VoupraRoma

Onde comer e o que fazer em Roma na noite de natal

Natal em Roma. Onde ir?

Em Roma assim como no Brasil a grande parte das pessoas passa o natal em casa com suas famílias, por este motivo você não vai ver muitos romanos pelas ruas de Roma na noite de natal, a vigília como dizem os italianos. Pelas ruas somente os turistas procurando o que fazer e onde comer.

Para você não se sentir perdido, passo algumas dicas de quem mora aqui:

Missa do galo – começa as 21:30h, mas você deve chegar mais cedo de deseja pegar um lugar bom na Piazza San Pietro ou mesmo se você conseguiu reservar seu convite com antecedência e vai assistir de dentro da Basílica.

BASILICA SAN PIETRO A NOITE - foto Ana Venticinque

BASILICA SAN PIETRO A NOITE – foto Ana Venticinque

No dia 24 de dezembro os meios de transporte (metrô, ônibus e Tram) funcionam somente até as 21:00h, o que eu acho mesmo um absurdo por se tratar de uma cidade turística como Roma. Mas, pensando por outro lado é uma cidade muito católica e as pessoas querem passar a vigília com as famílias, ir à missa, etc. Então temos que compreender.

 

A dica é: Procure reservar um local para jantar mais cedo, na região do vaticano, assim você aproveita o metrô que na noite de natal deve funcionar somente até as 21:00h e depois do jantar  já fica por lá para assistir a Missa do Galo. E na volta? Aproveite e faça uma bela caminhada pelas ruas de Roma. É lindo!

 

Então vamos lá: Onde comer na noite de natal perto do Vaticano?

Roma no Natal - foto La Zanzara

Roma no Natal – foto La Zanzara

Eu sugiro este lugar pois acho aconchegante e muito diferenciado e ainda está bem ali pertinho da Piazza San Pietro.

Já imaginou um “Bistrô Romano”?

Natal em Roma - foto La Zanzara

Natal em Roma – foto La Zanzara

Eu acho esta uma definição perfeita para o restaurante La Zanzara. Onde está? Bem perto da Piazza San Pietro, Via Crescenzio, 84. Para o Natal, melhor reservar.

 
Roma no Natal - foto La Zanzara

Roma no Natal – foto La Zanzara

Você come as delícias que eles oferecem, bebe um bom vinho e depois pode ir caminhando até a Piazza San Pietro para assistir a Missa do Galo.

 

E como é a tradição das famílias na noite de Natal em Roma? 

A tradição de natal por aqui é cada um com sua família, na noite de 24 de dezembro é o que eles chamam de noite da vigília. Muitas famílias vão à Missa na Piazza San Pietro.

O que se come?  Segundo a tradição, na noite da vigília (24 de dezembro) devemos comer peixes ou frutos do mar.

Geralmente se come uma pasta al vongole ou uma pasta alle cozze (mariscos) ou ainda uma pasta aos frutos do mar como primo (primeiro prato). Depois tem um peixe ao forno, depois os fritos… De calamari (lulas fritas empanadas), fileto di bacalà (filezinho de bacalhau frito empanado), frito de carcciofi 

(alcachofras fritas empanadas). Depois ainda uma insalata 

(salada) e depois os doces natalinos que são sempre Pandoro, Panetone, torrone, etc. Tudo isso acompanhado de um bom vinho!

Curiosidade: Depois do jantar eles jogam Bingo e cartas, coisa que nós no Brasil não fazemos. Eu acho até estranho…

Já no dia 25 é o almoço de Natal quando se come o abbacchio (cordeiro) ao forno e antes claro, uma boa pasta. As famílias se reúnem novamente e passam o dia todo juntos. É um dia de confraternização.

E dia 26 de dezembro é também feriado por aqui, Dia de Santo Stefano. Muito bom para descansar depois de comer, comer , comer…durante dois dias. Mas, nada disso! Na realidade as famílias se reúnem para comer mais um pouquinho, kkk.

Almoço em família… Mamma mia, na Itália se mangia!

 

É bem diferente de nosso costume de fazer aquele monte de pratos e deixar uma grande mesa com tudo bem decorado para que cada um se sirva.  Aqui é as pessoas sentam-se à mesa e se come uma pasta, depois o cordeiro e depois uma verdura ou salada. Digamos que não se preocupam muito com o glamour de uma bela mesa, mas sim com a boa comida. Eu sinto falta deste lado, pois adoro uma mesa bem decorada!

 

O que importa mesmo é o espírito de Natal!

Muita paz e amor entre os familiares e amigos.

 

Veja também:

Como é o natal em Roma

Reveillon em Roma em alto estilo

Onde comer uma boa pasta fresca em Roma?

Onde comer as 10 melhores amatricianas de Roma?

Compras em Roma

Liquidação de inverno em Roma

Neve perto de Roma

Chegando em Roma 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>