VoupraRoma

Onde comer as 10 melhores amatriciana de Roma

Amatriciana ou matriciana?

O que importa é comer uma das melhores amatriciana de Roma.

 

Recentemente Romatoday, realizou uma votação para saber quais, segundo os romanos, são os dez restaurantes onde se come a melhor pasta amatriciana de Roma.

Romatoday é um jornal online. Foi uma votação online, nada de críticos de gastronomia, nem grandes chefs, mas quem votou mesmo foram os romanos, sim, os cidadãos romanos elegeram os 10 melhores restaurantes para se comer a famosa e típica pasta amatriciana em Roma. Ou seja, os restaurantes que eles, frequentam.

 

Quer melhor do que isso? Ninguém melhor que os romanos para indicar onde é melhor comer as comidas típicas romanas, vero?

E por isso resolvi fazer este Post, pois eu como moro aqui e sou casada com um romano sempre vou a restaurantes frequentados por romanos e claro na maioria das vezes estes são os melhores lugares para se comer.

Uma das trattorias eleitas entre as 10 melhores amatriciana ou matriciana, pelos romanos, é uma das que costumo ir com meu marido. Maravilhosa! Estou falando da Vecchia Roma.

Na lista das dez melhores você vai ver onde fica e os detalhes. Vou indicar pra vocês também as mais fáceis de chegar e a localização.

Amatriciana - Crédito da Foto Wiki commons

Amatriciana – Crédito da Foto Wiki commons

 

Ecco as 10 melhores Amatriciana de Roma!

 

1 – l’Osteria Angelino dal 1899

Segundo os romanos que a elegeram, é uma Osteria que mantem as tradições utilizando só produtos frescos e receitas típicas romanas. Entre elas, Amatriciana, Carbonara, e Rigatoni com sugo di polpette. Foi a Primeira colocada portanto, vale a visita!

Endereço: Via Capo d’Africa, 6 – É fácil de chegar, pois está bem perto do Coliseu. Para reservar: 0039 06 64764663

 

2 – Da Bucatino

O senhor Rolando aos 71 anos é o orgulho desta trattoria histórica,  segundo os romanos ele ama aquilo que faz, atendendo os clientes pessoalmente. A trattoria muito frequentada também por artistas prepara os famosos Bucatini all’amatriciana a receita mais famosa da Itália, mas prepara não só os pratos típicos como também alguns pratos de nova criação.

Endereço: Via Lucca della Robbia, 84 – Bairro Testacio e a estação de metrô mais próxima é a estação Pirâmide, aí você aproveita para conhecer a Pirâmide Cestia.

 

3 – Magnagusto

Um restaurante que nasceu há apenas um mês, mas já conquistou os romanos amantes da boa cozinha romana. Afinal foram os próprios romanos que o elegeram. Um diferencial é a pasta é servida na panela, isso mesmo, na panela! L’amatriciana é um prato forte do local, segundo o próprio chef. Acho que este eu vou lá conferir… Interessante!

Endereço: Via della Valle dei Fontanili, 15 (este realmente para ir sem carro é meio longe)

 

4 – L’Hostaria La Casetta

La cucina romana di Sora Tina, uma senhora muito autêntica que é a chef deste pequeno local. Uma Osteria familiar, pequena e aconchegante. Preparam muito bem os pratos da tradição romana. Amatriciana, Cacio e Pepe, Trippa (aquela que conhecemos como dobradinha), rigatoni al sugo di coda (rigatoni ao molho de rabada) este já comi e é muito bom.

Endereço: Via Trionfale, 9345 (este também para quem está sem carro é meio afastado)

 

5 – L’ Hostaria Cannavota

Uma Hostaria cheia de histórias que nasceu em 1962 e já nos anos 70 era frequentada por políticos, atores e gente famosa.

Quem conduz a casa é Cannavota, um jovem que nasceu pertinho de Amatrice. Sua mulher Ada conta que tantas vezes ele se fechava na cozinha e inventava uma nova criação. Além dos tradicionais pratos romanos, como a Amatriciana eleita como uma das melhores de Roma, oferecem várias criações interessantes.

