VoupraRoma

Roma a Firenze bate e volta ou não?

Roma a Firenze, um dia ou mais…

 

Você pode ir a Florença partindo de Roma e fazer um bate e volta ou se tem mais tempo fique mais dias. Vale muito a pena com certeza! 

 

Se você está em Roma não deixe de ir até Firenze. É um espetáculo, uma cidade onde se respira arte cultura e história!

Estive em Firenze somente uma vez e ainda não tinha o blog. Fiquei hospedada num hotel que me lembro foi muito bom pois estava perto da estação e foi bem fácil de conhecer Firenze toda caminhando. O nome é Hotel delle Nazione, eu gostei muito! Outra dica de hotel com um preço melhor posso deixar pra vocês pois recentemente uma amiga minha que conhece muito de Firenze indicou para uma outra amiga que está planejando sua viagem pra lá este ano. É o Wow Florence Hostel

Gostaria de ter ido novamente até Firenze para fazer este Post, mas eu só irei mais pra frente, pois quero comprar minha passagem de trem com um bom preço.

Alias, aqui vai a dica número 1: quando estiver planejando sua viagem pela Itália compre suas passagens de trem com antecedência, pode conseguir bons preços.

Eu quando fui a Firenze comprei bem antes e fui com o trem de alta velocidade que leva somente uma hora e meia para chegar. Perfeito!

RUMO A FIRENZE

RUMO A FIRENZE

Dica número 2: Para comprar utilize o site da Trenitalia, ou Italotreno dá uma olhada nos dois para ver as promoções. Os trens de alta velocidade da Trenitalia são os chamados Le Frecce: Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca.

Dica número 3: Você deve comprar sua passagem de Roma (stazione Termini) para Firenze (S. M. Novella). S.M. Novella é a estação central de Firenze e está praticamente dentro do Centro Histórico. Bilhetes comprados, bora viajar…

 

Quando estive em Firenze a idéia era ficar dois dias, pois dali deveria seguir viagem para Venezia. E chegando lá fiquei sabendo que tinha um ônibus direto para Siena, não resisti e um dia lá fui eu para Siena, fiz um bate e volta e valeu muito, pois Siena é apaixonante também! Olha isso… 

Duomo Siena -foto Ana venticinque

Duomo Siena – foto Ana venticinque

Agora vamos falar de Firenze(Florença). Resumindo, fiquei somente um dia então foi praticamente como fazer um bate e volta Roma-Firenze.

Ponte Vecchio, Duomo, Galeria degli Uffizi, Davi de Michelangelo, são as atrações que todos já ouviram falar, mas Firenze tem muito mais…

E o que eu consegui ver em um dia em Firenze?

Digamos que dei uma geral… Eu poderia dizer que vi tudo mas, prefiro mostrar o que realmente vi pois, acredito que fotos mostram a forma como cada pessoa viu um lugar.

Vem comigo…

 

Saí do hotel que estava ao lado da Estação S.M. Novella e fui em direção à Duomo, com uma passadinha básica na Basílica Santa Maria Novella, que é uma Basílica menor mas linda também e como estava no caminho vi somente por fora.

BASÍLICA SANTA MARIA NOVELA - FIRENZE

BASÍLICA SANTA MARIA NOVELA – FIRENZE

E continuei até encontrar a tão esperada Duomo ou Catedral de Santa Maria del Fiore.

A Duomo é Simplesmente a atração turística mais famosa de Firenze, é de uma beleza indescritível. Vários tons de mármore se mesclam na sua fachada, é realmente maravilhosa! De qualquer ângulo que você olhe a Duomo é belíssima!  De babar!  

Duomo Firenze - foto Wikicommons

Duomo Firenze – foto Wikicommons

Na Piazza Duomo estão a Duomo, o Campanário e o Batisttero, uma das construções mais antigas de Firenze, onde foi batizado Dante Alighieri. E todos os três fazem parte da lista de patrimônio da humanidade pela Unesco.

