VoupraRoma

ROTEIRO PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ROMA – SEGUNDO DIA

Roteiro principais atrações de Roma – segundo dia.

 

Vamos começar nosso lindo dia pela atração mais esperada de Roma, o Coliseu!

Sugiro roupas confortáveis e tênis, pois vamos caminhar bastante hoje. O Coliseu quase sempre tem filas enormes. O ingresso dá direito a visitar o Coliseu, o Foro Romano e o Palatino, então você pode evitar as filas de algumas maneiras… Para ver todas as dicas veja o nosso Post falando do ColiseuDica boa de quem mora na Cidade Eterna: se você optar por não comprar o ingresso on line, pode tentar a bilheteria da Via dei Fori Imperiali, ali tem dias que não tem fila nenhuma, pois pouca gente sabe e todos vão direto à bilheteria do Coliseu.

COLOSSEO - FOTO Ana Venticinque

COLOSSEO – FOTO Ana Venticinque

COLISEU - FOTO Ana Venticinque

COLISEU – FOTO Ana Venticinque

Bom, falar do Coliseu é meio difícil, ele nos deixa mesmo sem palavras… É a principal atração turística de Roma e o maior Anfiteatro do mundo, o maior símbolo de Roma e um dos grandes exemplos de arquitetura romana.  Pensar que quase 2.000 anos se passaram e  estamos aqui no mesmo lugar onde pisaram aqueles gladiadores.

É indescritível, você vai ver quando chegar.

COLOSSEO DETALHES - FOTO Ana Venticinque

COLOSSEO DETALHES – FOTO Ana Venticinque

Entramos e vamos curtir cada detalhe do Coliseu, subir as escadas, observar como são altos os degraus, viver este momento fantástico!  Dica: tem uma loja que vende souvenir e eles vendem um livro com transparências que te mostram como era e como é hoje, bem interessante! 

 

Saindo do Coliseu, aproveitamos para ver e tirar fotos do Arco de Constantino, que está bem na frente, e depois subimos a Via que sai bem ali da frente (Via Sacra), vamos entrar por aqui que dá acesso tanto ao Foro Romano como ao Palatino, entrando viramos à esquerda para o Palatino e à direita para o Foro Romano, hora de caminhar e descobrir…

ARCO CONSTANTINO – FOTO Ana Venticinque

 

Logo depois de entrar encontramos uma fonte para encher a nossa garrafinha, que delícia água fresquinha!

FONTE ROMANA - FOTO Ana Venticinque

FONTE ROMANA – FOTO Ana Venticinque

Palatino, segundo a mitologia Romana, foi  no Palatino, que nasceram Rômulo e Remo, os irmãos que foram amamentados pela loba, aquela que é o símbolo de Roma. Diz a lenda, que Rômulo matou Remo e  depois fundou Roma. Entre lenda e realidade, o Palatino é um dos lugares interessantes de Roma, um museu a céu aberto.

 

O Foro Romano, pra você entender melhor, era um grande espaço público da cidade, onde praticamente se reunia tudo; ali estavam presentes: o senado, o parlamento, comércios variados, templos e também locais de entretenimento. Esta grande área arqueológica foi denominada na época, de Fori Imperiali, e compreende a região que vai do Campidoglio até o Quirinale. 

FORO ROMANO - FOTO Ana Venticinque

FORO ROMANO – FOTO Ana Venticinque

Depois de explorar tudoooo, saímos e pegamos a Via dei Fori Imperiali, agora vamos entender melhor vamos ver do lado direito da avenida algumas das Ruínas dos Fóruns, de Traiano, de Augusto, e do Mercato di Traiano.

VIA DEI FORI IMPERIALI NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE ROMA- FOTO Ana Venticinque

VIA DEI FORI IMPERIALI NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE ROMA- FOTO Ana Venticinque

Caminhamos pela Via dei Fori Imperiali até a Piazza Venezia, onde vamos conhecer o Monumento a Vittorio Emanuele II, também conhecido como Altare della Patria ou ainda carinhosamente chamado pelos romanos de Bolo de noiva, pois é todo Branco e grandioso.

MONUMENTO VITORIANO - FOTO Ana Venticinque

MONUMENTO VITTORIO EMANUELE – FOTO Ana Venticinque

Claro que se trata de um monumento mais recente, comparando com todos os outros de Roma, mas não deixa de manter a sua imponência!  Foi construído em homenagem ao Rei de Roma, Vittorio Emanule II logo após a sua morte.

Se estivermos com tempo, podemos subir na Terrazza del Vittoriano, tem um elevador panorâmico que nos leva até lá e teremos uma vista bem bonita da cidade, é lindo! Fica a dica.

