VoupraRoma

ANTES DE VIAJAR

 

Vou pra Roma…O que preciso fazer antes de viajar? A melhor coisa é planejar a viagem.

 

O que preciso? Preciso de visto? Preciso fazer Seguro? 

Que documentos preciso levar? Quanto dinheiro preciso levar? Qual a melhor maneira de Reservar o hotel? Passagens de Trem pela Itália? Como comprar ingressos das atrações e museus com antecedência para evitar as filas?

 

Quando eu fui viajar pra fora do Brasil pela primeira vez, claro que fiquei um pouco nervosa, afinal é um outro país, outra língua, e se der algum problema? Logo vem um milhão de dúvidas… Calma, vou contar algumas coisas que aprendi viajando pelo mundo…

Algumas dicas para que a sua viagem seja só alegria!

 

Vai começar a organizar a sua viagem?

 

Isso parece uma dica boba, mas pode ser útil; antes de viajar faça uma foto dos seus principais documentos incluindo o passaporte e envie a um endereço de e-mail seu. Claro que quando vamos viajar não pensamos em coisas ruins que podem acontecer, mas como é um outro país, melhor tomar algumas precauções. 

 

Imagine que você está viajando e perdeu o passaporte.

E agora, oque devo fazer?

 

Na Itália, você deve procurar primeiro um posto policial e fazer um Boletim de Ocorrência, aqui na Itália se diz; una Denuncia. Com a Denuncia em mãos, agora sim você deve ir ao Consulado Brasileiro. Nem pense em ir sem a denuncia, pois vai perder tempo, o procedimento é este, ok. E é nesta hora que a foto dos documentos que já falamos vai te servir. Esperamos que você não precise, mas de qualquer forma, o endereço do Consulado do Brasil em Roma é este:

 

CONSULADO GERAL DO BRASIL EM ROMA

Endereço: Piazza di Pasquino, 8 – Roma – Itália

(fica na rua de trás da Piazza Navona)telefone: + 39 06 688 9661 / horário: das 08:00 as 11:30 de segunda a sexta. Site

 

O que vou precisar para ir à Itália?

Passaporte:

Atenção à validade, seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses, contados do dia de entrada no país de destino – no caso, a Itália.

10394631_954219437939417_1088695598089478183_n

passaporte

Para quem tem dupla cidadania e tem o passaporte europeu, como é o meu caso, o passaporte brasileiro deve ter a validade mínima de 6(seis) meses respeitada igualmente, pois você deverá sair do Brasil e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro e entrar na Europa e sair da Europa com o passaporte europeu. Portanto, verifique as validades dos seus dois passaportes antes de viajar.

 

Se você não tem passaporte, precisa fazer.

Onde se faz o passaporte?

Você deve fazer na Polícia Federal da sua cidade. Não é difícil, mas claro que é burocrático, então não deixe para a última hora, é legal fazer pelo menos um mês antes da viagem. Eu renovei o meu ha alguns anos em São Paulo e foi tranquilo, é com horário marcado. Entre aqui no site da Polícia Federal e siga as instruções.

Visto:

No caso da Itália, não é preciso visto, basta o passaporte válido e você pode permanecer no máximo 90 dias como turista.

 

Seguro Saúde:

Sim, este você vai precisar, é necessário fazer um Seguro de no mínimo 30.000 euros de cobertura. Nem sempre pedem na imigração, mas você deve ter o comprovante do seguro, pois caso solicitem, deverá apresentar e se não tiver eles podem negar a sua entrada no país.

Pode ser que o seu cartão de crédito ofereça algum seguro mas em geral é somente para quem tem os super cartões, Platinum ou Black. Então antes entre em contato com o seu cartão e pergunte. Uma vez, utilizei, o meu cartão na época, oferecia a cobertura  pela minha experiência posso dizer que já precisei utilizar uma vez e funcionou, mas tive que pagar e depois, chegando no Brasil, uma burocracia enorme e fui reembolsada. Existem empresas que te dão cotações de várias companhias seguradoras, uma delas a Real Seguros.

E nós escolhemos esta empresa como uma parceria do blog. Contrate o seu seguro através do blog, consulte aqui para comparar os preços. Se você contrata através do blog, está ajudando o blog a se manter. O importante é que você não vai pagar nem um centavo a mais por isso. Quem paga uma pequena comissão para o blog é a Real e o valor do seguro para você é sempre o mesmo. Faça uma comparação dos preços e veja as vantagens aqui.

 

Escolhemos a Real Seguros de acordo com indicações de quem já viajou e usou o seguro, só assim você pode ter certeza se funciona o atendimento de determinada seguradora.

“Dá um Google”, meu irmão sempre usa esta expressão, uma brincadeirinha dizendo para procurar no Google… hahaha…hoje em dia o Google te ajuda em tudo. Colocando no Google o nome da Empresa você pode ver as postagens de reclamações ou elogios e assim decidir pela mais bem vista pelo público viajador.

A Real Seguros é muito bem recomendada. Nós confiamos.

 

Passagem:

Para entrar na Europa você precisa ter a passagem de ida e volta. O que comprova que você permanecerá apenas o tempo permitido, os 90 dias contados da data de entrada no país. Pode ser o e-ticket.

 

Comprovante de hospedagem:

Podem pedir o comprovante de hospedagem e neste caso você deve apresentar o comprovante de reserva do hotel, comprovante de pagamento ou se no caso for um apto alugado, o comprovante do aluguel. Para escolher seu hotel, escolha pelo Booking, um site seguro e confiável e que é parceiro do Blog. Fazendo sua reserva por aqui, você não paga nada a mais por isso e ainda dá uma forcinha para o blog se manter. 


