VoupraRoma

Passeio às margens do Rio Tibre / Tevere

Passeio às margens do Rio Tevere 

 

Um dia lindo de sol me inspira a caminhar pelas margens do Rio Tevere ou Tibre (como se diz em Português). Muita gente caminha por ali, faz fotos da Isola Tiberina e não sabe nada sobre ela. Como tudo em Roma, Isola Tiberina também é história. E hoje conto um pouco sobre ela pra vocês.

tevere

RIO TIBRE / TEVERE

Conhecendo a Isola Tiberina (Ilha Tiberina)

 

10175708_821868307841198_609599219_o (1)

ISOLA TIBERINA – FOTO Ana Venticinque

É uma ilha que se formou no meio do Rio Tevere, tipo um grande banco de areia. Com uma extensão de cerca de 270 x 67 metros é uma ilha famosa, pois no ano de 289 a.C. ali foi construído o Templo di Esculápio (Deus grego da medicina) e a partir desta data na ilha começou a funcionar um centro dedicado a cura de doentes. O Templo di Esculápio na época medieval, foi totalmente destruído e mais tarde no ano 1.000 neste mesmo local foi construída Basílica di San Bartolomeo all’isola.                   Alguns estudos afirmam que o poço medieval que está localizado vizinho ao altar da basílica pode ser o mesmo de onde se utilizava a água para curar os doentes naquela época.

 

Hoje a Ilha é praticamente uma atração turística de Roma, linda de se ver, é bem no meio do Rio todos os turistas param por ali para fazer algumas fotos. E a noite toda iluminada é mais bonita ainda.  

Basílica San Bartolomeu Isola Tiberina Roma - VoupraRoma

Basílica San Bartolomeu Isola Tiberina Roma – VoupraRoma

Além da Basilica San Bartolomeo, a ilha ainda nos dias de hoje continua sendo um lugar dedicado a medicina, pois ali está o Hospital e maternidade Fatebene Fratelli. 

Já sabe, se precisar pode ir ao P.S do Hospital na Isola Tiberina; este é um dos hospitais mais bem localizados de Roma.

Dica: Turista é atendido sim, basta apresentar um documento e o Pronto Socorro atende os turistas gratuitamente. É pago somente em caso de internação e exames posteriores, mas o PS é grátis. Certamente, todo turista tem seguro de viagem para cobrir algo no caso de acidentes. Este é um bom hospital, caso precisem.

Espero que não, claro! 

 

Endereço: Ponte Cestio                                                                     Como chegar: Com o Tram 8 que parte da Piazza Venezia, você deve descer assim que passar sobre o rio, volte alguns metros caminhando e estará sobre a ponte Garibaldi de onde você visualiza melhor a Isola Tiberina. Bom para fazer as fotos. Agora se você quer entrar na Ilha ver a Basílica, caminhe pela beira do rio até a próxima Ponte, Ponte Cestio, de lá você pode descer as escadas e caminhar pela ilha.       

isola tiberina mapa trastevere

MAPA ISOLA TIBERINA

Oque tem perto: De um lado do rio o Trastevere ( bairro famoso por seus restaurantes e bares) uma delícia se perder por ali e comer em uma das deliciosas trattorias romanas. Campo dè Fiori do outro lado do rio, outro delicioso bairro pleno de bares e lojas, é onde acontece todos os dias pela manhã a famosa feirinha de Campo dè Fiori onde se encontra flores, frutas, verduras, queijos, frutas secas, roupas e até artigos para casa. 

CAMPO DE FIORI - FEIRINHA foto Ana Venticinque

CAMPO DE FIORI – FEIRINHA foto Ana Venticinque

Gostou?

Veja também:

Tram 8 conhecendo a linha e seus pontos,

Dicas de transportes em Roma,

Pizza recheada de mortadela em Campo de Fiori,

Chegando a Roma,

Natal em Roma,

Viajar de carro pela Itália, 

Onde ficar em Roma,

Capri bate e volta, 

As quatro estações em Roma,

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>