VoupraRoma

Villa Adriana em Tivoli, perto de Roma

 

Villa Adriana – Tivoli.

Continuando o nosso bate e volta de Roma a Tivoli, vamos conhecer a Villa Adriana,um lugar mágico e repleto de história e muita natureza.

Em 1999 a Villa Adriana em Tivoli foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade Unesco. A Villa é um complexo de 120 hectares dos quais a área que pode ser visitada é de 40 hectares.

Villa Adriana Tivoli - Ruinas - Blog Vou pra Roma

Para realizar o seu projeto grandioso, o imperador Adriano que era considerado meio que um arquiteto da época, escolheu um local pleno de natureza e muita água. Tivoli, a 28 km de Roma, é uma cidade medieval e ainda mantém algumas características daquela época, vale a pena dar uma passeada pela cidade também, visitar a igreja, e suas vielas.

Eu fiquei tranquilamente umas 3 horas caminhando, admirando e conhecendo toda a Villa com muita calma.

Dica: Vá com roupas confortáveis e tênis. Leve uma garrafinha de água.

Vale a pena, aproveitar este momento e mergulhar na história.

Villa Adriana - Tivoli - Perto de Roma

Então, vamos mergulhar!

A Villa Adriana, foi construída entre 118 e 138 d.C, pelo Imperador Adriano, que naquela época era considerado um “arquiteto ousado”, algumas obras muito conhecidas nas quais ele teve grande participação são o Pantheon e o Castel Sant’Angelo que foi construído para ser o Mausoléu de sua família.

Veja mais sobre o Castel Sant’Angelo 

Veja mais sobre o Pantheon

A Villa Adriana é considerada a maior Villa que já pertenceu a um imperador.             É surpreendente, esta é a palavra!

Villa Adriana - Blog VoupraRoma

Oliveiras seculares e muitas árvores monumentais, estão espalhadas por toda a Villa. Muito lindo!

Villa Adriana - arvores seculares - Vou pra Roma

Logo na entrada tem uma lojinha e um café, que vende além de café e bebidas em geral algumas coisinhas de lanche, e também livros e alguns tipos de souvenir da Villa. Dica: leve o seu panino(sanduíche) e uma garrafinha de água é a melhor pedida! (tem fontes de água potável espalhadas pelo trajeto dentro da Villa para você encher a sua garrafinha).

E para comprar as coisinhas para o seu sanduíche, veja mais: Onde encontrar um supermercado em Roma. 

Logo depois que você entra tem tipo um quiosque com a maquete da Villa como era antigamente, assim você vai entender um pouco das ruínas.

Villa Adriana - Tivoli - MAQUETE VILLA ADRIANA

Durante a visita tem placas espalhadas contando um pouco da história!

Villa Adriana - Tivoli - Termas - Vou pra Roma

A Villa Adriana inclui edifícios residenciais, termas, pavilhões, jardins, é realmente um projeto fantástico! Deve ter sido deslumbrante para aquela época!

Fico imaginando o Grande Imperador caminhando pelos seus jardins…

Villa Adriana - Tivoli - Perto de Roma

É de uma riqueza maravilhosa a arquitetura e as esculturas, mas, na Idade Média, aconteceram muitos roubos de mármore re bronze para ser reutilizado em outras grandes obras e diversos fins e com isso muitas peças importantes foram perdidas.

Uma obra incomparável de arquitetura que é ainda muito admirada, mesmo depois de passados dois mil anos. Realmente se você parar para imaginar como era naquela época, acho que era mesmo uma obra grandiosa!

Villa Adriana - Tivoli - Termas - Blog Vou pra Roma

Acredito que o Imperador Adriano para realizar o seu “projetinho”, não deve ter poupado gastos e o resultado foi realmente espetacular.  

VILA ADRIANAResumindo, podemos pensar que seria um grande residencial de fazer inveja a qualquer milionário nos dias de hoje! kkk

Não deixe de visitar, vale muito a pena!

Tivoli

Como chegar:

De Trem: Pegue o Trem Regionale/Roma – Tivoli que saí da estação Termini, custa 2,60 euros e leva 00:59 minutos o trajeto. Chegando lá na estação pegue o ônibus 4 (é tipo um mini ônibus) ele passa pelo centro de Tivoli (onde você deve descer para visitar a Villa D’Este) e depois segue até a Villa Adriana. Veja mais detalhes no site da CAT.

IMPORTANTE: Não esqueça de validar os bilhetes nas maquininhas antes de entrar no Trem. Veja aqui como fazer.  E para bilhetes que foram comprados on line?

De Ônibus: pegue o Metrô linha B – direção Rebibbia, vá até a estação Ponte Mammolo. Lá você vai pegar o ônibus da empresa Cotral ( Roma – Tivoli ), que custa 1,30 euros e sai a cada 15 minutos. Compre o bilhete na lojinha que vende jornais, dentro da própria estação do metrô. Chegando a Tivoli você deve descer no ponto Largo Nazioni Unite/Piazza Garibadi. Depois caminhe uns 300 metros por dentro da cidade e você chegou. Se depois você decidir visitar também a Villa Adriana, a C.A.T. (transporte urbano local de Tivoli) oferece 3 linhas de ônibus que partem do Centro,  4, 4 X, veja mais detalhes no site da CAT.

Tour Privativo: Se está em mais pessoas e prefere um pouco de conforto! Você pode contratar um passeio privado com motoristas que falam português. Um passeio com duração de 6 horas partindo de Roma e retornando a Roma.Veja mais e peça o seu orçamento deste serviço. 

Se preferir pode alugar um carro por um dia e fazer o seu bate e volta tranquilamente no seu ritmo. Alugue com a RentCars que é uma empresa parceira do Blog e oferece ótimas condições de pagamento com as melhores locadoras. 


Endereço:

Largo Marguerite Yourcenar, 1  – Tivoli ( Roma)

Horários de entrada:

fevereiro: das 9:00 as 18:00h 

Março: das 9:00 as 18:30h

Abril:das 9:00 as 19:00h 

De maio a agosto: das 9:00 as 19:30h 

Setembro: das 9:00 as 19:00h 

Outubro a janeiro: das 9:00 as 17:00h 

Preços:

8,00 euros – bilhete inteiro

4,00 euros – bilhete reduzido (para cidadãos da comunidade europeia entre 18 e 25 anos ou para todos os menores de 18 anos sempre com apresentação de documentos)

Grátis: no primeiro domingo de cada mês. 

Participa do RomaPass

Obs: o bilhete dá direito também à visitação do museu, e quando acontece alguma exposição os bilhetes sobem para 11,00 inteiro e 7,00 reduzido.

E no mesmo passeio bate e volta partindo de Roma, aproveite para conhecer também a Villa D’Este que é ainda mais bonita!

Veja também:

Onde ficar em Roma

Villa D’Este à noite

Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos dá uma pequena comissão. Agradeço  ;-) 



Booking.com

Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo. 

 Villa Adriana em Tivoli, perto de Roma, vale muito a pena a visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>