VoupraRoma

COLISEU ROMA

Colosseo ou Coliseu o cartão postal de Roma!

Coliseu Roma - Blog VoupraRoma

Coliseu Roma – Blog VoupraRoma

Coliseu, cartão postal e principal atração turística de Roma, o maior Anfiteatro do mundo. É na verdade o maior símbolo de Roma e a primeira atração que todos desejam ver quando chegam a Roma. É um dos grandes exemplos da arquitetura romana. Anfiteatro Flavio, conhecido por todos como“Colosseo” ou Coliseu.

 

E por que tem este nome?

Bem na frente do Coliseu, você vai ver um platô, tipo uma base, era bem alí que Nero havia construído uma estátua sua, que não era uma estátua grande mas, uma estátua Colossal. Daí vem o nome Colosseo, pois foi construído bem ali.

Foi construído entre 70 e 90 d. C. graças a vontade dos imperadores da dinastia Flavia, daí o nome Anfiteatro Flavio.    

Era sede de grandes espetáculos, verdadeiros massacres, como simulações de caça de animais selvagens vindos da África e combates entre gladiadores.

Por estas duas Fotos nem preciso dizer que você tem que ver de dia e também de noite, todo iluminado! É fantástico!!! Na verdade você deve ver toda Roma de dia e de Noite. vale a pena.    

COLISEU - NOITE foto Ana Venticinque

COLISEU – NOITE foto Ana Venticinque

A primeira vez que vi o Colosseo fiquei parada quase meia hora olhando, nossa que emoção! Em pensar que quase 2.000 anos se passaram e eu estava ali no mesmo lugar onde pisaram aqueles gladiadores. É indescritível, você vai ver quando chegar aqui…

Coliseu Roma - vista interna - Blog VoupraRoma

Coliseu Roma – vista interna – Blog VoupraRoma

 Palatino:     

 

Segundo a mitologia Romana, foi no Palatino que nasceram Rômulo e Remo, os irmãos que foram amamentados pela loba. A famosa estátua da Loba você pode ver nos Museus Capitolinos.

Diz a lenda que Rômulo matou o irmão Remo e depois fundou Roma. O Palatino é um dos lugares imperdíveis de Roma, um verdadeiro museu a céu aberto. Uma grande área arqueológica em meio ao verde para você descobrir…caminhando por entre as ruínas. Está localizado vizinho ao Colosseo.

 

Dica: vá de tênis e leve uma garrafinha pois, a água de Roma é potável e grátis. Basta ter uma garrafinha e você vai enchendo com água fresca, quando encontrar as fontes que são espalhadas por toda cidade, também conhecidas como Nasone ( narigão). Esta da foto é uma fonte antiga e está no Foro Romano, quando estiver caminhando lá dentro aproveite e pegue e sua água fresca, água romana!

10752526_939573389404022_1222441740_o

FONTE ANTIGA NO FORO ROMANO

Foro Romano ou Fori Imperiali:

 

FORO ROMANO - foto Ana Venticinque

FORO ROMANO – foto Ana Venticinque

No final do período republicano, Roma era já a capital de um enorme Imperio que ia da Gallia até a Asia Menor, e o antigo Foro Romano se tornou insuficiente para as funções de centro administrativo e monumental da cidade. Giulio Cesare no ano 54 a.C.construiu uma nova praça que no inicio era apenas para ampliar o Foro Republicano, o Foro de Cesare.

FORO ROMANO - foto Ana Venticinque

FORO ROMANO – foto Ana Venticinque

Depois vieram o Foro de Augusto, o Foro Transitório (construído por Domiziano) e finamente o Foro de Traiano; certamente o mais Grandioso. Esta grande área arqueológica foi denominada na época, de Fori Imperiali. Na época os Imperadores queriam ser um melhor que o outro, um mais adorado que o outro, e era mesmo uma competição para ver quem construía as mais grandiosas obras.

Mas para você entender melhor, o Foro Romano era um grande espaço público da cidade, onde praticamente se reunia tudo; ali estavam presentes o senado, o parlamento, comércios variados, templos sagrados e locais de entretenimento.

FORO ROMANO - foto Ana Venticinque

FORO ROMANO – foto Ana Venticinque

Via dei Fori Imperiali é a Via que sai da Piazza Venezia e vai até a frente do Coliseu, portanto, enquanto caminha por ali você pode aproveitar para apreciar as ruínas dos fóruns de Traiano, Augusto e Cesare dos dois lados da via.

 

ARCO DE TITO - foto Ana Venticinque

ARCO DE TITO – Blog VoupraRoma

No Foro Romano está também o Arco di Tito, medindo 15 m de altura por 13 de largura, foi construído em 81 d.C. em homenagem ao Imperador Tito em comemoração a conquista de Jerusalém.

 

Ingressos:

 

Inteira: 12.00 euros;

reduzida: 7.50 euros para pessoas da União Europeia entre 18 e 25 anos;

gratuito: para pessoas da União Europeia menores de 18 anos e maiores de 65 anos.