Endereço: Piazza di San Giovanni in Lateranno, 20 (perto da Porta Santa e da Basílica di San Giovanni)

 

6 – Dar Buzzicone all’Alessandrino

Onde la scarpetta é obrigatória!

Scarpetta(sapatinho) para quem não sabe é aquele momento depois que você já comeu a pasta e sobra aquele molhinho no prato, daí passamos um pedaço de pão e comemos!

Além de uma Amatriciana especial outro ponto forte da casa é a pizza, dizem os romanos!

Endereço: Via dell’Alloro, 12

 

7 – Trattoria Vecchia Roma (este eu conheço e assino embaixo)

Uma trattoria que existe desde 1938, passando de filho em filho sempre com a mesma família, hoje os três irmãos que conduzem o local, fazem questão de manter sempre a qualidade e as receitas tradicionais da avó.

Só para vocês terem uma idéia, eles preparam cerca de 150 pratos de pasta amatriciana por dia. Será boa? É muito boa, já provei!

E o melhor, está perto de uma estação do metrô, fácil de chegar.

Endereço: Via Ferruccio, 12 b – bem ao lado da Piazza Vittorio Emanuele, basta ir até a estação de metrô Vittorio Emanuele,

Melhor reservar: 0039 06 4467143  

 

8 – Da Checco ar 65

“Qua se magna romano” (aqui se come romano)

Escrito em uma plaquinha de madeira, na entrada. Esta placa segundo os romanos que frequentam o local representa o estilo romano de ser e dão a indicação de que se você não gosta da cozinha romana, pode ir embora… hahaha. Bem típico romano!

Conduzida pelo pai e seus dois filhos, apostam em manter a tradição a risca. Nada de pratos novos, apenas aqueles genuinamente típicos da cozinha romana. A amatriciana é o carro chefe como também a famosa carbonara.

Dizem os romanos que votaram que é um lugar pequeno, aconchegante e rústico que lembra as antigas trattorias de Roma, com toalhas xadrez branco e vermelho, quadros com fotos preto e branco, arcos em tijolinho a vista, tudo remete a outra época.

Endereço: Via Santamaura, 65 – Está perto da estação de metrô Ottaviano, aproveite quando for ao Vaticano.

 

9 – Celestino

O senhor Celestino é um ícone do bairro de San Lorenzo. Segundo os romanos é um simpático senhor de olhos azuis que recebe seus clientes sempre com um sorriso. Mas e a Amatriciana?

O proprietário usa uma frase: “L’amatriciana col bucatino è la morte sua” que significa “ A amatriciana com bucatino é a tua morte”, o sentido seria mais ou menos como nós dizemos: “É de comer ajoelhado”. Bucatino é um tipo de espaguete com furinho no meio, pois bucato em italiano é furado.

Endereço: Via degli Ausoni, 62 – Bairro San Lorenzo ( esta também não tem metrô perto).

 

10 – Casa Ruschioni

Desta vez os romanos não elegeram um restaurante mas sim um Home Restaurant. Um casal que abre as portas de sua casa e prepara os pratos típicos romanos. Fazem para poucas pessoas como também para grupos. Precisa reservar! Esta ideia é mais para quem mora aqui ou se você se programar antes e conseguir reservar. 

Endereço: Porta Pia

 

No mapinha coloquei somente as que considero mais fáceis de chegar, por estarem perto de alguma estação de metrô. Mas é claro que se você decidir por uma outra, basta pegar um táxi. 

melhores amatricianas - MAPA

melhores amatricianas – MAPA

Gostou? Você também vai gostar:

Onde comer pasta fresca no Campo de Fiori

Onde comer perto do Vaticano

Onde comer perto da Piazza d’Spagna

Onde comer perto da Piazza Venezia

Onde comer perto do Pantheon

As delicias da culinária romana

Vinho Novello e Castanhas

Onde ficar em Roma,

Hospedar-se perto do Tram 8

 

Vai precisar de um hotel em Roma, ou está procurando um hotel par qualquer parte do mundo. Reserve por aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter, pois o Booking é um parceiro do blog e nos passa uma pequena comissão, mas para você o preço não muda!

