VoupraRoma

Festa do Aniversário de Roma 2769 anos.

 

O Aniversário de Roma e toda a programação. Participe!

 

O Aniversário de Roma também conhecido como Natale di Roma, em sua XIV edição, é uma grande festa organizada pelo Grupo Histórico Romano e este ano contará com mais de 2.000 participantes.

Uma festa muito interessante, com várias representações históricas, eventos didáticos, apresentação com cavalos, e um grandioso desfile com todos os participantes caracterizados como na Roma Antiga. Legiões de soldados romanos, plebeus, gladiadores, nobres, enfim todos caracterizados perfeitamente, você realmente se transportará àquela época.

ANIVERSÁRIO DE ROMA foto Ana Venticinque

ANIVERSÁRIO DE ROMA foto Ana Venticinque

Se você tiver a oportunidade de ir ao desfile, vai reparar que os grupos de soldados têm vários tipos de vestimentas muito diferentes, isso porque as legiões eram espalhadas por toda Europa e também algumas outras partes do Mundo, portanto as vestimentas são de acordo com o lugar onde estavam localizados.

 

Como todos os anos, realizam um belíssimo evento para recordar as origens de Roma. Este ano o evento vai de 21 a 24 de abril, pois o grande desfile acontece sempre aos domingos que no caso, será no dia 24.

 

Veja toda a programação:

21, 22 e 23 de abril – Circo Massimo:

09 às 16h – Bancas didáticas e encontro com escolas.

14 às 15h – History Talk no espaço cultural

 

21 de abril – Circo Massimo:

15h – Reconstrução histórica da fundação da cidade em 753 a. C.

16h – Reconstrução histórica da Festa della Palilia – que era uma cerimômonia religiosa para purificar o rebanho e os pastores que estavam presentes durante o aniversário da cidade.

17h – Evento equestre – Os cavalos e Roma. Apresentação de cavalos representando a relação de grande significado entre os cavalos e a cidade desde a Roma Antiga. Realizado com a contribuição do Museo delle Carrozze d’epoca.

DESFILE ANIVERSÁRIO DE ROMA foto Ana Venticinque

DESFILE ANIVERSÁRIO DE ROMA foto Ana Venticinque

 

24 de abril – Circo Massimo:

10h /11h – Concentração dos grupos e participantes no Circo Massimo, cerimônia simbólica de abertura do evento com ritual onde será acesa a tocha.

 

Desfile: 

11h/13h – Grande e imponente desfile histórico com 2000 participantes vindos de diversas partes da Itália e de toda a Europa para a celebração dos 2.769 anos de Roma.

Trajeto: Se inicia no Circo Massimo passando pelo Teatro Marcello, Campidoglio, Piazza Venezia, Via dei Fori Imperiali e finalmente chega ao grande Coliseu. Retornando depois ao Circo Massimo para a continuação das comemorações.

Dica: eu costumo ficar no início da Via dei Fori Imperiali, acho a melhor localização. Ache um lugar perto da grade de proteção e espere o desfile passar por ali.

 

14h/17h – Diversas representações históricas no Circo Massimo

17h – Grande final das comemorações. Reconstrução da Batalha pela conquista de Britânia, com mais de 300 participantes que se afrontarão em um grande batalha simulada. Batalha esta que naquela época foi conduzida pelo Imperador Claudio e levou à conquista da Britânia em 43/44 a.C

 

Todos os eventos são gratuitos. Você não pode perder!

Olha o mapinha do trajeto:

mapa - DESFILE NATALE DI ROMA

mapa – DESFILE NATALE DI ROMA

Veja também:

Visitando o Coliseu

Tour Virtual de reconstrução dos Fóruns Imperiais

Onde comer perto da Piazza di Spagna

Roteiro de 3 dias em Roma

Vaticano e Capela Sistina

6 comentários sobre “Festa do Aniversário de Roma 2769 anos.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Tatiana,
      O Aniversário de Roma é dia 21 de abril porém a festa (grande desfile) acontece geralmente no domingo mais próximo a data. Acompanhe a nossa página no Facebook que quando a data oficial for divulgada com certeza divulgaremos por lá. A qual queima de fogos você se refere?
      bacio
      Ana

  1. Paula

    Oi, vc acha que valerá pena ver alguma destas apresentações como a batalha? Neste caso onde é melhor ficar? Coliseu, circo máximo ? Obrigada pelas dicas

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Paula,
      A Batalha é somente no Circo Massimo como voc~e pode ver os horários no Post. O desfile sai do Circo Massimo percorre todo um trajeto até terminar no Coliseu.
      Eu sempre fico na esquina da Piazza Venezia com Via dei Fori Imperiali, acho um bom lugar para ver a passagem. Os jornalistas e fotógrafos muitos ficam por ali também.
      O percurso você pode ver no Post, tem o mapinha.
      É bem legal!
      bjs
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>