VoupraRoma

Bate e volta de Roma a Orvieto

Bate e Volta de Roma a Orvieto!

 

Orvieto, uma das mais antigas cidades Italianas!

Lugar maravilhoso e bem perto de Roma.

Um bate e volta fantástico e super fácil de chegar…

 

Roteirinho passo a passo…

 

Partindo de Roma, você vai pegar o trem que sai da estação Termini e vai para Orvieto(trem regional). Pode comprar através do site da Trenitalia ou diretamente na estação nas maquininhas ou nos guichês de vendas.

Comprando na estação custam 7,70 euros ida e 7,70 euros volta.

Online custa um pouquinho mais barato. Compre algum tempo antes e você vai pagar mais barato.

Dica importante, que já passei em outro POST: se você comprou na estação valide seu bilhete na maquininha verde, na estação antes de embarcar para evitar multas. Na ida e na volta, atenção! Se você comprou on line basta imprimir e levar o comprovante.

 

São apenas 1 hora e 13 minutos de trem para viajar séculos e mergulhar na história de uma cidade medieval localizada na região de Úmbria, que foi construída pelos Etruscos, povo mais antigo que os romanos.

 

Vamos mergulhar…

 

Chegando a Orvieto, você desce da estação e saindo logo do outro lado da rua você vê a estação do Funicolare, é ele que você vai pegar para chegar à cidade que está lá no alto. Certamente você deve conhecer aquela canção, tantas vezes cantada por Pavarotti… “Funiculi funicula funiculi funiculaaaaa…” então é isso mesmo, Funicola ou Funicolare é um bondinho que anda nos trilhos subindo a montanha, bem divertido.

ESTAÇÃO DO FUNICULA - ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

ESTAÇÃO DO FUNICULA – ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

Você compra um bilhete que custa 1,50 euros e vale por 90 minutos, sobe com o Funicula e logo saindo da estação, está um ponto de ônibus que te leva até a praça principal da cidade.

O mesmo bilhete que você usou para subir de Funiculá vale por

90 minutos e com ele você ainda pode pegar o ônibus também.

BILHETE FUNICULA - ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

BILHETE FUNICULA – ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

Mas, antes de pegar o ônibus você tem duas coisas interessantes para visitar por ali. Logo a sua direita ao lado da estação do Funicolare, está o ponto de informações turísticas, retire gratuitamente o seu mapinha da cidade e a dica é se perder nesta cidade encantadora!

 

Depois de pegar seu mapinha, desça a rua a direita e você vai ver uma construção redonda, é o Poço de São Patrício e para a sua esquerda a Fortaleza de Albornoz erguida no século 14, onde antes estava um templo etrusco e que hoje é um Jardim público de onde se tem uma vista panorâmica linda, e de lá você pode ver também o Poço de São Patricio.

Faça a visita ao Poço antes de começar seu tour pela cidade. Pois, depois do almoço fica mais difícil de encarar. Experiência própria!

POZZO DI SAN PATRIZIO - ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

POZZO DI SAN PATRIZIO – ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

O Poço de São Patrício é do século XVI, construído por ordem de Clemente VII é famoso por sua engenharia, imagine que em volta do Poço existem duas escadas em forma de espiral que não se cruzam nunca, uma que sobe e uma que desce, é realmente muito interessante.

POZZO DI SAN PATRIZIO - ORVIETO - FOTO Wiki Commons

POZZO DI SAN PATRIZIO – ORVIETO – FOTO Wiki Commons

São 62 metros de profundidade e um diâmetro de 13,5 metros e 248 degraus, mas vale muito é show!  A entrada custa 5,00 euros.

 

Então depois de descer e subir a famosa escada espiral e jogar uma moedinha no poço para dar sorte, dê uma entrada na Fortaleza de Albornoz que está do lado esquerdo da estação do Funiculare e faça algumas belas fotos de Úmbria.

ORVIETO - VISTA DA FORTALEZA DI ALBORNOZ - FOTO Ana Venticinque

ORVIETO – VISTA DA FORTALEZA DI ALBORNOZ – FOTO Ana Venticinque

Logo depois você já pode pegar o ônibus, acredito que seu bilhete  ainda estará na validade dos 90 minutos. Pode ir caminhando também, não é longe, apenas 800 metros. O ônibus vai te deixar na praça principal bem em frente ao Duomo de Orvieto. Descendo do ônibus prepare-se para uma visão deslumbrante! A Duomo é toda colorida, revestida de mosaicos, é de babar..

