VoupraRoma

Roteiro seis dias na Puglia partindo de Roma

Seis dias na Puglia? Vamos conhecer uma boa parte desta maravilhosa Região da Itália!

Puglia é uma das mais lindas regiões da Itália e você pode conhecer partindo de Roma. Veja o nosso roteiro de seis dias conhecendo o melhor do salto da bota. Vamos desvendar a Região Puglia! Amei tanto que já estou chamando de minha!

Puglia - Blog Vou pra Roma

Primeiro já vou logo dizer que pagamos pelo nosso bilhete aéreo apenas 26 euros ida e volta (setembro de 2017) pela Ryanair. Fantástico! E vale também dizer que foi bem mais barato do que ir de trem. Pesquise e compre com antecedência, você pode encontrar ótimos preços.

Segunda coisa é que esta região é muito fácil e bem tranquila de fazer de carro. Alugamos o nosso carro com a RentCars  que  é a empresa parceira do Blog, nós pesquisamos e realmente oferecem ótimos preços e condições, veja aqui.   

Vou aproveitar e contar pra vocês que pegamos um Fiat Panda a diesel e gastamos apenas 43 euros de diesel para rodar 600 km de estrada. E zero pedágios! Isso mesmo, fizemos todo o litoral do Salto da Bota pela estrada Litoranea que nesta época do ano estava vazia. Um espetáculo de viagem!

As nossas hospedagens escolhi de forma estudada, queria me hospedar em lugares todos diferenciados, para podermos passar para vocês experiências variadas e para todos os gostos. Escolhi um B&B bem no centro histórico, um B&B moderninho, uma casa trullo, uma Masseria(esta piscina é lá, veja mais), um hotel 4 estrelas, um hotel de uma grande rede (Mercure). Foi bem interessante esta experiência!

Masseria Panareo - Otranto - Blog Vou pra Roma

Tenho certeza que você já ficou morrendo de vontade de fazer esta viagem!

Mais um detalhe, a Puglia é surpreendente!  Praias paradisíacas de areia bem branquinha e mar cor caribe, formações rochosas e piscinas naturais incríveis, entre as mais belas do mundo, Grutas espetaculares, Fiordis e também cidades incríveis para descobrir como Ostuni, Alberobello, Matera, etc, etc…

Então dá só uma olhadinha em algumas das belezas que vimos pelo caminho…

Nosso voo foi de Roma a Bari, no aeroporto pegamos o nosso carro e partimos para descobrir lugares incríveis.

Primeira parada – A mágica cidade de Polignano a Mare!

Foi paixão à primeira vista, é linda demais!

Polignano a Mare - Puglia - Blog Vou pra Roma

Dormimos a nossa primeira noite da Puglia em Polignano a Mare, naquele que foi o primeiro B&B da cidade e está em pleno centro histórico, é uma casa-torre e construíram o B&B preservando as características originais. Dimora Santo Stefano, lindo… Puro charme! Veja mais sobre este incrível B&B.

Partimos de Polignano a Mare para conhecer as Fantásticas Grotte Castellana, realmente coisa de filme! Espetacular… Não deixe de visitar! 

Grotta Castelana - Puglia - Blog Vou pra Roma

Depois desta visita incrível, seguimos para a nossa próxima parada.

Alberobello uma cidade de conto de fadas! Vou escrever um Post só sobre esta maravilha, aguardem…

Alberobello - Trulli - Puglia - Blog Vou pra Roma

Passamos rapidamente pela cidade Branca – Ostuni que não estava no nosso roteiro, pois optamos por fazer 90% de litoral.

Seguimos pela estrada litorânea que é bem tranquila, linda e não tem pedágios.

Conhecemos mais três maravilhas do Litoral da Puglia:

Grotta della Poesia

Grotta della Poesia - Blog Vou pra Roma na Puglia

Praia San Foca

San Foca - Puglia - Blog Vou pra Roma

Torre dell’Orso

torre dell'orso Puglia - Blog VoupraRoma

Em Torre dell’orso escolhemos para dormir um B&B super gracinha, todo novinho e com preço ótimo. Eles oferecem o café da manhã no Hotel Belvedere (que tentamos reservar mas já não tinha mais, veja mais sobre ele aqui) está a duas quadras do B&B, um hotel excelente de frente para o mar, onde resolvemos jantar e foi nota 10. Veja mais aqui sobre esta super dica de hospedagem.