DUOMO FIRENZE - INTERIOR

DUOMO FIRENZE – INTERIOR

Dentro é também muito linda. Além dos afrescos da grande cúpula, abriga também obras como a pintura “Dante e a Divina Comédia” de Michelino. Você pode subir no terraço que fica no exterior da cúpula que são uns 500 degrauzinhos, ou subir no Campanário (onde fica o imenso sino da Duomo). Confesso que como tinha somente um dia e queria ver muita coisa, não subi. Veja todas as informações sobre os ingressos e horários aqui. 

 

Saí da Duomo já maravilhada e dei uma passada pelo Mercato del Porcellino só para passar a mão no focinho e na boca do Porcellino, pois dizem que dá sorte! É sempre bom!

PORCELLINO -FIRENZE

PORCELLINO -FIRENZE

Saí dali e corri para a Piazza della Signoria.

Simplesmente é a praça mais bonita da cidade! Adorei, explorei tudo ao seu redor, é fantástica!  Esta é mais uma prova de que Firenze é beleza e arte por toda parte!

Várias esculturas bem famosas, como a fonte de Netuno e a réplica de Davi de Michelangelo, já que o original está na Galleria dell’Academia.

FONTE DE NETUNO - FIRENZE

FONTE DE NETUNO – FIRENZE

 

DAVI MICHELANGELO - FIRENZE

DAVI MICHELANGELO – FIRENZE

Ao redor da praça estão La Loggia dei Lanzi onde está a famosíssima estátua “Perseo con la testa di Medusa”. La Loggia é como uma galeria aberta onde estão muitas esculturas belíssimas.

PERSEO CON LA TESTA DI MEDUSA

PERSEO CON LA TESTA DI MEDUSA

Do outro lado da praça o maravilhoso Palazzo Vecchio, um prédio medieval que também rouba as atenções!

 

O Palazzo Vecchio abriga um museu e a prefeitura. O Museu não é muito visitado, pois os turistas dão preferência à Galeria degli Uffizi, mas como tudo em Firenze, é pleno de obras dos grandes mestres. Esculturas de Michelangelo e pinturas de Da Vinci já são um convite. Os Salões são imponentes e grandiosos.  Se você for ficar mais dias em Firenze, vale a visita!

 

Galleria Degli Uffizi – Uma galeria de arte realmente imperdível. Abriga simplesmente o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo, obras conhecidas, como: “O Nascimento de Vênus” de Botticelli, “A Sagrada Família” de Michelangelo, “A Anunciação” de Leonardo Da Vinci, obras de Rafael além de outras muitas obras dos mestres do Renascimento. Uma das atrações imperdíveis de Firenze. Mas por fora já é uma obra de arte a parte. Várias estátuas de grandes artistas italianos e um maravilhoso Pórtico que leva ao Rio Arno. Lindíssima!  

Aqui a Dica número 4Compre o seu ingresso antecipado em português, através da Ticketbar empresa parceira do blog, assim evita as filas gigantes. Eu quando fui, infelizmente não consegui visitar, pois não comprei antecipado e tinha uma fila muito grande… Visitei somente a parte exterior e resolvi deixar para a próxima visita, mas, isso quer dizer que voltarei a Firenze com certeza!
 

Depois de visitar a parte exterior da Galeria Degli Uffizi, passei pelo maravilhoso Pórtico e segui rumo a Ponte Vecchio…

PÓRTICO GALLERIA DEGLI UFFIZI - FIRENZE

PÓRTICO GALLERIA DEGLI UFFIZI – FIRENZE

Vamos falar da Ponte Vecchio!

 

Da carne ao ouro…

 

Uma curiosidade da história que eu sei, pois meu marido é um macellaio. Acredite antigamente no lugar das lindas joalherias estavam macellerie (açougues) e verdureiros, pois acreditavam que era o melhor local para este tipo de comércio, visto que os descartes eram jogados no rio e não produziam mau cheiro na cidade.

PONTE VECCHIO - FIRENZE

PONTE VECCHIO – FIRENZE

Depois da construção do Corredoio Vasariano em 1565, decidiram que não era mais oportuna a presença dos açougueiros ali e os mesmo cederam lugar aos ourives e artesãos. Hoje a Ponte é repleta de joalherias e lojas, é muito interessante toda esta história! 