Com um ingresso único você tem direito a visitar o Colosseo, o Foro Romano e o Palatino. É valido por dois dias consecutivos, ou seja, você pode ver o Coliseu num dia e deixar para ver o Foro e o Palatino no outro dia. Existem duas bilheterias mas, quase sempre a fila chega a pelo menos uma hora de espera. A bilheteria do Coliseu e a  bilheteria da Via dei Fori Imperiali onde, geralmente, a fila é um pouco menor, porém em época de alta estação, na primavera e outono, costuma ter fila sempre. (fica uns 150 metros antes de chegar ao Coliseu do seu lado direito). Se você não quer perder seu tempo em fila, compre antes on line e evite este problema.

 

DICAS PARA NÃO PEGAR A FILA:

Comprar o ingresso aqui com uma empresa parceira do blog, assim você evita filas. 

Ou ainda se você pretende utilizar também os meios de transporte, pode optar pelo RomaPass, além das outras vantagens que te oferece, você também vai evitar a fila no Coliseu.

 

Horários de abertura:   

O Coliseu e o Palatino / Forum Romano. são abertos todos os dias das 8h30 até uma hora antes do pôr do sol. As bilheterias fecham uma hora antes do término do horário de visitação.

 

8h30 – 16h30 e 2 de janeiro a 15 de fevereiro
8h30 – 17h00 de 16 de fevereiro a 15 de março
8h30 – 17h30 de 16 de março ao último sábado de março
8h30 – 19h15 a partir do último domingo de março até 31 de agosto
8h30 -19h00 de 1 de setembro até 30 de setembro
8h30 – 18h30 de 1 de outubro a 24 de outubro
8h30 – 16h30 de 25 de outubro a 31 de dezembro

 

Fechado: 25 dezembro

 

Dica:

Colosseo Subterrâneo – visita noturna – Você terá a oportunidade de entrar lá embaixo, no subterrâneo do Coliseu, onde ficavam os gladiadores e os animais esperando para as batalhas, além de poder subir ate o 3º andar e ter uma vista panorâmica fantástica, com o Colosseo todo iluminado. 

Veja como comprar seus ingressos antecipados

 

Programe-se, pois precisa reservar a visita guiada e acontece só em alguns meses do ano. Geralmente de abril a outubro. Como as datas e programações podem ser alteradas de ano para ano, para saber as datas corretas e agendar a sua visita da uma olhadinha no site oficial.

 

Colosseo /Palatino /Foro Romano:

Como chegar:                                                                                  

A melhor opção para chegar é o Metro linha B – a estação Colosseo (Coliseu) para bem na frente.

Oque tem por perto:                                                                        

Piazza Venezia, Vittoriano / Altare della Patria, Campidoglio/ Musei Capitolini, Teatro Marcello, Boca della Verità, Circo Massimo.

COLOSSEO

COLOSSEO

Gostou? Você também vai gostar: 

Viagem virtual ao Forúm de Cesar

Basílica di San Pietro,

Fontana di Trevi,

Pantheon,

Onde ficar em Roma,

Onde comer e beber em Roma perto das atrações,

Transportes em Roma, 

Bom lugar para se hospedar,

 
Antes de viajar:

Contrate o seu Seguro Viagem através da Real Seguros que te dá um comparativo das melhores empresas seguradoras e ainda oferece ótima condições de pagamento e descontos.

Seguro viagem geral 468x60

 

Reserve o seu hotel aqui pelo Booking que é um dos melhores sites de reservas de hotéis e um parceiro do blog. Desta forma você dá uma forcinha para o blog e pra você não custa nada a mais. Ou seja, você não paga nada a mais por isso! :lol: 

Reserve por aqui: 


Booking.com

Quer saber tudo sobre Roma e acompanhar todas as novidades?   

Curta no facebook  

Siga no Instagram 

 

O Coliseu é certamente uma das mais belas atrações de Roma, mas fica bem difícil dizer isso, são tantas atrações maravilhosas! 

10 comentários sobre “COLISEU ROMA

  1. vivian

    ola Ana! ja fui esse ano pra Roma seguindo seu site e adorei! estou indo amanha de novo com uma amiga que ainda nao conhece…minha duvida,apesar de ter lido o artigo é: o Coliseo abre na segunda agora, feriado??? porque vamos embora terça :(
    outra duvida: com o Roma Pass eu entro no Coliseo/palatino e foro contando apenas 1 vez certo? ainda posso por exemplo ir no castelo de sangelo com ele,é isso?
    obrigada

  2. maria rita lima

    Ana, gosto muito das suas dicas. Porém, não estamos conseguindo entender o site coopculture.it na hora de comprar os ingressos. Queremos Coliseu+ FORUM+ PALATINO com video guia, isso é possivel? ou só audio guia? se há essa possibilidade , gostaria que me auxiliasse , grata,…abraços

    Maria Rita

      1. Cristiane Morales

        querida Ana muito obrigada pela atenção , faremos o roteiro do Coliseu no dia 26/12 e os outros dois dias entre 23 e 24 , dia 25/12 passearemos pelas ruas , alguma sugestão pra noite do dia 24/12 ?

        obrigada de novo
        Cristiane Morales

  3. Cau Falkas

    Ola. Procurei em varios lugares da internet mas vi respostas diferentes. Gostaria de saber se dia 24 e 25 de dezembro as atrações turisticas abrem, como Coliseu, Forum.
    Vaticano sei que não abre….
    Tbm ouvi falar que dia 26 é feriado na Italia… Oque funciona neste dia???
    As igrejas ficam fechadas dia 24 e 25???
    obrigada. Super Util esse blog, esta nos ajudando bastante a preparar a viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>