Dia seguinte e seguimos para ver de perto as formações rochosas Le Due Sorelle, isso porque lá do cantinho da Praia de Torre dell’Orso dá para ver também, mas não é a vista de cima.

Le Due SorelleFormações Rochosas / Faraglioni

São dois Faraglioni que  representam duas irmãs, segundo a história duas irmãs que entraram no mar e como estava um mar bem agitado acabaram não retornando. Dali depois apareceram estes dois Faraglioni e os chamaram de Due Sorelle.

Due Sorelle - Torre dell'Orso - Puglia - Blog Vou pra Roma

Faraglioni di Sant’AndreaMundialmente conhecidos, vocês já devem ter visto em muitas fotografias e propagandas. Realmente um conjunto de formações rochosas maravilhoso! Mesmo estando meio nublado este dia, lá fui eu… e olha eu lá em cima! rsrs

 Faraglioni di Sant'Andrea - Puglia - Blog Vou pra Roma

Praia Baia dei Turchi – Um espetáculo da natureza! Para chegar fizemos uma pequena trilha de uns 500 metros mais ou menos no meio de pinheiros, lindo. Água cristalina, areia branquinha, maravilhosa! Começamos a nos apaixonar pela Puglia!

Baia dei Turchi - Puglia - Blog Vou pra Roma

Otranto – Uma cidade já grandinha e paramos apenas para comer um delicioso panino de peixe(sanduiche de peixe, polvo e frutos do mar variados), coisa que está muito na moda por estes lados. A próxima parada foi para visitar a Gruta Zinzulusa.

Grotta Zinzulusa – Uma Gruta formada por erosões marítimas, a visita é rápida, então vale a pena pois é histórica, são  apenas 150 metros de percurso dentro da Gruta com o guia. Olha a entrada que interessante!

Grotta Zinzulusa - Puglia - Blog Vou pra Roma

Dormimos na Masseria Panareo, onde antes era um convento de Monges devotos de São Basílio e podemos ainda ver as grutas onde os monges viviam, uma experiência incrível! Veja fotos da Masseria Panareo

Jantamos na Masseria Panareo, tenho que dizer que além de ser um lugar lindo e fantástico para se hospedar, o restaurante tem o reconhecimento Michelin por vários anos seguidos, é maravilhoso! 

Acordamos e seguimos para chegar ao extremo sul do salto da bota. Antes paramos na Ponte Ciolo, para admirar o visual dos Fiordis.

Fiordi de Ponte Ciolo – Isso mesmo Fiordis na Puglia também… Uma paradinha para fotos deste lindo visual. E olha eu lá em cima novamente… rsrs

Ponte Ciolo - Fiordis da Puglia - Blog Vou pra Roma

Santa Maria di Leuca – visitamos o Santuário em Punta Meliso e pisamos na pontinha do salto da Bota, bem na borrachinha em Punta Ristola. 

Santa Maria di Leuca - Puglia - Blog Vou pra Roma

Emocionante saber que estava pisando bem no final do salto. Depois disso seguimos e fomos descobrir Le Maldive del Salento (as Maldivias do Salento).

Marina di Pescoluse /Praia Posto Vecchio: De arrepiar, a cor da água, a areia branca, incrível demais! Paramos por ali por horas… Poderia ficar dias… cada praia que conhecemos a água vai ficando mais caribenha e a areia mais fina. Porque será que chamam estas praias de Maldívias do Salento?

Posto Vecchio - Salento - Blog Vou pra Roma

As praias maravilhosas desta costa chegam até a Torre de San Giovanni, lindo!

Passamos por Torre Mozza, Punta Suina e seguimos para Porto Cesareo onde nos hospedamos num hotel 4 estrelas de frente para o mar. Veja mais fotos do Hotel Falli aqui.

Porto Cesareo - Puglia - Blog Vou pra Roma

Paramos para um aperitivo num bar na praia bem ao lado de Porto Cesareo de frente para o mar, enquanto apreciamos um pôr do sol maravilhoso!

