VoupraRoma

Como receber Tax Free em Roma?

Mas oque é Tax Free?

 

Para você que não conhece:

 

Tax Free é uma forma de recuperar os impostos embutidos nas mercadorias… Então você que é turista, pode receber estes impostos de volta, quando deixar o país.

TAX FREE - FOTO E ARTE - Ana Venticinque

TAX FREE – FOTO E ARTE – Ana Venticinque

O percentual pode variar de acordo com a empresa administradora do Tax free e algumas vezes chegam a 15% do valor da compra. Vale a pena!

O Tax Free é válido somente para compras acima de 155 euros, feitas na mesma loja e no mesmo dia.

Não são todas as lojas que oferecem o Tax Free.

Algumas lojas tem um adesivo na porta ou no caixa, as grandes marcas todas oferecem o Tax Free, mas se você não ver o adesivo, na hora de pagar, pergunte sempre se tem Tax Free.      

GRANDES MARCAS - FOTO Ana Venticinque

GRANDES MARCAS – FOTO Ana Venticinque

E como funciona?

 

Eles te darão um formulário para preencher ou muitas vezes eles mesmos preenchem na hora e para isto pedem o número do passaporte. Se te perguntarem, diga que quer receber em dinheiro, pois tem também a opção de receber através do cartão de crédito. Então já sabe se está pensando em fazer alguma comprinha de valor superior a 155 euros, leve com você pelo menos o número do passaporte. Eu levo sempre uma foto feita com meu celular, acho a maneira mais prática, afinal andar por ai com o passaporte não é uma boa ideia.

 

Depois do formulário preenchido, siga as dicas:

 

Você deve chegar ao aeroporto uma hora antes do seu horário habitual, pois muitas vezes tem fila.

Faça o seu check-in  mas, deixe as coisas que comprou na mala de mão, pois a alfândega pode pedir para ver.

Depois do check-in, você vai ao balcão da Dogana ( alfândega).

 

Opção 1 – você pode receber o seu Tax Free antecipado, ainda em Roma, bem na frente ao Pantheon tem uma loja de câmbio que paga o Tax Free. Eles irão te pedir: o formulário preenchido pela loja onde comprou, um documento e o seu cartão de crédito, pois ficam com o número do mesmo, por garantia.

De qualquer forma, depois no aeroporto você deve apresentar as coisas que comprou ( se pedirem, pois nem sempre pedem e atenção, as coisas não podem estar usadas) e o formulário à Dogana (alfândega), e depois disso você deve depositar na caixa de correio indicada por eles, ou muitas vezes eles mesmos colocam. Isso você vai fazer no dia que você for deixar o país. Nem pense em tentar dar uma de esperto, pois eles ficam com o número do seu cartão de credito e caso você não carimbe e deposite o formulário no aeroporto eles depois descontam o valor que já te reembolsaram, do seu cartão de crédito. Então faça tudo corretamente. 

 

Opção 2 – você pode receber no próprio aeroporto, na hora que apresentar as coisas que comprou (se pedirem, pois nem sempre pedem) e apresentar o formulário na Dogana (alfândega), eles colocam um carimbo e depois você deve depositar na caixa de correio indicada por eles, ou muitas vezes eles mesmos colocam. Isso você vai fazer no dia que você for deixar o país. Neste caso, na hora, diga que deseja receber em dinheiro. Eu pelo menos acho mais prático, e dá pra gastar no free shop depois, hehe. 

 

 

E quanto você pode comprar no exterior?

 

Cada pessoa pode gastar até 500 dólares em compras na Europa. Se você comprar mais poderá levar uma multa de 50% do valor que ultrapassou.

Este controle é feito quando você volta para o Brasil, na hora de passar na alfândega. Fora deste limite você tem o direito de comprar um celular e uma câmera fotográfica por pessoa. Chegando ao Brasil, no Duty Free você tem o direito de gastar mais 500 dólares em compras por pessoa. Dá uma olhadinha no site da Receita Federal.

 

 

Gostou?

Veja também outros posts sobre compras:

Comprinhas low cost em Roma,

Compras diferentes em Roma,

Compras de luxo em Roma,

Compras no Ikea.

 

 

 

20 comentários sobre “Como receber Tax Free em Roma?

  1. Magali Amaral

    Olá, fiquei com uma duvida. Fazendo o Tax frete antecipado na casa de câmbio, posso fazê-lo no dia anterior ao embarque? Com o cuidado de obter o carimbo na Dogana e colocar na caixa de correios, enfrentarei fila? Grata, Magali.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Magali,
      Sim pode receber antes e no dia terá que pegar a fila da dogana para obter o carimbo e depositar o envelope. Não vai pegar a segunda fila, que seria para receber.
      bjs
      Ana

  2. carolina de carvalho

    Olá,

    Eu estou planejando uma viagem para roma, mas de lá parto para florença, milão e paris. eu volto pro Brasil de paris. Eu tenho direito ao tax free em roma? Como devo proceder?

