VoupraRoma

Aniversário de Roma, festa!

O Aniversário de Roma ou Natale di Roma, dia 21 de abril.

 

Este ano (2015) Roma completa 2.768 anos, visto que foi fundada em 753 a.C.

 

Se você que vai estar em Roma no dia 19, 20 e 21 de abril, terá a oportunidade de participar deste evento único, comemoração do aniversário da fundação de Roma!

E nestes dias será festa em Roma.

 

Esta festa já existe há 13 anos e é organizada pelo Grupo Histórico Romano, este ano conta com a participação de 43 organizações culturais e de 10 nações, num total de 2.000 participantes.

 

Uma festa muito interessante, acontece um desfile com todos os personagens daquela época, as legiões de soldados romanos, os plebeus, gladiadores, os nobres, enfim todos caracterizados perfeitamente, você realmente se transportará àquela época.

È muito legal mesmo!

Você vai reparar que os grupos de soldados são de vários tipos diferentes de vestimentas, isso porque as legiões eram espalhadas por toda Europa, e também algumas outras partes do Mundo, portanto as vestimentas eram de acordo com onde estavam localizados.

 

O dia do Aniversário de Roma é 21 de abril, mas a festa começa dia 19, no domingo, quando acontecerá o desfile e a representação de batalhas entre gladiadores.

 

Dia 19 de abril:

10:30h – Pela manhã concentração dos grupos e participantes no Circo Massimo, cerimônia simbólica de abertura do evento com ritual onde é acesa a tocha.

11:00h – Início do grandioso desfile, o maior desfile de Roma Antiga do Mundo, partirá do Circo Massimo e percorrerá a Via petrosseli, Piazza Venezia, entrando pela Via dei Fori Imperiali por volta de 12:00h indo até o Coliseu.

 

O desfile é maravilhoso! Eu já fui claro…e deixo aqui pra vocês um pedacinho de tudo que vi, só pra vocês ficarem com vontade.

É imperdível!

 

Ainda no dia 19 de abril, das 15:00 h às 18:00h – no Circo Massimo, representação de batalhas entre gladiadores e legiões.

 

20 e 21 de abril:

Das 9:00 às 16:00h no Circo Massimo, acontecerá uma exposição educativa, destinada às escolas mas também aos adultos. Representantes das associações guiarão os visitantes nesta viagem de volta ao tempo. Explicando tudo sobre objetos expostos e tradições e hábitos de vida na Roma Antiga.

 

Aproveitando a ocasião do Aniversário de Roma, dia 21 de abril deverá ser inaugurada também a iluminação artística  permanente da Via dei Fori Imperiali, de Vicenzo Storaro, mestre da fotografia e vencedor de três Oscar ( Apocalypse Now, Reds, O Último Imperador) e sua filha Francesca Storaro, diretora artística e designer de iluminação.

 

No dia 21 de abril será reaberto ao público também o Roseto Comunale.

 

 Olha aí o mapinha do trajeto do desfile pra facilitar a vida de vocês…

mapa - DESFILE NATALE DI ROMA 2015

mapa – DESFILE NATALE DI ROMA 2015

 

4 comentários sobre “Aniversário de Roma, festa!

  1. paula

    Vamos este ano de 2016 para roma e vamos chegar bem num domingo 24.04 que acredito que será a data que o feriado vai cair este ano. Como funciona a cidade neste dia? O que abre e fecha? alguma sugestão de roteiro para este dia? tks

    1. Anna25 Autor da Postagem

      Olá Paula,
      Se você leu o Post, o aniversário de Roma é uma festa mas não um feriado!
      Tudo normal e aberto! E além disso vocês poderão participar da grande festa que geralmente acontece com um grande desfile partindo do Circo Massimo e indo até o Coliseu. Momento único e se voc~e estiver por aqui é uma pessoa de sorte! É realmente lindo! Dá uma olhada na do ano passado: http://www.voupraroma.com/aniversario-de-roma-2768-anos/
      Fique de olho no Facebook, se ainda não curtiu a nossa página curte lá…voupraroma. Eu publico por lá quando estiver mais perto a data exata da festa que ainda não foi definida.
      Se ainda não escolheram um hotel uma ótima opção é hospedar-se perto da Piazza della Repubblica. Neste Post dou algumas dicas http://www.voupraroma.com/piazza-della-repubblica-roma/

      Bjs e nos vemos na festa!
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>