VoupraRoma

Bate e volta de Roma a Spoleto – Umbria.

Vamos para a Umbria. Spoleto uma cidade com muita história e muita natureza! 

Partindo de Roma você pode conhecer Spoleto, uma cidade com 38 mil habitantes na província de Perugia. Faz parte de uma das regiões que mais gosto da Itália, a Umbria!

SPOLETO - UMBRIA  foto Ana Venticinque

SPOLETO – UMBRIA foto Ana Venticinque

O que dizer de Spoleto?

Está entre os mais importantes centros artísticos e culturais da Umbria. Uma cidade onde arte e natureza juntas dão um verdadeiro espetáculo! São muitos os monumentos históricos importantes, é uma cidade muito antiga e falamos de construções de 23 d.C. como por exemplo o Arco di Druso.

 

Se falarmos dos dias atuais, tornou-se mais conhecida ainda depois que na praça principal da cidade foram gravadas cenas da série Italiana Don Matteo que tem como protagonista um padre interpretado por Terence Hill. (é uma série bem famosa na Itália).

 

Vamos conhecer então!

Um lindo domingo de primavera, com muito sol e partimos de Roma com destino a Spoleto, uma horinha de estrada e chegamos. 

Da estrada já se tem uma visão grandiosa da Rocca Albornoziana, no ponto mais alto da cidade toda majestosa, dando as boas vindas.

ROCCA - SPOLETO - foto Ana Venticinque

ROCCA – SPOLETO foto Ana Venticinque

Estacionamos logo na entrada de Spoleto e resolvemos começar logo pela imponente Rocca Albornoziana, uma fortaleza grandiosa que está sobre a colina Sant’Elia, numa posição estratégica. 

 

Para chegar até lá apesar de estar bem no alto, construíram uma estrutura espetacular se pensarmos que se trata de uma cidade medieval. Achei realmente fantástico!

SPOLETO - PERCURSO ROCCA

SPOLETO – PERCURSO ROCCA

Você sobe de escadas rolantes, dois lances e depois ainda encontra três elevadores para subir mais um andar. E os meus amigos participando, servindo de modelos. rsrs

SPOLETO PERCURSO ROCCA  - escadas rolantes

SPOLETO PERCURSO ROCCA – escadas rolantes

Muito bom, até mesmo pessoas com problemas de mobilidade podem chegar facilmente. Achei isso muito interessante, pois tantas pessoas nestas pequenas cidades medievais acabam não visitando os locais mais interessantes por dificuldade de acesso. Parabéns para Spoleto!!!

PERCURSO ROCCA - ELEVADORES

PERCURSO ROCCA – ELEVADORES

Chegamos e a vista é linda! Podemos ver toda a cidade e muitas colinas, um panorama verde maravilhoso.

SPOLETO - UMBRIA foto Ana Venticinque

SPOLETO – UMBRIA foto Ana Venticinque

A Rocca é grandiosa, retangular com quatro grandes torres nos cantos. Foi construída a partir de 1359 por ordem do Papa Innocenzo VI para firmar o poder da igreja e foi utilizada como presídio de 1817 até 1982 e depois em 2007 passou a ser a sede do Museo Nazionale del Ducato di Spoleto. Não visitamos o Museu, pois o tempo era curto e queríamos explorar mais a parte natural e outras atrações. Se você quiser visitar, parece ser bem interessante.

ROCCA ALBORNOZIANA - SPOLETO

ROCCA ALBORNOZIANA – SPOLETO

Fazendo a volta em torno da Rocca avistamos a Ponte delle Torri, o Aqueduto do século XIII com seus 230 metros de comprimento e 80 metros de altura. 

PONTE DEI TORRI -AQUEDUTO SPOLETO - foto Ana Venticinque

PONTE DEI TORRI -AQUEDUTO SPOLETO – foto Ana Venticinque

É algo maravilhoso!

Você pode caminhar sobre ele e atravessar o vale. Olha as pessoas lá… Show!

SPOLETO - PONTE DEI TORRI - AQUEDUTO foto Ana Venticinque

SPOLETO – PONTE DEI TORRI – AQUEDUTO foto Ana Venticinque

Depois desta linda vista descemos as escadas novamente e no meio do caminho você encontra uma placa para a Duomo, tudo muito bem sinalizado. Por esta placa você pode ter noção de quanta coisa tem para conhecer na cidade. São 3 percursos, nós estamos no verde. 

PLACA INDICATIVA - DUOMO SPOLETO

PLACA INDICATIVA – DUOMO SPOLETO

Entramos e subimos um andar, também tinha elevador, logo encontramos um caminho lindo. Bem com cara de cidade medieval, adoro…

SPOLETO E SUAS RUAZINHAS - fotos Ana Venticinque

SPOLETO E SUAS RUAZINHAS – fotos Ana Venticinque

Este caminho nos levou até a a praça principal da cidade que é um grande pátio aberto, bem interessante. Ali está a Duomo do século XII com um mosaico maravilhoso em ouro bem na fachada, que reluz quando bate a luz do sol. Lindo!