    Obrigada

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Carolina,

      O Tax Free é feito no país em que você vai deixar a Europa, no caso Paris. Você vai guardando todos os recibos e envelopes do Tax Free e no último país você solicita.
      Bacio
      Ana

  3. Daniel Luiz Costa

    Olá,
    Eu vou para a Europa, chegando por Paris e voltando por Roma. No retorno de Roma ao Brasil, haverá uma conexão de pouco mais de 1 hora em Lisboa.
    Devo fazer os procedimentos do tax free em Roma ou em Lisboa?
    Sabe me dizer qual é o horário de funcionamento da alfândega no aeroporto Fiumicino para os procedimentos de tax free?
    Grato,
    Daniel

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Daniel,
      Vai fazer em Roma. A Dogana(alfandega) é aberta 24 horas.
      O que pode fazer para adiantar uma parte do processo é receber antecipado o valor na loja de Cambio em frente ao Pantheon, depois terá que passar pela Dogana de qualquer forma no aeroporto para carimbar e entregar os recibos. Isso é obrigatório, ok. Muita gente recebe antecipado, pois acaba até utilizando os euros ainda em Roma.
      abs
      Ana

      1. Daniel Luiz Costa

        Ola. Obrigado pelas informações. Queria saber, por curiosidade, onde você encontrou a informação de que a Dogana fica aberta 24 hrs no aeroporto fiumicino. Eu nao consegui achar isso em local algum na internet. Um abraço!

        1. Anna25 Autor da Postagem

          Olá Luciana,
          Sim o mesmo!
          E você já pode gastar os euros em Roma mesmo! kkk
          Importante é não deixar de depositar o envelope e passar na Dogana. Caso contrário depois eles pegam o valor de volta do seu cartão de crédito.
          bjs
          Ana

  4. Rodrigo

    Muito obrigado pelas dicas, gostaria de saber o horário de funcionamento do Taxi Free em roma. Meu voo sai às 6h da manhã e estou com medo de estar fechado.

    Obrigado

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Rodrigo,
      A Dogana(alfandega) é aberta 24 horas, portanto não terá problemas.
      O que pode fazer para adiantar uma parte do processo é receber antecipado o valor na loja de Cambio em frente ao Pantheon, depois terá que passar pela Dogana de qualquer forma no aeroporto para carimbar e entregar os recibos. Isso é obrigatório, ok. Muita gente recebe antecipado, pois acaba até utilizando os euros ainda em Roma.
      Espero ter te ajudado.
      Ans

  5. Rafael

    Olá,

    Uma dúvida:
    Estou pensando em comprar uma máquina fotográfica em Roma, depois ainda passarei por outros países e tal, e gostaria de utilizá-la durante a viagem. Depois eu consigo o Tax Free dessa câmera? Fiquei na dúvida se o produto precisa estar fechado e selado na caixa, gostaria de confirmar isso.

    Valeu!

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Rafael,

      O produto precisa estar com a etiqueta no caso de roupas e calçados e sim deve estar na caixa no caso de maquina. Ou seja, se for usar, preserve a caixa e não retire as etiquetas.
      Abs
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Laura,
      No aeroporto é sempre mais caro. Já tive experiências em várias cidades do Mundo e aeroporto nunca mais.
      Ou você faz o câmbio ou a melhor coisa é trazer em euros pois aí vai pagar melhor taxa de câmbio. Qualquer agência bancária, pode pedir e eles te informam direitinho.
      Já reservou seu hotel? Não esquece do blog!
      Bacio
      Ana

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Marcelo,
      Geralmente se faz o Tax free no país onde você fará o controle de passaportes, pois é oque caracteriza a sua saída da Europa.
      Obrigada! E boa viagem!
      Ana

  6. Laura

    Olá, vou comentar o que aconteceu comigo. Fiz tudo certinho mas na hora que cheguei no aeroporto com mais de uma hora de antecedência não deu tempo. A fila era tão grande que fiquei nela até o tempo de chegar próximo a hora de embarque e mesmo assim não consegui ser atendida. Acho que precisa no mínimo 2 horas de antecedência e se o valor for pouco nem vale a pena a espera.

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Laura,

      Acredito que nas épocas de alta estação realmente as filas são bem grandes. Que pena que não conseguiu ser atendida.
      Obrigada pelas informações, pois podem servir para os outros turistas também.
      Bjs
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>