E ainda se estivermos com tempo, dentro do monumento tem um museu grátis, com as armas e contando um pouco da história dos soldados.

Bom, vamos falar a verdade, já estamos cansados de tanto que caminhar… Foro Romano… Palatino, então vamos pegar esta Via que sai bem da frente da Piazza Venezia ( Via del Corso) e vamos conhecer uma tradicional Birreria? Para um merecido stop. Birreria Peroni é a minha sugestão.

 

Mas oque é birreria?

A tradução é Cervejaria, pois a Itália não é só vinho não… Tem ótimas cervejas também, e no meio de um dia de calor, acho que vai ser uma ótima pedida.

Vamos pedir uma “birra alla spina”, que é o chop nosso de cada dia e pra comer  muitas opções, podemos escolher uma entrada de fritos típicos romanos Supli, Fileto de bacalà e Fiori di zucca ou uma salsicha alemã, ou ainda uma boa pasta alla matriciana, tudo vai depender da nossa fome.

 

Com as baterias recarregadas, lá vamos nós, voltamos à Piazza Venezia, e bem ali ao lado do Altare della Patria, está o Campidoglio, uma das sete colinas de Roma, e é ali que se encontra a estátua de Marco Aurélio e os Musei Capitolini onde está a famosa estátua da Loba, aquela que amamentou Remo e Rômulo, os fundadores de Roma. Vale a visita.

ESTÁTUA MARCO AURÉLIO - CAMPIDOGLIO

ESTÁTUA MARCO AURÉLIO – CAMPIDOGLIO

 

Seguimos por esta rua e vamos encontrar o Teatro Marcello, ttalvez o teatro mais antigo que ainda existe, faz parte da Roma Antiga. Sua construção foi iniciada por Césare e foi finalizada por Augusto em 13 d.C

Continuamos caminhando pela mesma, do seu lado esquerdo vai ver uma pequena igreja, é lá que está a Boca della Verità, uma grande face de mármore com a boca aberta. Diz a lenda que se uma pessoa mentirosa colocasse a mão dentro da “boca da verdade”, a boca se fechava, então corriam o risco de ficar sem os dedos.

Tem pique ainda? 

Dê uma passadinha no Circo Massimo, que na verdade hoje é apenas um grande espaço, que é utilizado para passeios e eventos, mas foi o maior estádio da Roma Antiga, onde aconteciam as corridas de Bigas.

Para finalizar nosso roteiro de hoje, vamos “subir o morro” e ter o prazer de contemplar uma das vistas mais lindas de Roma!

VISTA GIARDINO DEGLI ARANCI - FOTO Ana Venticinque

VISTA GIARDINO DEGLI ARANCI – FOTO Ana Venticinque

Giardino degli Arancide tarde é ainda mais bonito!  E aproveitando bem ali ao lado está também uma das coisas curiosas de Roma, a Serratura del Portone dei Cavalieri di Malta

(a fechadura do Portão do convento dos Cavaleiros de Malta)

SERRATURA DEL PORTONE DEI CAVALIERI DI MALTA - FOTO Ana Venticinque

SERRATURA DEL PORTONE DEI CAVALIERI DI MALTA – FOTO Ana Venticinque

Tem que dar uma espiada. É curioso!

Afinal quem nunca olhou ou teve vontade de olhar no buraco da fechadura?

 

Ufa… O dia acabou com um lindo entardecer ou não, o importante são as imagens belíssimas que vamos guardar na memória!

Vamos ao hotel, tomar uma ducha e se o ainda aguentar o pique uma boa Pizza no Trastevere é a boa!

PIZZA DA IVO AL TRASTEVERE - FOTO Ana Venticinque

PIZZA DA IVO AL TRASTEVERE – FOTO Ana Venticinque

A minha preferida? Da Ivo al Trastevere, muito boaaaa!!!

 

E claro que tem mapinha pra vocês acompanharem o roteiro bem fácil, olha ele aí;

ROTEIRO DIA 2

ROTEIRO DIA 2

Espero que esteja curtindo seus dias em Roma e não deixe de acompanhar o terceiro dia do Roteiro.

Veja também o primeiro dia do Roteiro

Quer conhecer outros lugares interessantes perto de Roma? Bate e volta imperdível Tívoli 

Tem tempo? Quer ir um pouco mais longe?

Croácia – Dubrovnik lugar fabtástico!

 

 

 

 

 

 

4 comentários sobre “ROTEIRO PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ROMA – SEGUNDO DIA

  1. Suellen

    Oi Ana!
    Coloque o roteiro do terceiro dia!!
    Estou indo pra Roma no final deste mês e queria antes dar uma olhadinha no roteiro.

    O Blog é excelente!!

    Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>