VoupraRoma

Museus do Vaticano grátis – Como é a fila?

Museus do Vaticano grátis!

Mas e a fila?

 

No último domingo de cada mês a visita aos Museus do Vaticano é grátis. Ai vem aquela típica pergunta… Mas e a fila, como é?

MUSEI VATICANI - FOTO Ana Venticinque

MUSEI VATICANI – FOTO Ana Venticinque

Depois de escutar muitas vezes esta pergunta no blog e sempre ter respondido baseada apenas no que via, ou seja, nas várias vezes que passei pela frente do Vaticano no dia gratuito e vi a fila que era realmente gigante.

 

No último domingo resolvi fazer o “Test Fila”, para passar uma impressão real aos meus leitores, pois esta é a ideia do blog.

Pensei em ir bem cedo, pois sei que os Museus abrem as 9:00h, e o resultado foi que mesmo chegando antes das 9:00, pois cheguei lá as 8:46h, a fila já era gigante… A fila ia simplesmente quase até a Piazza San Pietro, até o Borgo Pio, ou seja, 700 metros de fila até a entrada, olha fiz até o mapinha para vocês terem uma noção;

MUSEUS DO VATICANO - A FILA

MUSEUS DO VATICANO – A FILA

Juro que até pensei em dar meia volta, mas era um objetivo a ser cumprido e encarei… Claro que é mais confortável reservar pelo site, chegar e entrar sem fila, mas como estamos falando de uma época de crise e acredito que todos os turistas querem economizar um pouco, tive esta ideia de encarar a fila para depois contar para vocês.

MUSEUS DO VATICANO - FILA DOMINGO GRÁTIS - FOTO Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO – FILA DOMINGO GRÁTIS – FOTO Ana Venticinque

Encarei e vou contar… No início, antes de abrirem as portas dos Museus, fiquei 15 minutos parada no mesmo lugar, comecei a pensar que seria um horror…kkk

Mas, quando abriram veio a surpresa e a fila começou a caminhar, mesmo que lentamente e nesta foto já havia caminhado a metade mais ou menos. Resumindo, aquela fila que parecia ser de umas 3 horas de duração, levou 50 minutos e consegui entrar!

Uhuuuuu, bom demais para um dia Grátis!

 

E lá dentro como estava?

 

Sim, estava cheio, mas estava cheio como nos dias normais, pois existe um controle do número de pessoas que entra nos Museus, está explicado o porquê das filas. Tem um número limite de pessoas e só entra outra leva quando sai a primeira e assim por diante. Por isso quando você compra on line deve escolher um horário.Olha esta foto aí, foi feita na parte externa nos jardins dos Museus do Vaticano. Não estava muito cheio.

MUSEUS DO VATICANO JARDIM - FOTO Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO JARDIM – FOTO Ana Venticinque

Posso dizer agora que fui e comprovei, tem fila sim, mas uma horinha de fila e se você quer economizar, dá para encarar e passou até que rápido! Muito importante: Chegue cedo, pois neste dia gratuito os Museus são abertos somente das 9:00h as 14:00h, sendo que a última entrada é as 12:30h.

 

Valeu a pena, pois se fosse comprar online (para não pegar a fila nos dias normais) seriam 20 euros, e com a crise, com 20 euros em Roma dá para você almoçar num lugar legal e incluindo o vinho e até o gelato de sobremesa. Ali perto do Vaticano mesmo tem opções muito boas de onde comer coisas deliciosas da culinária romana. Veja aqui.

GALERIA EGÍPCIA - MUSEUS DO VATICANO - FOTO Ana Venticinque

GALERIA EGÍPCIA – MUSEUS DO VATICANO – FOTO Ana Venticinque

Visitei tudo, afinal lá estava eu outra vez, acho que já é a oitava vez nos Museus do Vaticano e no caso, a minha primeira experiência grátis, rsrsr

Visitei novamente cada galeria, apreciei as famosas salas de Raffaello, a galeria Egipcia (na foto acima) que é bem interessante, a galeria das cartas geográficas que tem um teto maravilhoso e claro a Capela Sistina maravilhosa, onde é proibido tirar fotos e nós como profissionais que somos, respeitamos.

MUSEUS DO VATICANO - TETO GALERIA DOS MAPAS - FOTO Ana Venticinque

MUSEUS DO VATICANO – TETO GALERIA DOS MAPAS – FOTO Ana Venticinque

Foi uma experiência legal! Curti e compartilho! rsrs

 

Se você deseja ir num dia mais vazio, o dia em que os Museus do Vaticano são realmente um pouco mais vazios, além da baixa estação (inverno) é nas sextas- feiras de visitação noturna, mas é pago claro e acontecem somente durante em um determinado período do ano (de 24 de abril a 31 de julho e de 04 de setembro a 30 de outubro) e precisa reservar pelo site. É mais vazio e claro que mais tranquilo, pois o horário é das 19:00h as 23:00h (reduzido), sendo que o último horário para a entrada é as 21:30h.

É uma opção se você vier neste período a Roma, mas não esqueça que é obrigatória a reserva pelo site, veja o Post explicando tudo sobre a visita noturna.

