VoupraRoma

Piazza della Repubblica – Roma

Piazza della Repubblica 

 

A Praça da Republica em Roma é uma praça que ao mesmo tempo é uma rotatória ou seja, o trânsito circula ao redor da Piazza. Cuidado ali para atravessar a rua, é meio confuso!

Bem no centro da Piazza uma das belíssimas fontes de Roma.

PIAZZA DELLA REPUBBLICA - ROMA foto Ana Venticinque

PIAZZA DELLA REPUBBLICA – ROMA foto Ana Venticinque

Esta bem perto da Estação Termini, dá para ir caminhando, são uns 300 metros mais ou menos. Eu considero esta parte perto da Piazza della Repubblica uma boa região para se hospedar, pois você não está bem na estação Termini, mas está perto e tem uma estação de metrô bem ali na praça.

Saindo da estação Termini, você vai caminhando e um pouco antes da Piazza della Repubblica vai ver as Termas de Dioclesiano do seu lado direito (a mais importante e a maior Terma da Roma Antiga) e bem na Piazza está também a Basilica Santa Maria Degli Angeli e dei Martiri.

SANTA MARIA DEGLI ANGELI E DEI MARTIRI

FOTO – Ana Venticinque

Michelangelo como uma de suas últimas obras, transformou parte das Termas na Basilica, ou seja, construiu a Basílica praticamente envolvida por uma parte das Termas de Dioclesiano, preservando inteiramente as características das Termas. Por isso a Basílica é pequena e bem rústica por fora, pois é praticamente esculpida nas ruínas de uma das partes das termas.

 

Não deixe de entrar, pois no interior da Basílica tem algo bem interessante, a Meridiana que é um instrumento de medição do tempo que é considerado como um dos mais importantes do mundo. Era esta Meridiana que através da entrada dos raios de luz media as horas. Depois as horas passaram a ser controladas pelo tiro do canhão de Gianicolo, que marca o meio dia (12:00h).

SANTA MARIA DEGLI ANGELI E DEI MARTIRI 2

FOTO – Ana Venticinque

A Piazza até os Anos 50 era chamada de Piazza Esedra, e ainda hoje os romanos se referem à ela desta maneira. Já  foi cenário de vários filmes italianos.

PIAZZA DELLA REPUBBLICA 2jpg

PIAZZA DELLA REPUBBLICA – FOTO Ana Venticinque

Tem um tipo de varanda em volta de toda a Piazza, com Hotéis de Luxo, restaurantes e bares.  Tem até um Eataly alí. A noite toda iluminada é linda!

76417_168339346527434_8034898_n

 

Bem ali que se inicia também a Via Nazionale. Uma boa Via para se hospedar. Vale a pena caminhar por esta Via, é cheia de lojas e restaurantes, e no final dela você desce uma escadaria e já chega na Piazza Venezia.

Se der aquela fome, na Via Nazionale está a Castroni, loja que vende produtos de toda parte do mundo e oferecem pratos rápidos a base de pasta e verduras e os tradicionais paninos(sanduíches), digamos que fazem um Fast food com preços bons.

Fica a dica: se você quer comprar as famosas amêndoas tradicionais italianas, aquelas com a casquinha branca que você  deve ter visto em muitos casamentos. Na Castroni você encontra as melhores, eles tem as tradicionais brancas, mas também prateadas e douradas, comprei para as bodas de ouro dos meus pais umas douradas, lindas e deliciosas! Aqui na Itália se diz: Confetti alla Mandorla. 

 

Agora, se preferir passe pela Piazza della Repubblica e seguindo reto na direção oposta a estação Termini você vai chegar a Via Veneto, glamourosa via que nos anos 60 era frequentada por famosos, modelos e artistas…

VIA VENETO - ROMA foto Ana Venticinque

VIA VENETO – ROMA foto Ana Venticinque

Com cafés elegantes com mesinhas nas calçadas, ainda hoje é muito bem frequentada pois ali se concentram alguns dos mais luxuosos hotéis de Roma, lojas de alta moda e restaurantes de vários tipos, estes sim para todos os bolsos.

 

Endereço: Piazza della Repubblica

Como chegar: bem no meio da Piazza está a estação de metrô Repubblica, linha A, mas se estiver no Termini, vá caminhando, é bem perto.

Oque tem perto: Piazza Barberini, Via Veneto, estação Termini, Quirinale, Basílica di Santa Maria Maggiore, Piazza Venezia.

mapa piazza republica

 

Quer uma ótima sugestão de Hotel, já testado por leitores do blog e aprovado? Veja.

 

Gostou deste Post? Você vai gostar também…

Onde ficar em Roma,

Chegando em Roma,

Antes de viajar, 

Dicas de Transporte em Roma, 

Onde comer perto da Piazza Venezia

Piazza Venezia

Coliseu

Piazza Barberini 

Roteiro 3 dias em Roma,

Roteiro Personalisado,

Transfer Aeroporto – Centro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>