VoupraRoma

Natal e a Exposição de Presépios em Roma

Natal e Presépios em Roma, a Exposição Internacional “100 Presepi” já começou.

 

A Exposição “100 Presepi” é histórica e tradicional em Roma!

Foi criada há 41 anos para manter viva a bela tradição italiana dos presépios. 

É uma Exposição que conta sempre com mais de 100 presépios, daí o nome “100 Presepi”. Confeccionados em diferentes formas e materiais e vindos de diversas regiões da Itália e também de outros países.

A Exposição acontece nas Salas del Bramante, Piazza del Popolo em Roma e este ano conta com mais de 150 presépios de 13 regiões da Itália e também de outros 40 países. São três salas repletas de presépios. Os presépios provenientes de outros países demonstram as suas diferentes tradições, culturas e folclores. 

100 Presepi - Sale del Bramante - Blog Vou pra Roma

100 Presepi – Sale del Bramante – Roma

É tão interessante que até o “The New York Times” indicou “100 Presepi” entre as seis coisas para visitar no Mundo no período de natal. Vale a pena conferir, encanta adultos e crianças!

Exposição 100 Presepi - Sala de entrada

Exposição 100 Presepi – Sala de entrada

É uma exposição realmente envolvente, com inúmeros tipos de presépios elaborados com uma riqueza de detalhes fantástica!

Exposição 100 Presepi - riqueza de detalhes.

Exposição 100 Presepi – riqueza de detalhes – Blog VoupraRoma

Estão presentes os presépios mais clássicos realizados em cerâmica, argila, madeira, pintados a mão e parecem reais. Um deles em tamanho natural.

Presépios Tradicionais na Exposição 100 Presepi - Blog VoupraRoma

Presépios Tradicionais na Exposição 100 Presepi

Os presépios realizados com materiais alternativos como fios de cobre, cortiça, papel, cristal, murano, bambu, tijolos, etc. 

Muito interessante e criativo este Presépio construído como se estivesse dentro de um antigo anfiteatro, parecendo até o Coliseu. Vista de cima e o presépio lá dentro. E ainda se movimentava, fantástico!

Presépio em bambu no formato do Coliseu.

Presépio em bambu no formato do Coliseu.

E aqui a vista de frente, muito lindo, todo em bambu!

Presépio em bambu - criatividade!

Presépio em bambu – criatividade!

Curioso também o presépio realizado com vários tipos de pasta (macarrão), isso mesmo um presépio feito todo em macarrão, lindo na sua simplicidade.

Presépio de Pasta - Exposição 100 Presepi

Presépio de Pasta – Exposição 100 Presepi

Me chamou a atenção também um presépio com um grande apelo social, montado dentro de uma prisão, um feito dentro de uma lanterna, um dentro de um capacete, alguns bem inusitados! Vale conferir, é muito interessante!

 

Afinal os presépios fazem parte de nossa vida desde pequenos.

Quem nunca montou um presépio em casa?  

Na minha casa sempre teve, me lembro de quando era criança. Acho uma forma lúdica de mostrar às crianças um momento tão importante como o nascimento de Jesus.

 

E que tal conhecer um pouquinho da história dos presépios?

Presépio é mesmo uma tradição secular e a representação que conhecemos nos dias de hoje com José, Maria, o menino Jesus, os pastores e sábios, os anjos, a estrela e os animais, foi realizada pela primeira vez por São Francisco de Assis, em 1223, quando resolveu montar a encenação do nascimento de Jesus. Só poderia ser São Francisco com toda a sua simplicidade mesmo. E Naquela época a Igreja havia proibido a realização de dramaturgia, mas São Francisco solicitou a dispensa desta proibição, pois queria levar ao povo a lembrança do nascimento e amor de Jesus Cristo. Convidou o povo para uma missa que ao chegar à gruta na cidade de Greccio encontrou a cena do nascimento representada por pastores e animais. São Francisco morre alguns anos depois e para continuar a tradição desde 1973, todos os anos na cidade de Greccio (província de Rieti na região Lazio), acontece a representação do Presépio vivo com mais de 100 figurantes nos dias 24 e 26 de dezembro e 06 de janeiro (dia dos Reis Magos).

Em Roma a primeira evidência de um presépio retratando o nascimento de Jesus são estátuas esculpidas em 1289 por Arnoldo di Campio. São em madeira e estão preservadas na Cripta da Capela Sistina da Basílica de Santa Maria Maggiore.

Exposição 100 Presepi em Roma

Exposição 100 Presepi em Roma

Presépios são realmente de emocionar e esta Exposição é imperdível.

Se estiver em Roma não deixe de conferir.

Infelizmente não tenho como mostrar todos os 150 presépios aqui.

 

Como visitar a Exposição Internacional “100 Presepi”

Onde: Sale del Bramante na Piazza del Popolo (fica atrás da Basílica Santa Maria del Popolo na Piazza del Popolo e está muito bem sinalizado)

100 Presepi - Entrada e Caixa - Roma

100 Presepi – Entrada e Caixa – Roma

Quando:

Começou dia 24 de novembro e vai até o dia 08 de janeiro, abre todos os dias e feriados também, incluindo 08, 25, 26 de dezembro e 01 e 06 de janeiro. Boa opção para quem vai estar em Roma neste período das festas.

Horário:

Das 10h às 20h sem intervalos. O caixa fecha as 19:30h

Ingressos:

Inteiro – 8,00 euros,

Acima de 65 anos – 6,50 euros

Crianças de 04 a 10 anos – 5,50 euros

Onde comprar: No próprio local, a caixa está bem na entrada (foto acima)

Mais informações vocês podem ver diretamente no site do evento 

 

Veja também:

Como é o Natal em Roma

Réveillon em Roma

Três dias em Roma

Como ir do aeroporto ao Centro

Onde ficar em Roma 

Tour pelas decorações de Natal em Roma

 

Está vindo pra Roma? Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

 

Reserve o seu hotel aqui pelo Booking que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! :lol: 

Reserve por aqui: 


Booking.com

Quer saber tudo sobre Roma?   

Curta no facebook  

Siga no Instagram  

Espero vocês por lá!

 

Fiquei um bom tempo visitando a Exposição “100 Presepi” em Roma, são tantos os detalhes que é realmente envolvente!

6 comentários sobre “Natal e a Exposição de Presépios em Roma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>