PONTE VECCHIO - FIRENZE

PONTE VECCHIO – FIRENZE

A Ponte Vecchio é da época medieval, foi a primeira ponte a ser construída sobre o Rio Arno e a única que sobreviveu aos ataques da segunda guerra. E uma das vistas mais incríveis você terá se subir até a Piazzale Michelangelo.

 

Piazzale Michelangelo

Depois de passar sobre a Ponte Vecchio, fazer muitas fotos e ver as lindas joalherias ali instaladas, eu segui para o outro lado do rio de volta mas, se você estiver com tempo e disposto suba até a Piazzale Michelangelo, dizem ser uma das mais lindas vistas da cidade. Uma caminhadinha de 1,3 km de subida. E lá se encontra mais uma réplica de Davi de Michelangelo, desta vez em bronze.

 

Bom, eu segui rumo ao Restaurante La Giostra, um restaurante maravilhoso, que tem história e muito indicado e reservei antes de ir a Firenze. Se valeu? Valeu muitoooo! Tudo de bom!

E o que eu comi? Uma bella Fiorentina, claro! Afinal se você vai à Firenze tem que comer uma Bisteca Fiorentina. Eu comi porque estava com uma amiga, pois é impossível comer uma Fiorentina sozinho. A bisteca Fiorentina por tradição tem quase meio quilo de carne e é assim mal passada, uma delícia!

BISTECA FIORENTINA

BISTECA FIORENTINA

Depois do maravilhoso almoço e já com energias mais do que repostas fui até a Basílica Santa Croce.  É uma Basílica Franciscana, só por aí já adorei!  No seu interior alguns afrescos incríveis de Giotto e Gaddi, mas ela é famosa mesmo pois abriga tumbas que foram feitas na época, para 270 moradores importantes da cidade e entre eles, ninguém menos que Maquiavel, Galileu Galilei e Michelangelo.

FIRENZE - TUMBA DE GALILLEU GALILLEI

FIRENZE – TUMBA DE GALILEU GALILEI

Quer mais? Só fera!  Você vê aquelas tumbas com os restos mortais destes gênios e fica até meio extasiado!

Confira os preços e horários no site oficial da Basílica. 

 

Galleria dell’Accademia

Onde está o original e tão famosa estátua de Davi de Michelangelo. Além de várias outras obras do grande mestre.

Saiba sobre os ingressos e horários aqui.  

 

E assim terminou este meu dia maravilhoso em Firenze ou Florença, como preferir!  Se você vai fazer o bate e volta daqui volte para a estação e pegue o seu trem de volta a Roma.

 

E já que fiz um bate e volta a Siena partindo de Firenze, num próximo post conto pra vocês de Siena também. Afinal para quem vai ficar mais dias em Firenze vale a pena dar umas escapadinhas e conhecer as cidades que estão por perto: Siena, San Gimignano, Pisa, Lucca. A Itália é toda bella, em cada cantinho você encontra uma cidade, um borgo mais lindo!

Em Firenze você tem várias outras opções de tours e passeios, se você vai ficar mais dias por lá, veja aqui as opções. 

 

E se você resolver ficar mais dias em Firenze, o que eu acho uma ótima pedida, reserve seu hotel no site do Booking que é um parceiro do blog. Além de ótimas ofertas você ainda ajuda o blog a se manter pois o Booking dá uma pequena comissão ao blog e você não paga nada a mais por isso. 

Booking.com

 

Gostou?

Deixe o seu comentário e se você já conhece e quiser deixar alguma dica de Firenze(Florença). Algum restaurante que você foi e gostou ou algum hotel que você achou legal, deixa a dica aqui nos comentários, pode ajudar outros leitores do blog. Obrigada!

 

E veja outros Posts que podem te interessar:

Viajando pela Itália de carro,

Bate e Volta a Bracciano,

Bate e Volta a Frascati,

Bate e Volta a Orvieto,

Bate e volta a Tivoli,

Onde comer em Roma,

Onde ficar em Roma,

As Tradições dos macellaios em Roma,

 

 

18 comentários sobre “Roma a Firenze bate e volta ou não?