AS SALAS DE RAFFAELLO - MUSEUS DO VATICANO - Foto Ana Venticinque

AS SALAS DE RAFFAELLO – MUSEUS DO VATICANO – Foto Ana Venticinque

Euro nas alturas e você quer economizar um pouco, programe sua viagem para estar em Roma no último domingo do mês e você pode ir aos Museus do Vaticano grátis.

Já se vier no primeiro domingo do mês pode aproveitar vários sítios arqueológicos e museus grátis, incluindo o Coliseu.

Qualquer dia destes vou fazer o “Test Fila” no dia grátis do Coliseu e depois conto tudo para vocês.

Veja como aproveitar as opções grátis em Roma.

Agora se você odeia filas e quer entrar com tranquilidade. Para não perder tempo em filas pode comprar os seus ingressos antecipados, em português com a Ticketbar, empresa parceira do Blog. Veja o Post explicando como. 

 

Está vindo para Roma e ainda não escolheu o seu hotel?

Quer ficar próximo ao Vaticano? Escolha aqui o seu hotel, o Booking tem sempre ótimas opções e preços e ainda reservando por aqui você está contribuindo para a manutenção do blog, mas você não paga nada a mais por isso.



Booking.com


Você também vai gostar:

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Dicas para visitar a Basílica de São Pedro

Cúpula da Basílica de São Pedro, imperdível!

Roteiro, três dias em Roma

Onde ficar em Roma

 

10 comentários sobre “Museus do Vaticano grátis – Como é a fila?

  1. walquiria

    oi , estamos pensando em ir a Roma no período de 25 de outubro a 2 de novembro..adorei as dicas no blog como nao fizemos reserva ainda temos a flexibilidade de mudar os dias..poderia nos dar sugestoes de hotel????
    obrigada walquiria

  2. Nazaré Moreira

    Muito bom saber destas informações prévias. Pois assim podemos enxugar as finanças. Obrigada
    Estarei em Roma 04 ,05 e 06 de maio será que tem alguma promoção kkk

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Nazare,

      Infelizmente nestes dias não tem museu grátis, mas vale saber que quase tudo em Roma é grátis, praças, Pantheon, Basílicas, enfim, você só paga mesmo o Coliseu e os Museus.
      As atrações e Museus grátis são sempre no primeiro domingo do mês, veja: http://www.voupraroma.com/gratis-em-roma/ e já os Museus Vaticanos são grátis no último domingo de cada mês.
      Bacio di Roma, e te espero por aqui,
      Ana

  3. Sabrina

    Olá Ana,
    Vou para a Itália no dia 16 de novembro e reservei uma semana para Roma. Chego em Roma na sexta-feira do dia 27 de novembro, o que significa que estarei na cidade no último domingo do mês (29), e quero aproveitar a oportunidade para visitar o Museu do Vaticano.
    Seu blog tem sido valioso na definição do meu roteiro! Obrigada! Tenho uma dúvida. Nesta visita gratuita há guias ou monitores para auxiliar os visitantes, especialmente os de primeira viagem como eu?
    Se não houver, o que é importante priorizar na visita. Preciso correr para ver a Capela Sistina sob o risco de não dar tempo, por exemplo?

    Abs e, mais uma vez, obrigada!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Oi Sabrina,
      Obrigada por seguir o blog e siga também o Instagram e curta a página do face se você ainda não curtiu: http://www.facebook.com/voupraroma

      No Post tem todos os detalhes, dá uma olhadinha! http://www.voupraroma.com/museus-do-vaticano-gratis-como-e-a-fila/
      Importante, vá cedo! procure estar na fila as 8:30h pois aí no máximo você as 9:30h estrá dentro,ok.

      Quanto a guias, não dentro dos museus não tem monitores, mas é tranquilo, na entrada eles te orientam, você pegue o seu mapinha e se quiser pode alugar um audio-guia que tem tbem em potuguês e custa 7 euros,
      Tem dois trajetos no Museus, um mais curto que te leva mais rápido até a Capela Sistina, e outro mais longo. Eu prefiro o longo, pois passa pelas salas de Rafaello que eu acho imperdíveis!
      Dica: priorize a galeria das cartas geográficas, a galeria egípcia e as salas de Rafaello, as outras partes também importantes, dê prioridade às obras marcadas por uma plaquinha com o numero 100 em vermelho, pois são as 100 obras mais importantes dos Museus! Aproveite!

      Utilize o roteirinho de 3 dias, http://www.voupraroma.com/roteiro-principais-atracoes-de-roma-tres-dias/
      P.S. Se ainda não reservou seu hotel, reserve aqui pelo blog, pelo Booking, assim você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso. Se precisar de dicas de hotel, só falar.
      Espero ter ajudado e uma ótima viagem!

      1. Sabrina

        Ótimo, Ana! Com certeza, ajudou sim. Ansiosa para colocar as dicas em prática!
        Achei seu blog depois que já tinha fechado toda a viagem. Mas vou recomendar a outras pessoas!
        Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>