VoupraRoma

Domingo de Ramos em Roma

Pasqua del Macellaio

ou Páscoa do Açougueiro

 

A Pasqua del Macellaio ou Páscoa do Açougueiro é uma festa tradicional da Páscoa Romana, uma grande confraternização, que acontece todos os anos no Domingo de Ramos, organizado pela Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma.

 

Mas o que é a Confraternita dei Macellai?

 

Um pouco da história, pra vocês entenderem…

 

As primeiras comunidades cristãs, para lidar com todas as diferenças sociais, procuraram criar associações com fins de fazer caridade e ajuda aos irmãos cristãos. Na idade média, essas associações, chamadas “Confraternite”, se multiplicaram e foram então diferenciadas em três tipos: “Confraternite di Mestieri”, grupo de pessoas com a mesma profissão, “Confraternite Devozionali”, grupo de pessoas com a mesma devoção ou forma de piedade, como Eucaristia ou devoção à Virgem Maria ou a Santos e “Confraternite dei Penitenti”, grupo de pessoas que desenvolviam as mesmas formas de penitência, e ajuda nos hospitais e no momento da morte.

 

No final do século XV, as associações dos profissionais já estavam bem desenvolvidas no aspecto jurídico e organizacional, e sentiram a necessidade de serem acompanhadas de uma organização que se preocupasse com a parte solidária para com os membros mais fracos da associação.

 

A Confraternita della Santissima Madonna della Quercia dei Macellari di Roma, surgiu neste período quando em 1432 sob o papado de Eugenio IV, um grupo pertencente à “Universita Macellari di Roma”, escreveu os primeiros estatutos. Eram 72 estatutos com o objetivo de manter o respeito e a ordem entre os membros e condenar os infratores às leis da profissão.

Palme-Confraternita-Macellai-9

CREDITO FOTO – Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma

Então em 1470 foi construída a primeira igreja de Madonna della Quercia, em Viterbo, a protetora dos Açougueiros (Macellai). Deduz-se que a Confraternita já existia e se reunia na Igreja Santa Maria della Quercia, desde 1527. Vale lembrar que Macellaio (açougueiro) é uma das profissões mais antigas.

 

Nos dias atuais a Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellari di Roma, atua como uma associação muito organizada, e realiza todos os anos, no Domingo de Ramos, um belíssimo evento de confraternização, a “Pasqua Del Macellaio”.

Este ano acontece a XXVI edição da Pasqua del Macellaio.

O evento acontecerá no domingo dia 09 de abril e será da seguinte forma:

As 09:45h acontece a Missa no cortile do Palazzo Spada como você pode ver na foto abaixo. Dica: Se quiser garantir um lugar na Missa, melhor chegar as 09:00h. Fica bem cheio!

Depois da Missa levam a Imagem da Santa até a Igreja Santa Maria della Quercia (que está bem ali do lado) e na frente do Palazzo Spada acontece a distribuição dos ramos de oliveira.

Palme-Confraternita-Macellai-112-1

CREDITO FOTO – Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma

No Domingo de Ramos (Domenica delle Palme), em todas as igrejas de Roma acontece a missa do Domingo de Ramos e logo após a distribuição de ramos de oliveira bentos. Você leva um raminho para a sua casa e deixa perto de algum objeto religioso até o outro ano, quando segundo a tradição você deve queima-lo caminhando pela casa (como um incenso) e colocar o novo no lugar. É como uma renovação de energias.

Palme-Confraternita-Macellai-50

CREDITO FOTO – Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma

E você também poderá participar de uma festa tradicional romana, a Pasqua del Macellaio. Esta festa só conhece mesmo quem vive como um verdadeiro romano. Vou todos os anos e posso garantir que é uma linda festa!

Após a Missa, por volta das 11:30h, os Açougueiros (Macellai) oferecem gratuitamente ao povo, o tradicional banquete di Colazione: um café da manhã típico de páscoa.

Palme-Confraternita-Macellai-164 - Cópia

CREDITO FOTO – Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma

Neste dia, eles montam uma estrutura como um grande balcão na Piazza della Quercia, onde está também a Igreja de Santa Maria della Quercia dei Macellai.

Palme-Confraternita-Macellai-166

CREDITO FOTO – Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma

Distribuem cerca de 1.500 pratos com salame, queijo, pão, ovo cozido, ovinhos de chocolate, colomba pascal e para quem desejar também um prato tradicional de páscoa, a Coratella. Tem também vinho e é tudo grátis.

Palme-Confraternita-Macellai-165

CREDITO FOTO – Confraternita di Santa Maria della Quercia dei Macellai di Roma

O que é a Coratella?

É um prato típico de páscoa feito com coração, pulmão e fígado de cordeiro com alcachofras.  Sou sincera, a Coratella é para os fortes!

 

A festa é bem interessante e fica bem cheio. Vale a pena, pois é uma festa tradicional dos romanos, então se você estiver em Roma neste dia não deixe de participar, basta chegar lá participar da Missa que é linda! E depois pegar seu prato. Já fui muitas vezes  e conheço muito bem, pois meu marido é um macellaio. Participamos  todos os anos da Páscoa do Açougueiro ou Pasqua del Macellaio.

 

Dica: Chegue mais cedo, assim você participa da missa e pega seu ramo de oliveira bento para levar pra sua casa.  Depois deguste este tradicional Café da manhã de Páscoa, gratuito!

Onde: Palazzo Spada e Piazza della Quercia 

Quando: Domingo de Ramos – 09 de abril

Horário: Missa no Palazzo Spada as 09:45h – chegue as 09:00h

Banquete di Colazione: 11:30h 

Como chegar: pode pegar o Tram 8 que sai da Piazza Venezia e descer na primeira parada, está bem perto do Campo de Fiori. Ou vá caminhando.

 

Gostou?

Veja também:

Páscoa em Roma

Tradições da Páscoa em Roma

Como ver o Papa em Roma 

Páscoa em Roma e eu mandei o padre embora! 

Não sabe onde se hospedar? Veja algumas dicas

 

Está vindo passar a Páscoa em Roma?

Algumas dicas pra você antes de viajar:

Reserve o seu Transfer privativo com uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência e chegue tranquilamente até o seu hotel.

Compre seus ingressos antecipados para o Coliseu, Museus do Vaticano, Galleria Borghese e evite as longas filas.

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

Booking.com é um parceiro do Blog VoupraRoma, sempre que fizer a sua reserva de Hotel entrando através do blog no Booking.com você não paga nada a mais por isso, pois será direcionado ao site oficial do Booking.com e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado, pois o Booking.com nos dá uma pequena comissão. Vale para qualquer viagem, em qualquer lugar do Mundo. Agradecemos! 


Booking.com

Páscoa e Domingo de Ramos em Roma!

Pasqua del Macellaio em Roma, só conhece quem vive como um verdadeiro Romano! Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>