Booking.com


 

 

 

 

10 comentários sobre “Onde comer as 10 melhores amatriciana de Roma

  1. Maria Cristina

    Ola Ana,

    Dicas preciosas as suas, PARABENS!!!
    Estivemos em Roma em Dezembro e comemos na Vecchia Roma, uma delicia e super acessivel.
    Voltaremos agora em Agosto, voce sabe se eles fecham para as férias? E a Angelino?
    Muito Obrigada.

  2. Poliana

    Olá Ana!
    Estamos hospedados em Trastevere e gostaria de saber se precisa fazer reserva na I’Osteria Angelino.
    Muitíssimo obrigada, pelas dicas!!!

  3. Tania

    Oi Ana! Estive em Roma agora em janeiro. E, estando perto do Coliseu, abri seu Blog e segui a sugestão da Osteria Angelino!! Amei!! Foi uma noite inesquecível!! Ambiente, comida, atendimento… Obrigada!! Parabéns pelo Blog! Bjs

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Tania,
      Que maravilha! Obrigada querida! Fico muito feliz que tenha consultado as dicas do meu blog e que tenha gostado!
      Na próxima me convida que vou junto…
      Bacio da Roma
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Leidiane,

      Na Trattoria Vecchia Roma, uma média de 25 euros a pessoa, incluindo um prato de pasta e vinho da casa.
      Vai varias muito de acordo com o que você pede, mas a média é esta. Se não beber considere que vai gastar menos.
      Bjs
      Ana

  4. Ani

    Oi, Ana!

    Há uma semana compramos uma passagem para Roma, numa dessas promoções relâmpago e, claro, não tinhamos nada planejado. Dei a maior sorte quando encontrei seu blog.

    Salvei várias de suas páginas, suas dicas estão sendo incríveis, principalmente as gastronômicas. Só vamos aos restaurantes que você indicou, até agora não teve erro. Só um problema: nos viciamos no Pantha Rei. Carbonara, funghi, lazagna, pizza capricciosa, tudo sensacional! Aliás, melhor pizza da nossa vida! Meu marido quer voltar pela 3a vez, juro.

    Acabamos de jantar no Vecchia Roma. Pasta e rabada. Delícia! Sorte que a gente anda muito por aqui e gasta toda essa orgia de calorias…

    Ontem, ao sair do Baffetto (bruscheta fraca), tomamos um gelato na Frigidarium. Ficamos curiosos por conta da fila. Rs… foi o melhor sorvete da viagem por enquanto. O meu tinha calda com pedacos de cereja… hummm. Voltaremos.

    Enfim, esse post imenso é do tamanho da minha gratidão pelo seu trabalho. Já viajei muito, já conhecia Roma, mas nunca mesmo tinha tido experiências gastronômicas tão boas quanto dessa vez e por preços justos.

    Ana, muito obrigada!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Ani,

      Obrigada querida!
      Imagina eu que vivo aqui…é uma tarefa difícil mesmo todas estas calorias…kkk
      Quanto a bruscheta, talvez tenha achado fraca, pois a bruscheta original italiana é muito simples mesmo, só o pão ligeiramente torrado, tomate, azeite e um gostinho de alho ao fundo. Já nós brasileiros fazemos aquelas bruschetas elaboradas.. Somos mais criativos!
      Te Dou mais umas dicas:
      Tiramisu http://www.voupraroma.com/o-melhor-tiramisu-de-roma/ http://www.voupraroma.com/onde-comer-um-tiramisu-maravilhoso-em-roma/
      Gelato – http://www.voupraroma.com/150-sabores-de-gelato-italiano-pra-voce-descobrir-em-roma/
      Pasta fresca preparada na hora – http://www.voupraroma.com/onde-comer-pasta-fresca-no-campo-de-fiori/

      Bacio di Roma e não deixe de curtir a nossa página no Facebook e convidar seus amigos também; http://www.facebook.com/voupraroma
      obrigada
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>