DUOMO ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

DUOMO ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

Eu já viajei muito pelo mundo e pela Itália, já vi muitas Catedrais, mas esta é diferente! É uma das mais lindas Catedrais de toda a Itália, sua arquitetura gótica e o seu colorido a torna diferente das outras. Ela é deslumbrante por fora, já por dentro é simples.

DUOMO DI ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

DUOMO DI ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

Sua construção teve início em 1290, mas demorou 3 séculos para ser finalizada. È plena de detalhes, mosaicos, cores, dourado. Em seu interior, uma das obras importantes é o afresco do Juízo Final, e dizem ter inspirado Michelangelo quando realizou a famosa Capela Sistina. Realmente é linda! A entrada custa 3,00 euros.

 

Outra atração é a Torre dos Mouros. Foi construída bem no centro da cidade, baseado nos pontos cardeais e simbolizava o poder econômico da cidade na idade média. É de 1200 e o relógio que você vê lá no topo é de 1875.

1511588_1077092058985487_7078795357780829346_n

Dizem que a vista é linda, você sobe uma parte com o elevador e depois tem que subir mais 230 degraus, eu confesso que depois de beber um bom Orvieto Classico, não encarei… Se você for, suba antes de comer e beber… rsrsrs. A entrada custa 3 euros.

 

Bom, vamos falar das delícias de Orvieto…

 

Típico da região, não deixe de experimentar o vinho Orvieto Clássico, fresco e delicioso!

Entre os pratos típicos da região de Úmbria estão os pratos de caça como o cinghiale (javali), pombo, codorna. Escolhemos um restaurante bem em frente à Torre del Moro, e posso dizer que foi uma agradável surpresa o L’Oste del Re. Veja o mapa:

 

Eu optei pelo cinghiale, digamos que é muito próximo do porco apesar de ter um sabor mais acentuado, é bem gostoso.

Comi uma pasta com molho de cinghiale deliciosa. E as outras pessoas que estavam comigo optaram por pasta ao tartufo, também outra especialidade da região e polenta ao sugo de cinghiale. Tudo delicioso acompanhado de um bom Vinho Orvieto Clássico. O da casa mesmo.

AS DELÍCIAS DE ORVIETO - FOTO  Ana Venticinque

AS DELÍCIAS DE ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

Depois de comer sugiro que faça uma caminhada pelas ruazinhas,

Encha os olhos com os artesanatos, lojinhas de lavanda e cerâmicas aliás, eles produzem cerâmicas lindíssimas, se você tem um espacinho na mala ainda compre alguma cerâmica para levar. São lindas!

PELAS RUAS DE ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

PELAS RUAS DE ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

E tem também o Angelo Custode (anjo da guarda). Algumas lojas de cerâmica, vendem um anjinho de cerâmica que é um sininho, super fofo!!! É bem pequeno e cabe na palma da mão; dizem que todos os dias quando você acorda deve balançar o seu anjinho e pedir para ele acordar também para te olhar e te dar proteção naquele dia… Eu tenho o meu e o balanço todos os dias. Leve um para você e quem você gosta, este cabe na mala com certeza!

ANGELO CUSTODE DI ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

ANGELO CUSTODE

Observe cada detalhe das pequenas ruas medievais… Aproveite, pois você esta numa das cidades mais antigas da Itália.

RUA MEDIEVAL - ORVIETO - FOTO Ana Venticinque

RUA MEDIEVAL – ORVIETO – FOTO Ana Venticinque

E assim terminamos nosso dia inesquecível… Saindo da praça principal onde está a Catedral, para voltar para a estação do Funiculare, nós voltamos caminhando, é tranqüilo, pois é descida e são uns 800 metros.

Pegamos o Funiculare e depois deste dia viajando através dos séculos, é hora de pegar o trem de volta a Roma…

ESTAÇÃO DE ORVIETO - FOTO Ana Venticiqnue

ESTAÇÃO DE ORVIETO – FOTO Ana Venticiqnue

Compre já sua passagem e vá conhecer Orvieto, é imperdível! Para comprar sua passagem online, veja no site da Trenitalia.