Neste dia jantamos no restaurante anexo ao hotel “Da Cosimino”, achei um pouco caro, mas tenho que dizer que comemos somente frutos do mar e estava muito bom!

Bem perto de Porto Cesareo (2 km) está a praia de Torre Lapillo, entre uma das dez praias mais lindas do Mundo, segundo a revista inglesa The Guardian.

Olha isso!

Torre Lapillo - Puglia - Blog Vou pra Roma

Nesta parte da costa são 13 km de praias com areia branquinha e mar deslumbrante! Show! Queria ter mais dias para esta parte…

É para ficar de boca aberta mesmo!

Ficamos a manhã toda na Bahia del Sole, uma estrutura bem legal, com estacionamento. Mas bem ao lado tem a spiaggia libera (praia livre). Caso você não queira gastar para alugar cadeiras pode colocar a sua canga na areia e relaxar sem problemas.

Seguimos para conhecer mais uma destas maravilhosas praias…

Punta Prosciutto, também deslumbrante e almoçamos na praia. Depois partimos com destino a Taranto a nossa última hospedagem foi no Mercure Delfino Taranto, isso porque eu tinha meus vouchers do Club Accor Hoteis, e para mim foi uma super vantagem, paguei somente a diferença e ficamos neste hotel maravilhoso com uma vista para o mar espetacular. Olha o pôr do sol da janela do nosso quarto!

Taranto - Por do sol - Mercure Delfino Hotel - Blog Vou pra Roma

Em Taranto visitamos o Castelo Aragonese, a visita é gratuita e realizada com um guia sub- oficial da marinha. Muito interessante! Se dormir por lá vale a pena fazer esta visita! 

Acordamos e seguimos para Bari logo cedo, pois queríamos conhecer um pouco da cidade e às 16:00h deveríamos devolver o carro no aeroporto.

Chegamos a Bari, descobrimos que seguindo pela beira mar, o segundo estacionamento custa apenas 1 euro para o dia todo, e ainda da direito a pegar o micro ônibus (naveta) até o centro. Perfeito! Fizemos isso e fomos nos perder pelas vielas de Bari Vecchia

Bari - Puglia - Blog Vou pra Roma

Amei… Aquelas senhoras fazendo a pasta Orecchiette no meio da rua(claro que eu comprei…), frutas frescas maravilhosas nas banquinhas (comprei também…Um pêssego absurdamente doce), adorei Bari!

Almoçamos num restaurante muito bom, Al Pescatore! Fica bem ao lado do Castelo, comemos uma pasta aos frutos do mar maravilhosa!

E assim nossa viagem chegou ao fim… Em breve mais Posts onde vou contar todos os detalhes e dicas para vocês que ficaram com vontade de conhecer a Puglia! Aeroporto novamente e chegou a hora de voltar para casa… A vantagem é que nossa casa é numa das cidades mais lindas do Mundo! Roma bella Roma! 

Aguardem que vem muito mais sobre a região Puglia por aí. 

Enquanto isso veja também:

Capri partindo de Roma                                                                                      Dubrovnik partindo de Roma                                                                                Roteiro de 3 dias em Roma                                                                                          Onde ficar em Roma, dicas!

Antes de viajar:

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos. Todo atendimento e acompanhamento em português, veja aqui o seu orçamento.

Reserve o seu hotel aqui pelo Booking.com que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! :lol:

Reserve por aqui:


Booking.com

Quer saber tudo sobre Roma?

Curta no facebook

Siga no Instagram

Siga no Gloogle+

Espero vocês por lá! Convide seus amigos também.

Ficou com vontade de conhecer a Puglia? Aproveite este Roteiro  partindo de Roma! Em breve mais dicas sobre a Puglia.

2 comentários sobre “Roteiro seis dias na Puglia partindo de Roma

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Klytia,
      Faça mesmo este roteiro, é incrível e em breve acompanhe os Posts com todos os detalhes.
      A Púglia é maravilhosa! Dica: primeira semana de julho ou primeira/segunda de setembro, assim não pega as praias lotadas..
      bjs
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>