá, veja aqui muitas opções. 

E se você resolver ficar mais dias em Firenze, o que eu acho uma ótima pedida, reserve seu hotel entrando aqui pelo blog no site do Booking que é um nosso parceiro.  Além de ótimas ofertas você ainda ajuda este blog a se manter e você  não paga nada a mais por isso. 

Antes de viajar não esqueça de fazer também o seu seguro viagem!

Claro que nunca pensamos em usar, mas é obrigatório para viagens à Europa e claro que é sempre bom viajar com segurança. Veja aqui um orçamento com descontos direto com o parceiro do VoupraRoma.

E veja outros Posts que podem te interessar:

Viajando pela Itália de carro,

Bate e Volta a Bracciano,

Bate e Volta a Frascati,

Bate e Volta a Orvieto,

Bate e volta a Tivoli,

Onde comer em Roma,

Onde ficar em Roma,

As Tradições dos macellaios em Roma,

Gostou?

Deixe o seu comentário, e você  foi de Roma a Firenze bate e volta ou não? E se quiser deixar alguma dica de Firenze(Florença). Algum restaurante que você foi e gostou ou algum hotel que você achou legal, deixa a dica aqui nos comentários, pode ajudar outros leitores do blog. Obrigada!

42 comentários sobre “Roma a Firenze bate e volta ou não?

  1. Kiyomi Kato Uezumi

    gostei muito de seus comentáriso
    EStou ensando em passar uns poucos dias em florença, antes de seguir viagem para o japão, provavlemnte em outubro.
    agradeço e se resolver posso estar fazendo contato.

  2. Celeste Elvira Viggiano

    Olá Ana, mais uma vez parabéns pelo seu blog. Quando estive em Firenze, fui até Fiezolli, uma cidadezinha ou bairro que fica em uma montanha. Partimos da estação com um micro-ônibus. Lá é lindo e sossegado. Almoçamos e voltamos, porque é bem pertinho. Bacio da Sampa.

  3. Lívia Maria Muller de Paula Dias

    Oi Anna!!

    Adori seu Blog. Vou fazer tudo q vc recomendou. Chego dia 20-12-2016 e volto dia 29-12 prp Brasil. Quero ir a Florença e passar em Luca eoutra cidade próxima. Acha melhor eu alugar um carro ou ir de ônibus. Gostaria de explorar mais A Toscana.

    On de vc acha mais bacana passar o Natal?? Roma ou Veneza??

    abrços

    Lívia Maria

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Livia,

      Você pode ir de Trem até Florença e alugar o carro lá para fazer a região e conhecer as cidades de Siena, Luca, Pisa, e outras…
      Natal em Veneza confesso que nunca passei mas deve ser lindo! Em Roma por sua vez tem a missa no Vaticano e as famílias todas passam em casa unidas. Não tem quase gente na rua a não ser na hora da missa.
      Aproveite muito!!!!
      abs
      Ana

  4. Andrea Mariano

    Ola
    Estou explorando o seu blog. Vou a Firenze tb. Pisa, Lucca, Viareggio e Cinque Terre ( Fui no ano passado, mas estava chovendo muito)

  5. Margarida

    Em outubro viajarei com mais 3 pessoas de 12 a 27/10/16, queremos fazer Roma/Firenze/Veneza 4 dias, em seguida Veneza/Roma 5 dias, e depois Brasi, gostaria de saber como comprar os bilhetes de trem, pois já vi o site da trenitalia e é em Italiano, no Raileurope ttambém não informa os trens de alta velocidade e é muito vaga as informações. Gostaria de saber como comprar os bilhetes pela internete, se alguém pode me dar algumas dicas.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Margarida,

      Estou mesmo fazendo um Post Novo sobre como reservar o seu bilhete pelos sites italianos. Já que você vem em outubro, continue nos acompanhando que assim que ficar pronto eu publico na página do Facebook. Você já curtiu a nossa página? entra lá e curti assim vc acompanha todas as novas dicas. http://www.facebook.com/voupraroma
      Se precisar de dicas de hotel, dá uma olhada neste Pots. https://www.voupraroma.com/piazza-della-repubblica-roma/
      bjs
      Ana

  6. Vitor Duarte

    Olá, adoro o seu blog!
    Venho acompanhando à meses, desde que comprei minhas passagens para Roma…
    Estou indo dia 11/02 e ficarei até dia 19/02 hospedado na piazza navonna…
    Gostaria de saber como é o clima em fevereiro e se você acha que vale a pena fazer alguma viagem bate-volta.
    Abraço

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Vitor,
      Obrigada!
      Em fevereiro estaremos ainda no inverno, as temperaturas médias você pode ver neste Post https://www.voupraroma.com/temperaturas-em-roma/
      Se você vai ficar perto da Piazza Navona, estará super bem localizado e praticamente vai fazer tudo caminhando…
      Bate e Volta, simmm tem vários bate e volta bem interessantes pra fazer. Quem sabe Firenze? https://www.voupraroma.com/roma-a-firenze-bate-e-volta-ou-nao/
      Vocês vem em quantas pessoas? Se estiver em 3 ou mais convém pegar um transfer do Aeroporto até o Hotel. https://www.voupraroma.com/ncc/ pois o transfer te deixa na porta do Hotel, o Trem vai te deixar na Estação Termini, e dali até a Piazza Navona ou terá que pegar um táxi ou ônibus.
      Espero ter ajudado
      Abs Ana

      1. Vitor Duarte

        Será se eu consigo fazer um bate volta ate Capri (eu amei a sugestão desse bate e volta que você fez) no inverno?

  7. Alvar

    Ana, gostei muito de suas dicas ! Como ja estivemos em Firenze, percebemos agora, varios lugares importantes que deixamos de conhecer, mas tudo bem, isso nos anima a retornar à bela e inesquecivel Florença!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Que ótimo! Tem que voltar mesmo e aproveitar aquela maravilha! É muita coisa pra ver o melhor mesmo se você pode é ficar mais dias…
      Obrigada por seguir o blog,
      Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.