 

De Orvieto veja aqui como você pode ir até Civita di Bagnoregio, a “Cidade que morre”, um dos burgos medievais mais mágicos que já visitei. Um dos mais lindos da Itália!

 

Gostou?

Veja também:

Tudo o que você precisa antes de viajar

Bate e Volta a Castel Gandolfo e Frascati

Bate e Volta a Tivoli 

Bate e volta a Firenze

Ostia Antica

Dubrovnik

 

Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve aqui o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre aqui seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate aqui o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

 

Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog no Booking.com você não paga nada a mais por isso, pois será direcionado ao site oficial do Booking.com e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos dá uma pequena comissão. Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo. Agradecemos!

Booking.com

 

Agora que você já sabe como ir de Roma até Orvieto, não deixe de conhecer esta maravilhosa cidade!

48 comentários sobre “Bate e volta de Roma a Orvieto

  1. Van

    Oi!
    Sempre que eu fui a Itália me desiludi com a comida , e fui a muitas cidades e restaurantes .
    Pode me dizer o nome do restaurante que foi para eu experimentar ? As fotos tem um aspecto maravilhoso .

    Obrigada pelas dicas que valeram muito

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Flávia,
      Depende muito de como você gosta de conhecer uma cidade. Eu passei o dia lá, pois gosto de conhecer a cidade em detalhes, conhecer a comida, sentar em um lugar legal e comer um prato típico, aproveitar bem!
      Abs
      Ana

  2. Sandra amaral

    Adoro o seu site, otimo, parabéns
    Gostaria de saber se em Roma tem esse anjinho da Guarda para comprar, infelizmente não vai dar para fazer o passeio para Orvieto. AGUARDO sua resposta
    Desde ja agradeço

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Sandra,

      Não sei te dizer, pode ser que você encontre nas lojinhas perto do Vaticano. Dica assim: “Vorrei un Angelo Custode piccolo”
      bjs
      Ana

  3. simone rosales

    Olá! Vou para a Itália em setembro 2016 e planejei um passeio bate-volta de Roma para Civita di Bagnoreggio Vamos de trem até Orvieto e de lá, ônibus até Civita. Mas agora, depois de ler suas dicas, vou ter que incluir uma paradinha em Orvieto, nem que seja só para ver a Catedral e comprar um anjinho!! risos. Vc já foi até Civita di Bagnoreggio?
    um abraço

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Simone,
      Então também preciso ir, está na minha lista, pois quando fui a Orvieto fui de trem para poder passar pra vocês o passo a passo, então não deu tempo de fazer lá também.
      Sei que tem ônibus mas os horários parece que são poucos, faça um planejamento baseando-se nos horários do ônibus e trem. Acho que vale a pena. Dica: Vá primeiro a Civita para não ter problemas de perder os horários. Depois de Orvieto tem vários horários de trem e em setembro ainda são longos os dias por aqui…sol até tarde. Quem sabe não vou em Setembro também?
      Ha. se ainda não reservou seu hotel e quiser dicas, só falar.
      bjs
      Ana

      1. simone rosales

        Oi Anna!
        É, foi o que eu pensei, Civita primeiro, são poucos horários de ônibus mesmo, pelo o que eu consegui ver. Mas, de qualquer forma, se não der para chegar até Civita por algum problema de horário, Orvieto já será também um ótimo passeio, obrigada pelas dicas, foi muito bom bom ler seu post! um abraço

  4. jah_lah

    Realmente é belíssimo. Pena que não incluí no meu roteiro quando fui a Assis. Com certeza em uma próxima…Ah, o estilo arquitetônico a que vc se refere é Românico, não Romântico. Belíssima fachada. Obrigado por compartilhar!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá,
      Obrigada por comentar!
      Então Orvieto é mesmo única! Vá mesmo numa próxima vez, tenho certeza que irá amar.
      Quanto ao estilo á gótico e quando citei romântico não me referia ao estilo em si mas á riqueza de detalhes, é muito detalhado e colorido, realmente lindo! Talvez tenha utilizado a expressão errada, vou já atualizar! Obrigada pelo toque!
      Bacio di Roma
      Ana

      1. jah_lah

        Em Marselha há uma catedral que lembra muito a lateral desta de Orvieto.
        É apelidada pelos locais de catedral de pijamas, por causa das listas horizontais.Realmente curioso.