Booking.com

 

Quanto dinheiro você precisa levar – Comprovação dos 65 euros/dia:

Para permanecer na Europa, você precisa ter pelo menos 65 euros por dia. E podem pedir a comprovação deste valor para você. Claro que não vai levar todo este dinheiro, mas precisa comprovar que tem. Basta levar a copia de extrato do cartão de crédito comprovando que você tem aquele limite para gastar.

 

Estes dois últimos itens (comprovante de hospedagem e comprovante de 65 euros por dia) nunca pedem, mas para evitar problemas, tenha um e-mail salvo com a reserva do hotel ou endereço de onde vai ficar e também com o extrato do cartão. Simples, assim evita problemas.

 

Dicas importantes:

Malas:

Importante, eu sempre identifico super bem as minhas malas – por fora, com a etiqueta, com nome, telefone,e-mail, endereço  e por dentro ainda coloco uma folha com todos os dados escritos também, pois muitas vezes aquela etiqueta com os dados se perde. Importante coloque o endereço do seu destino, pois se não conseguirem telefonar para você eles mandam a mala para o endereço que consta ali.

Por fim faço uma foto com a mala aberta e fechada. No caso de extravio isso tudo pode ajudar e muito. E a mala de mão?

O QUE PRECISO PARA VIAJAR - MALA DE BORDO  FOTO Ana Venticinque

O QUE PRECISO PARA VIAJAR – MALA DE BORDO FOTO Ana Venticinque

Depois que numa viagem perderam minha mala e eu fiquei sem roupa no verão da Europa de 40 graus por dois dias, aprendi a lição e levo sempre na malinha de mão duas blusas e trocas de roupas íntimas, além de escova de dentes, pasta, desodorante, assim, pelo menos posso sobreviver caso a mala desapareça, rsrsrs. 

Dinheiro:

Eu levo sempre o meu cartão de crédito internacional, antes de viajar entro no site do banco e ativo a opção para utilizar no exterior. Se você não sabe fazer pelo site do banco fale com o seu gerente e ele pode fazer para você. Gosto de levar também o Visa Travel Money, mas nos últimos anos não tem sido muita vantagem pois tem 6% de IOF assim como o cartão de crédito. E claro que levo também uma parte em dinheiro. Já tive meus cartões roubados numa viagem e foi um horror, pois liguei para cancelar e não sabia o número do Visa Travel que estava usando, isso porque eles te dão dois, um é de reserva. Resultado, o banco cancelou os dois por segurança e eu fiquei sem lenço nem documento. Por isso fica a dica, faça uma foto dos cartões como segurança, no caso de perda você sabe o número dos mesmos. Nunca levo meu dinheiro num só lugar. Divido em locais diferentes. No hotel, coloco no cofre junto com o passaporte, assim fico mais tranquila. Carrego comigo somente a foto do passaporte no telefone, caso precise dos dados para o Tax Free.

Compras:

Na Hora de pagar, pergunte sempre se tem Tax Free.

Não conhece? Tax Free é assim, você recebe de volta, quando deixar o país, os impostos embutidos nas mercadorias.

O percentual varia de acordo com a empresa administradora do Tax freechega a 15% do valor da compra. Vale super a pena! Não são todas as lojas que oferecem o Tax Free. Algumas lojas tem um adesivo na porta ou no caixa, mas se não tiver pergunte sempre que fizer uma compra. Eles te darão um formulário para preencher ou eles mesmo preenchem, depende da loja. Aqui em Roma, é válido somente para compras acima de 154 euros eles vão te pedir o seu passaporte para pegar os dados e preencher do recibo Tax Free.

Então já sabe, leve o passaporte ou a foto dele, se está pensando em fazer alguma comprinha de valor superior a 154 euros.

Você pode até receber o valor do Tax Free até antecipado.

Em Roma tem um ponto bem em frente ao Pantheon porém, de qualquer forma, na hora de ir embora, no aeroporto, você deve apresentar as mercadorias compradas e o formulário Tax Free para carimbar. Nem pense em tentar dar uma de esperto, pois eles ficam com o número do seu cartão de credito e caso você não carimbe e deposite o formulário no aeroporto eles depois descontam o valor que já te foi reembolsado do seu cartão. Então faça tudo corretamente.

 

E quanto você pode comprar no exterior?

Cada pessoa pode gastar até 500 dólares em compras na Europa. Se você comprar mais poderá levar uma multa de 50% do valor que ultrapassou.

Este controle é feito quando você volta para o Brasil, na hora de passar na alfândega. Fora deste limite você tem o direito de comprar um celular e uma câmera fotográfica por pessoa. Chegando ao Brasil, no Duty Free Shop você tem o direito de gastar mais 500 dólares em compras por pessoa. Dá uma olhadinha no site da Receita Federal. Tem todos os detalhes do que pode ou não comprar.

 

Veja também:

 

Onde ficar

Como ir do aeroporto ao centro de Roma

Como ir do Porto ao centro de Roma

Onde comer em Roma

Como ver o Papa

 

 

 

 

 

 

6 comentários sobre “ANTES DE VIAJAR

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Obrigada Kely, que bom que está ajudando, este é o nosso objetivo! Continue seguindo o blog, sempre novas dicas, e eu vivo em Roma, portanto conheço bem…
      já curtiu nossa página no face? VoupraRoma
      Bacio de Roma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>