  1. Celeste Elvira Viggiano

    Olá Ana, mais uma vez parabéns pelo seu blog. Quando estive em Firenze, fui até Fiezolli, uma cidadezinha ou bairro que fica em uma montanha. Partimos da estação com um micro-ônibus. Lá é lindo e sossegado. Almoçamos e voltamos, porque é bem pertinho. Bacio da Sampa.

  2. Lívia Maria Muller de Paula Dias

    Oi Anna!!

    Adori seu Blog. Vou fazer tudo q vc recomendou. Chego dia 20-12-2016 e volto dia 29-12 prp Brasil. Quero ir a Florença e passar em Luca eoutra cidade próxima. Acha melhor eu alugar um carro ou ir de ônibus. Gostaria de explorar mais A Toscana.

    On de vc acha mais bacana passar o Natal?? Roma ou Veneza??

    abrços

    Lívia Maria

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Livia,

      Você pode ir de Trem até Florença e alugar o carro lá para fazer a região e conhecer as cidades de Siena, Luca, Pisa, e outras…
      Natal em Veneza confesso que nunca passei mas deve ser lindo! Em Roma por sua vez tem a missa no Vaticano e as famílias todas passam em casa unidas. Não tem quase gente na rua a não ser na hora da missa.
      Aproveite muito!!!!
      abs
      Ana

  3. Andrea Mariano

    Ola
    Estou explorando o seu blog. Vou a Firenze tb. Pisa, Lucca, Viareggio e Cinque Terre ( Fui no ano passado, mas estava chovendo muito)

  4. Margarida

    Em outubro viajarei com mais 3 pessoas de 12 a 27/10/16, queremos fazer Roma/Firenze/Veneza 4 dias, em seguida Veneza/Roma 5 dias, e depois Brasi, gostaria de saber como comprar os bilhetes de trem, pois já vi o site da trenitalia e é em Italiano, no Raileurope ttambém não informa os trens de alta velocidade e é muito vaga as informações. Gostaria de saber como comprar os bilhetes pela internete, se alguém pode me dar algumas dicas.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Margarida,

      Estou mesmo fazendo um Post Novo sobre como reservar o seu bilhete pelos sites italianos. Já que você vem em outubro, continue nos acompanhando que assim que ficar pronto eu publico na página do Facebook. Você já curtiu a nossa página? entra lá e curti assim vc acompanha todas as novas dicas. http://www.facebook.com/voupraroma
      Se precisar de dicas de hotel, dá uma olhada neste Pots. http://www.voupraroma.com/piazza-della-repubblica-roma/
      bjs
      Ana

  5. Vitor Duarte

    Olá, adoro o seu blog!
    Venho acompanhando à meses, desde que comprei minhas passagens para Roma…
    Estou indo dia 11/02 e ficarei até dia 19/02 hospedado na piazza navonna…
    Gostaria de saber como é o clima em fevereiro e se você acha que vale a pena fazer alguma viagem bate-volta.
    Abraço

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Vitor,
      Obrigada!
      Em fevereiro estaremos ainda no inverno, as temperaturas médias você pode ver neste Post http://www.voupraroma.com/temperaturas-em-roma/
      Se você vai ficar perto da Piazza Navona, estará super bem localizado e praticamente vai fazer tudo caminhando…
      Bate e Volta, simmm tem vários bate e volta bem interessantes pra fazer. Quem sabe Firenze? http://www.voupraroma.com/roma-a-firenze-bate-e-volta-ou-nao/
      Vocês vem em quantas pessoas? Se estiver em 3 ou mais convém pegar um transfer do Aeroporto até o Hotel. http://www.voupraroma.com/ncc/ pois o transfer te deixa na porta do Hotel, o Trem vai te deixar na Estação Termini, e dali até a Piazza Navona ou terá que pegar um táxi ou ônibus.
      Espero ter ajudado
      Abs Ana

  6. Alvar

    Ana, gostei muito de suas dicas ! Como ja estivemos em Firenze, percebemos agora, varios lugares importantes que deixamos de conhecer, mas tudo bem, isso nos anima a retornar à bela e inesquecivel Florença!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Que ótimo! Tem que voltar mesmo e aproveitar aquela maravilha! É muita coisa pra ver o melhor mesmo se você pode é ficar mais dias…
      Obrigada por seguir o blog,
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>