DUOMO SPOLETO - foto Ana Venticinque

DUOMO SPOLETO – foto Ana Venticinque

Dentro a Basílica é simples, mas os afrescos de 1.467 no altar e o órgão medieval chamam a atenção.

SPOLETO - DUOMO INTERIOR foto Ana Venticinque

SPOLETO – DUOMO INTERIOR foto Ana Venticinque

Depois de sair da Duomo volte pelo mesmo caminho e pegue a descida das escadas rolantes, chegando ao final vire a esquerda e siga.  Fomos até o Teatro Romano do século I d.C., um semicírculo com 70 metros de diâmetro. Já foi restaurado nos tempos antigos depois de um desmoronamento. Foi redescoberto graças a escavações realizadas em 1938. Hoje é usado para diversos shows e espetáculos na época de primavera/ verão.

Teatro Romano Spoleto - foto Wiki Commons

Teatro Romano Spoleto – foto Wiki Commons

Depois fomos dar uma olhada no Arco di Druso, afinal é de 23 d.C. e não é todo dia que voltamos quase 2.000 anos na história. Para mim que vivo em Roma já é mais habitual…rsrsrs 

O L’Arco de Druso e Germanico  dá acesso ao Foro de Spoleto.

Este Arco foi construído em honra a Druso e Germanico, filho e neto do Imperador romano Tibério. A estrutura quadrada é toda de blocos de pedras calcárias locais e é decorada com detalhes Coríntios e Dóricos. Só em pensar que é de 23 d.C. é maravilhoso.

 

Spoleto Arco Druso - foto WikiCommons

Spoleto Arco Druso – foto WikiCommons

Uma pena, mas não tive tempo de ver a Basílica di San Salvatore, o maior monumento histórico Spoletino da antiguidade e desde 25 de junho de 2011 faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. Neste caso, eu vou ter que voltar e você não deixe de visitar.

 

Bom, só posso dizer que Spoleto tem muito mais para se ver, não tivemos muito tempo, pois iríamos almoçar com aquele casal de amigos em outra cidadezinha ali perto. Depois, blogueira é um bicho chato, quando estamos com outras pessoas junto fica complicado, pois queremos ver tudo, fazer mil perguntas, pegar mil informações e as pessoas estão ali para curtir o dia… Mas aproveitamos o que deu e valeu cada minuto!

 

Dicas para você  que vai de trem:

Você deve pegar um trem de Roma a Spoleto, que custa 9 euros ida e 9 euros volta. Pode comprar pelo site da trenitalia.com ou da italotreno.it ou se preferir comprar direto nas maquininhas na estação Termini, ou ainda nos guichês. 

Em uma hora e vinte minutos você chega. Rapidinho. 

Chegando em Spoelto, na Praça da Estação Ferroviária ( Piazza Polvani) você pode pegar um ônibus urbano – direzione centro. Os bilhetes, você compra no bar da estação.

 

Dicas para você que vai de carro:

Vocês estão em duas, três ou quatro pessoas, aluguem um carro por um dia e aproveitem para conhecer umas duas cidades perto de Roma. Vale a pena. Você pode retirar o seu carro em Roma, já perto da saída de cidade, próximo a uma estação de metrô e dali já partir para a estrada. Pesquise com a Rentcars que é parceira do blog.  Para você entender, a parceria com o blog funciona da seguinte maneira: se você fizer sua reserva pelo link aqui do blog, eles pagam uma pequena comissão para o blog, mas o preço que você vai pagar é o mesmo que se entrar direto pelo site deles, ou seja, não vai pagar nem um centavinho a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter. Obrigadinha!

Faça uma pesquisa dos preços abaixo no link deles:

Cm seu carro em mãos, você deve pegar a estrada A1 que liga Napoli a Milão, siga em direção a Firenze, e depois Spoleto. Logo que você entra na cidade a sua esquerda tem um local para estacionar e você vai ver um bar e bem em frente uma maquininha na calçada, aquela que já contei pra vocês como funciona, o famoso parquímetro. Custa 1,30 euro a por hora. Coloque as moedas na maquininha de acordo com quantas horas vocês deseja. aperte o botão e vai sair um papelzinho, pegue e coloque dentro do carro no vidro da frente em local visível, como fazemos com o cartão zona azul no Brasil. 

 

E agora depois de conhecer esta cidade maravilhosa, bateu uma fome…Vamos almoçar e vocês estão convidados… Bora!

No próximo Post vamos almoçar numa Osteria fantástica, indicada pelo casal de amigos e bem pertinho de Spoleto. 

 

Se você gostou, vai gostar também:

Bate e Volta Tivoli,

Capri,

Orvieto,

Bracciano,

Frascati, 

Viagem em época de crise, planejando dá!

Dicas de transporte, 

 

E se você resolver dormir em Spoleto?

Uma ideia tentadora, curtir uma noite pelas ruas daquela cidade fantástica! Neste caso, não esqueça que o Booking é um parceiro do blog e sempre que você puder reservar seu hotel entrando aqui pelo blog o Booking nos dá uma pequena comissão. Você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

Booking.com

 

Spoleto é uma linda cidade e vale muito a pena a visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>