  5. Marcelo

    Olá, Anna.
    Obrigado pelas dicas. Estou tentando comprar os tickets pelo site da Trenitalia, mas só aparece um horário disponível para Orvieto e é noturno. É isso mesmo?
    Grato.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Marcelo,

      Imagina. Não! Eu fui pela manhã logo cedo e voltei tipo 17h nas duas vezes que fui. O que pode acontecer é que se você está comprando com muita antecedência eles ainda não disponibilizaram todos os horários no site. Na hora de selecionar, coloque de Roma(todas estações) a Orvieto e veja se te dá mais opções. Que data está procurando?
      Ana

  6. Joana

    Oi Anna, tudo bem? Peguei aqui no seu site as dicas pra um bate e volta a Orvieto e todas foram perfeitas!!! Amei a cidade!!! Muito obrigada por compartilhar suas experiências! Bjs do Brasil!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Joana,
      Que bom!
      Tento passar as dicas de forma fácil para que quando a pessoa chegue ao local identifique mesmo aquilo que escrevi ou mostrei nas imagens.
      Fico muito feliz que você tenha aproveitado e gostado!
      Se você quiser convidar seus amigos para curtir a nossa pagina do Facebook fico feliz também! http://www.facebook.com/voupraroma
      Obrigada
      bacio de Roma
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Nathalia,
      Você pode comprar online pelo site da Tranitalia – http://www.trenitalia.com/
      Ou na estação nos guichês de venda e basta comprar ida e volta, não tem reserva de assentos pois é um trem regional.
      Ou ainda pode comprar nas maquininhas que estão na estação, conforme você pode ver nas fotos neste Post. http://www.voupraroma.com/dicas-de-transportes-em-roma/
      Uma ótima viagem e tenho certeza que você vai adorar Orvieto.
      bjs
      Ana

  7. Roberta Maués

    olá! Que lugar mais encantador! Estou à caminho da Itália final de janeiro e primeira semana de fevereiro. Você acha possível visitar Orvieto neste período?

  8. Ivone Elian Andrade

    Fiquei encantada! Que vontade de ir nesse lugar mágico. Amei as cerâmicas, e gostaria muito de ter o Anjinho da Guarda. As dicas foram excelentes.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Ivone,
      Obrigada por seguir o blog. Orvieto é maravilhosa mesmo e posso dizer que é muito fácil de fazer o Bate e Volta. As cerâmicas são lindíssimas e dá vontade de comprar tudo!
      Se vier a Itália não deixe de ir até lá. Além de outras cidades que são mágicas como as cidades da Umbria. Dê uma olhada neste Post http://www.voupraroma.com/viagem-de-carro-pela-italia-terceiro-dia/
      Um ótimo 2016 pra você e vem pra Roma!
      bjs Ana

  9. Paula Brum

    Já rodei tanto pela Itália e não conheço essa linda cidade, uma falha de planejamento, certamente. Essa dica foi direto para os favoritados. Linda Igreja, com mosaicos muito semelhantes ao que temos em nossa Catedral, em Porto Alegre – elas ficam mais alegres quando cheias de cores!!! Adorei. BjO!!!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Paula,
      E o melhor é que é pertinho de Roma e o trem custa somente 7 euros, uma cidade fundada pelos Etruscos, realmente linda! Vale a pena, na sua próxima viagem a Itália vá. beijos

  10. Lincoln

    Eu e minha filha seguimos as dicas do blog e foi tudo simplesmente fantástico! Tudo esta minuciosamente descrito pela autora. Quando chegamos ao local foi muito mais fácil para se locomover, pois nos lembrávamos das fotos postadas aqui! Seguimos todas as dicas, alem de compreender melhor os locais que visitávamos! Obrigada!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Obrigada!!!! Fico super feliz em saber que o objetivo do Blog está sendo atingido; Passar de maneira fácil todas as informações e tornar a viagem de nossos amigos mais feliz e relaxada!
      Obrigada pelos elogios.
      Bacio di Roma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>